Carregando ...

Vencendo o cansaço

vencendoocansaco
vencendoocansaco

Texto básico: Jo 4:5-6

O texto fala claramente que, ao chegar à cidade de Sicar, Jesus encontrava-se cansado do caminho. Essa não é única vez na Bíblia que Jesus revela o seu cansaço. Antes já o fizera, ao dormir no barco de pesca em meio a uma tremenda tempestade (Mc 4:35-38). Isso revela que, além de Deus, Jesus também era humano e, como homem, cansou-se, como nós também.

O texto de João enfatiza que ele, nessa ocasião, estava cansado da jornada. Muitas vezes, isso também acontece conosco, em outro sentido. Não nos cansamos apenas fisicamente, como no caso de Jesus, mas de esperar por algo, pelo cumprimento de uma promessa ou por uma grande chance na vida.

Muitas vezes nos cansamos de esperar a mudança da pessoa com quem nos casamos. Cansamos de acreditar em um filho que sempre volta a mentir para o pai, repetidamente. Filhos que mentem, enganam e entristecem seus pais com a descoberta de uma coisa errada atrás da outra. Um verdadeiro festival de desobediência e rebeldia tomou conta de seus corações.

Filhos que se encontram cansados de pais que prometem e não cumprem. Patrões que se encontram cansados de serem assaltados por funcionários corruptos. Empregados que estão cansados de serem explorados por chefes gananciosos e mesquinhos. Pastores cansados de serem traídos por seus discípulos. Se você também esta cansado no seu caminho, prepare-se para ter suas forças renovadas ainda hoje: (Isaias 35:3-4)

v.6 – … assentara-se Jesus junto a fonte,… No momento de seu maior cansaço, num dia quente de sol escaldante, o Senhor Jesus escolheu sentar-se, junto a uma fonte. Assim também devemos agir. Em tempos de esgotamento e desânimo espiritual, procure a fonte. A fonte que temos hoje é a Palavra do nosso Deus. Ela é amparo para o desvalido, é conforto para o desesperado, é alegria para o entristecido, é o poder de Deus para todo aquele que nela crê, é isso o que esta escrito em Romanos 1:16: “Isaías 40:30-31

Infelizmente, no momento de exaustão e fadiga, muitos têm buscado amparo em lugares de morte e destruição. (Pv 14:12, versão King James).

v.7-8 – O interessante é que Jesus, naquele momento, tinha um tipo bem específico de necessidade, ele estava com sede. Porém, os seus discípulos estavam buscando supri-la com algo do qual o Senhor não necessitava naquele momento; comida.

Isso fica mais claro ainda quando Jesus rejeita o alimento trazido pelos seus discípulos, ao voltarem: (Jo 4:31-34) 

A mulher samaritana, que conversava com Jesus, acabou abandoando o seu cântaro, pois a água que não mata a sede não vale a pena ser bebida. Todos os dias ela se dirigia àquele lugar e bebia, e voltava outra vez, e outra vez, e outra vez em busca de matar uma sede que nunca era vencida.

O Senhor revelou que aquela mulher tinha vivido, até aquele momento, seis relacionamentos amorosos. Havia passado por uma frustração após a outra, e nada se resolvera em sua vida.

Faça como a mulher samaritana e abandone as tentativas frustradas de ser feliz. Abandone os planos e projetos que lhe só lhe trouxeram dor e culpa. Seja livre para servir e amar o seu salvador, bebendo de toda a palavra que flui da boca dEle para sua vida.

Àquela mulher abandonou o cântaro porque, a partir daquele momento, ela tornou-se fonte: (Jo 4:14). Você deve ter chegado aqui com muita sede de vida nova também, mas depois de ser ministrado (a) pelo Espírito de Deus, certamente sairá sendo fonte de bênçãos, graça e vitória para sua vida, família e pessoas que você ama. Decida hoje mesmo ser fonte que jorra para a vida eterna.

Chegou a hora de trocar a ira, revolta e amargura que embebedaram sua alma por algo melhor que a Palavra do Senhor lhe oferece: E não vos embriagueis com vinho, que leva à devassidão, mas deixai-vos encher pelo Espírito ( Efésios 5:18). É tempo de ser cheio do Espirito de Deus e fortalecer-se para prosseguir na jornada, confiando em nosso Deus e no seu eterno amor Agindo assim nunca seremos abalados.

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana

Send this to a friend