Carregando ...

Confie em Deus e obedeça a sua vontade

Criança-orando
Criança-orando

Texto:  I Samuel 28:3-7

Saul quando se tornou rei de Israel, ordenou que fossem banidos todos os feiticeiros e adivinhos, tornando ilegal a consulta com eles cumprindo o que Deus falou a seu povo nos tempos de Moisés. (Lev 20:27) Infelizmente Saul se afastou de Deus, e nos seus últimos dias soube que o exército dos filisteus estava se aproximando para lutar contra ele. Por causa disso ficou preocupado e não sabia o que fazer.

Então, decidiu consultar uma médium, ou seja, uma pessoa que se comunica com espíritos maus. Ele achava que era possível trazer o profeta Samuel de volta a vida (já que ele havia morrido a pouco tempo) para que pudesse aconselha-lo. Saul estava tão longe de Deus que estava desobedecendo a própria lei que decretou.

Saul e seus homens foram procurar uma feiticeira na Vila de En-Dor. Ele foi disfarçado para ninguém reconhece-lo. Surpresa e Assustada, a feiticeira recebeu aqueles homens que lhe prometeram que ela não seria denunciada. Porém, quando ela viu a forma de Samuel gritou de medo e percebeu que o homem visitante era o rei Saul. O rei disse para não temer e perguntou o que ela estava vendo, a feiticeira respondeu: “eu vi vultos subindo da terra. Era forma de um ancião coberto com um manto”. (I Sm 28:14) Neste momento Saul soube de fato que era o Profeta Samuel.

Samuel disse: “porque me consultas visto que o Senhor te abandonou e se tornou teu inimigo? O Senhor arrancou o reino de tua mão para dá-lo a Davi como eu lhe disse, porque és desobediente. O Senhor vai permitir que os filisteus ganhem a batalha. Tu e teus filhos estarão comigo amanhã” – I Sm 28: 16-19. Saul após ouvir a mensagem ficou apavorado. No dia seguinte se cumpriu o que foi dito, na batalha de Israel contra os Filisteus, Saul e seus filhos foram mortos e os o povo de Israel teve que fugir do exército inimigo.

O que podemos aprender com tudo isso?

Duas coisas muito importantes: precisamos ter Intimidade e obediência a Deus.

Quando estamos em situações difíceis, podemos procurar o Senhor, ouvir a sua voz e fazer a sua vontade. Infelizmente Deus não respondia mais Saul devido à desobediência do rei. Porém, nós podemos buscar a sua presença onde estivermos. Pois Ele ouve!

Se não falamos com Deus, nunca vamos saber qual é a sua vontade e possivelmente nossas decisões serão erradas como a de Saul. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4:6)

O Senhor sempre deixou claro desde o início que a obediência é a chave. “Mas se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma, sabermos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele deve andar com ele andou”. (1 João 25:6)

Deus honrou Davi, pois ele era obediente. Ao contrário de Saul que quis fazer as coisas  do seu próprio jeito e fez o que era errado aos olhos do Senhor.

Devemos obedecer a ele em qualquer situação e sempre que precisarmos de socorro, com certeza, ele estará pronto para nos ajudar.

A oração constante gera intimidade, e intimidade com Deus vai gerar obediência e a obediência gera bênçãos.

Qual têm sido suas atitudes diante de Deus? Como as de Saul? Que fez sua vontade e sofreu terríveis consequências. Ou, como as de Davi? Que na sua humildade foi fiel e se tornou um homem honrado pelo Senhor.

Hoje vemos o quanto é importante confiar em Deus e deixar que Ele opere em nosso favor. O Senhor cuidará de nós quando confiarmos nele. Vamos pedir a Deus que nos ajude a confiar nele cada dia e que sua vontade prevaleça.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

  • Estudos para as crianças
Sem conexão
All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Send this to a friend