Carregando ...

Ouvir e obedecer

ouvireobedecer
ouvireobedecer

Texto básico: At 1:4

Este versículo trás verdades preciosas através de quatro verbos. São quatro ações chaves para revolucionar nossa vida. São eles: Comer, ausentar, esperar e ouvir.

1. E comendo com eles … – Jesus tinha ressuscitado e estava dando as últimas orientações para seus discípulos. Nesse período, os discípulos tiveram seus olhos e entendimento abertos para compreenderem muitas coisas que antes pareciam não ter sentido.

Ao comer com eles, Jesus estava mostrando:

– Sua humanidade – não era um fantasma, não tinha um corpo diferente (corpo glorificado), pelo contrário tinha necessidades como nós de se alimentar, dormir…

 – Comunhão – mostrou a importância da comunhão. Estar na mesa com os discípulos era olhar olho no olho, mostrar-se e conhecê-los melhor.

Comer com eles – para mostrar que se permanecessem fisicamente com os discípulos na terra, limitaria a expansão do Reino, porque Ele só poderia estar em um lugar de cada vez, como nós.

Depois de ir para o céu, Cristo estaria espiritualmente presente em todos os lugares por meio do Espírito Santo. (Jo 14:16-26)

2.    … determinou-lhes que não se ausentassem de        Jerusalém…

Jerusalém é nossa base. A base é o lugar do aprendizado, do treinamento, de fundamentos. Foi em Jerusalém que Jesus consolidou sua missão. Eles estavam debaixo do jugo do Império Romano, impondo novas regras e costumes que precisavam ser banidos.

Ausentar-se de Jerusalém é negar comandos, não se submeter a missão, fugir da presença. Jesus determinou, ele não sugeriu. Ele estava mostrando a importância da permanência no lugar da opressão.

Onde é o seu Jerusalém hoje? A casa do Senhor. V. 13 –

Depois que Jesus subiu e foi envolvido pela nuvem, seus discípulos, subiram para o cenáculo, se reuniram no templo, ao contrario da atitude que tiveram quando ele morreu, que ficaram dispersos, desistidos e que voltaram para suas atividades, agora, estavam direcionados, estavam ali de olho no futuro por isso: “perseveravam unânimes em oração…”

Não se ausentar mas também não ficar parado, não ficar sem rumo, sem propósito. Pelo contrário, vou permanecer no meu Jerusalém até que se cumpra a promessa.

3.     … mas que esperassem a promessa do Pai… – Esperar é tudo que não sabemos fazer, sabe por que?

– Porque queremos ser donos do tempo e determinar quando deve acontecer.

– Porque a teoria do Fast Food, chegou nas igrejas e temos que modernizar tudo. “Deus esta atrasado e temos que agilizar as coisas”, como se estivesse dando uma mãozinha, que mais atrapalha, que ajuda.

– A inquietação da alma, a falta de paz, de confiança, é como se não fosse acontecer. Hb 11:6

– Saber o que estamos esperando – mas que esperassem a promessa do Pai… Muitos não sabem mais o que é isso, a promessa o Espírito Santo, do Consolador, não esta mais sendo valorizada.

4.  de mim ouvistes –  Estamos ouvindo muitas vozes que não são de Deus, muitas promessas que Ele nunca prometeu. Estamos deixando de ouvi-Lo. Sua voz não tem mais peso na nossa vida, não damos mais a importância devida. Deixar de ouvir Deus,

através de sua Palavra – não leem mais.

quando leem não obedece, se não obedece é porque não ouviu

não praticar o que ouviu.

Não se deixam ser transformados, há muita resistência. Watchman Nee disse: Aqueles que não se deixam ser trabalhados por Deus, não deveria trabalhar para Ele.

Ouvir Deus é obedecê-lo e reproduzir o aprendizado, é ser praticante, é realizar a missão de fazer discípulos, a começar por nós, sendo discípulos.

O texto diz: de mim ouvistes – Quem você está ouvindo? Se suas atitudes são contrarias a dele, não é a Ele que está ouvindo. Se queremos que Suas promessas se cumpram em nós, é fundamental comer (a palavra), não se ausentar do lugar do lugar do treinamento, esperar pacientemente pelo Senhor e ouvir a sua voz.

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

  • Estudos para as células
A VARA SECA
  • Estudos para as células
Atitude
All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana

Send this to a friend