Carregando ...

Jesus, nosso verdadeiro amigo.

imitandojesus
imitandojesus

Texto: Provérbios 18:24b

“…mas, há amigo mais chegado do que um irmão”.


No livro de 1 Samuel 18, vamos conhecer o exemplo de uma verdadeira amizade. Jônatas e Davi construíram uma amizade linda que nos trás ensinamentos sobre confiança, fé, coragem, aliança e temor ao Senhor. Vejamos algumas características dessa amizade que precisamos imitar.

Eles amavam a Deus – O Rei Saul colocou Davi como capitão do seu exército. Além disso, as pessoas exaltavam a Davi, por vencer as batalhas. Porém Davi continuava humilde, pois ele sabia de onde vinha sua vitória (Deus). Jônatas reconhecia a presença de Deus na vida de Davi e ambos temiam a Deus.


Precisamos aprender que Deus tem que estar em primeiro lugar nas nossas vidas e tudo o que fazemos temos que sempre agradá-lo, glorificá-lo e adorá-lo. Precisamos ter pessoas que possamos dividir momentos, contar nossos segredos, para brincar, conversar, divertir. Mas, tudo isso precisa ter Deus acima de tudo. Pare para pensar: as pessoas que você tem como amigo te aproximam de Deus? Ou te afastam dele? Escolha amigos que, como você, ame a Deus.


Sua amizade era verdadeira – Jônatas e Davi fizeram um acordo. O acordo era ser leal um ao outro e amável com seus filhos. Amizade deles era muito especial e para simbolizar essa amizade Jônatas deu para Davi, sua roupa real, sua espada, seu arco e o seu cinto e Davi guardou como se fosse um tesouro. Quando Davi e Jônatas fizeram esse acordo eles não tinham noção do que iria acontecer, mais eles deram um passo de fé e selaram a amizade deles.


Você realmente é verdadeiro com seus amigos? Você ensina para eles o que Jesus tem ensinado para você? Você fala do amor de Jesus para aqueles que não O conhecem? Seja uma pessoa que se importa com os perdidos. Isso é sinal de amor e de uma amizade verdadeira.


Em momentos difíceis, o verdadeiro amigo ajuda (1 Sm 19:2) – O rei Saul atormentado pelos espíritos maus e tomado de ciúmes e inveja, chegou ao ponto de querer matar Davi. Porém, Deus o protegia.


Saul pediu para Jônatas e os seus servos matarem Davi. Mas, Jônatas não podia fazer isso com seu melhor amigo e nem podia desobedecer a seu pai. Então, ele tentou acalmar e fazer seu pai mudar de ideia para defender e proteger o seu amigo. (1 Sm 19:45)


Seus amigos podem contar com você num dia difícil – enfermidade ou outro mal? Você se dispõe a orar por eles ou visitá-los? É nesses momentos que provamos verdadeiramente nossa amizade.


Mesmo com o passar do tempo, Davi não se esqueceu do que prometeu a Jônatas e o filho dele foi abençoado pelo Rei Davi muitos anos depois.
Deus coloca pessoas no nosso caminho para nos ajudar. Nossos pais, familiares e amigos. Mas, apenas Jesus Cristo pode estar conosco em todo tempo e lugar. Jesus é o nosso melhor amigo!


Pessoas são falhas, mais JESUS jamais nos abandona e nunca falha. Entregue sua vida a Ele e desfrute da sua amizade e proteção para toda a eternidade.

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana

Send this to a friend