Carregando ...

A Salvação

osinimigosdacruz
osinimigosdacruz

Texto Lucas 19. 1 a 3 e 9 

Esse é um texto muito conhecido no evangelho. Lucas é o único que narra esse fato. Isso aconteceu quando Jesus passava pela cidade de Jericó e naquele lugar ele tem um encontro com Zaqueu.

E esse é um dos exemplos bíblicos dos mais belos da revelação do amor de Deus para com o pecador bem como da sede do pecador pela salvação de Deus.

Quem era Zaqueu? Zaqueu era um homem muito conhecido na cidade, muito rico e pelo que percebemos não era bem visto pela população. Ele era chefe dos publicanos. O seu nome do Hebraico Zacai significa PURO

O que Zaqueu tinha e queria? Zaqueu tinha um desejo de conhecer Jesus.  Apesar de seu nome significar puro, ele não era tão puro assim.

Dentro deste cenário, Jesus chega a Jericó seguido por uma multidão, uns os seguiam por causa dos seus milagres outros pela curiosidade de conhecê-lo e alguns porque criam que Ele era o Messias.

Zaqueu viu muitos obstáculos para se aproximar de Jesus, isso pode ter alguma semelhança conosco. Vamos destacar alguns obstáculos:

1. O seu trabalho a sua função de destaque na sociedade – v2 diz que ele era chefe dos publicanos e era odiado pelos judeus por achar que era um traidor, por trabalhar para os romanos oprimindo os judeus para pagamento dos impostos. Podemos ter cargos importantes na sociedade o que não podemos é negociar nosso caráter nos corrompendo para um enriquecimento ilícito ou para abuso do poder recebido.

         2. Ele era muito rico – o fato de ser rico se tornou obstáculo pela origem dessa riqueza e não pelo dinheiro em si. O rico precisa reconhecer que sua salvação não está naquilo que ele possui, a maioria pensa que não precisa de Deus porque o seu dinheiro atende a tudo e não é bem assim. Em Mateus 19 conta que um jovem rico veio a Jesus e foi embora triste porque Jesus mandou vender tudo o que tinha e segui-lo. Já o rico de Lucas 19 não precisou Jesus dizer, ele mesmo decidiu restituir 4 vezes mais a quem defraudou.

3. Acepção de pessoas. Isso é um problema que também enfrentamos hoje. Colocamos de um lado o “pecador” e do outro os “santos”, os que vão para o “inferno” e os vão para o “céu”. Essa é uma forma errada de mostrar o amor de Jesus, que não fazia acepção de pessoas, mostrou isso quando se aproximou de Zaqueu. Uma pessoa que todos se afastavam, não queriam se relacionar e até criticaram Jesus, por estar na casa de um pecador. Como vamos falar do amor de Deus a essas pessoas sem nos aproximar delas? Jesus rompeu com esse obstáculo, mostrando aos judeus, aos “santos” que veio buscar e salvar o que tinha se perdido.

4. sua estatura – ele era pequeno, pouca estatura que o impedia, o limitava.  Mas isso não foi o suficiente para impedi-lo de vê-lo. Zaqueu deu o seu jeito, correu a frente e subiu num sicômoro, onde sabia que ele havia de passar por ali. (v4). Quando queremos algo, não podemos nos deter, tomamos a iniciativa de correr atrás para realizar nossos objetivos. Vencemos nossas limitações, rompemos as barreiras que nos impede. Foi isso que ele fez para encontrar Jesus.

Se queremos ver Jesus, conhece-lo, nos aproximar dele, não existem mais obstáculos, ele provou isso não somente na vida de Zaqueu, mais deixou claro na sua cruz, que todas as barreiras foram quebradas e todos podem ter acesso a Deus através dele.  

Paulo diz assim: fiel é essa palavra é digna de toda aceitação que Cristo Jesus veio pra salvar os pecadores dos quais eu sou o principal. Todos fomos igualados na condição de pecadores, por isso não fique potencializando seus obstáculos.

Você pode ter a atitude do rico de Mateus 19:16-22, que saiu triste quando foi confrontado com seus obstáculos ou ter a atitude do rico Zaqueu de Lucas 19:1-5 que abriu mão dos seus conceitos e teve a alegria de receber a Jesus em sua. A salvação chegou em sua casa. Isso é uma decisão pessoal.

O encontro de Jesus com Zaqueu revela que Jesus busca o pecador independente de sua condição. A própria vida de Jesus nos leva a decidir mudar de vida.

A mulher samaritana, de Jo 4, rompeu com seus obstáculos. No seu encontro com Jesus,  saiu dali maravilhada, surpresa de como Jesus sabia tanta coisa da vida dela. (Jesus conhece detalhes da sua vida).

Você sabe por que Jesus disse a Zaqueu desce depressa? Porque a salvação não é pra outro dia, é para hoje, é pra agora. II Cor 6:2, Paulo diz que hoje é o dia da salvação (Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação).

Quando o ladrão olha pra Jesus na cruz e diz lembra-te de mim quando estiveres no teu reino, JESUS OLHA PRA ELE e DIZ: HOJE MESMO ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO. Não é amanhã, não é depois da ressurreição, a salvação de Deus pra nossa vida é hoje. O adversário quer te destruir hoje, mas Deus está criando oportunidade de uma nova vida hoje.

Quantos hoje querem um milagre de Deus em sua vida? Há uma porta aberta para o milagre na sua vida, você só precisa entrar hoje e receber.

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

  • Estudos para as células
Atitude
All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana

Send this to a friend