Carregando ...

Modelo do 12, a unidade do corpo

jesus12
jesus12

Texto básico: Gênesis 11:1-8

A Bíblia diz, em Gênesis 11:1-8, que, no início, a terra toda tinha uma só língua, uma só linguagem. Isso fala que eles tinham unidade. Há uma revelação de Deus de que a unidade e o poder de Deus nunca foram dados a apenas uma pessoa.

Após Deus ter unido o homem e a mulher, deu-lhes o poder de sujeitar todas as coisas e dominar sobre elas. Desde o início, Deus estabeleceu que o homem formasse um grande povo para que reproduzisse Sua essência na Terra. Mas o homem perdeu a autoridade e ficou sujeito a um cativeiro. Portanto, mesmo assim, Deus não tirou dele a capacidade que recebera.

O homem outorgou de Deus o dom da unidade, de governar sobre todas as coisas. Mas, sem a presença do Espírito Santo, todo esse dom e esse governo se tornam em tolices.

Jesus passou parte do Seu ministério preparando os discípulos, os 12, treinando-os para que recebessem de volta a autoridade que o homem perdera. Quando o homem começa a usar a autoridade que Deus lhe deu com imaturidade, faz muita bobagem; é necessário ter direção de Deus.

Deus nos preparou para fazer um grande nome para Ele e não para nós. Observe que Deus disse que não era bom que o homem andasse só. Quando o casal insistiu em andar debaixo da individualidade, entrou o pecado. O poder da unidade consiste em andar junto. Os 12 não andam no exclusivismo, no individualismo, mas na unidade, em equipe. Por isso, desfrutam das bênçãos da conquista, pois se comportam para isso.

No versículo 4, encontramos a busca em fazer um nome, debaixo de uma consciência que intentava fazer algo que chegasse ao céu. Aqueles homens esqueceram que foram criados para o louvor da glória de Deus. Eles buscavam fazer conhecido o nome deles e não o do Senhor.

O segundo erro dos homens que usavam um dom recebido por Deus, era que queriam chegar ao céu, mas de forma errada, pois faziam uma construção com material humano. Sabemos que a Palavra nos diz, no livro de Efésios, que não alcançamos salvação através das obras das nossas mãos.

Aqueles homens almejavam os céus do Senhor através de construções humanas. Mas não era dessa maneira que Deus queria que os homens se voltassem para Ele. A Palavra de Deus deve ser estabelecida para glorificar o Nome do Senhor e não para juízo nosso.

Deus removeu a unidade do homem, desfazendo algo em um momento no qual o homem entrara em um processo de transição tremenda, porque o homem possuía algo que não sabia como usar de forma correta.

Quantas pessoas recebem capacitações que não estão preparadas para receber. Por isso, fazem tantas bobagens, chateiam seus líderes porque foram gerados da carne, de uma maneira errada.

O próprio Jesus, na condição de Filho, ensinou-nos que toda a Sua vontade era para engrandecer o Nome do Pai. Moisés também teve essa preocupação com o Nome do Senhor, quando Ele disse que destruiria aquele povo murmurador.

Quando Jesus devolveu ao homem a autoridade e o governo, fez de forma ordenada. Porque a unidade é para o povo de Deus. Ele preparou uma herança para os filhos. Deus pegou toda a herança que o homem havia recebido no Jardim do Éden e que fora arrancada na terra de Sinear e devolve ao homem para que usasse da forma correta.

Em Mateus 16:18,19, vemos o contexto de Jesus verificando com Seus discípulos, o que os homens falavam sobre Ele. Então, prometeu que sobre Ele, Jesus, a Igreja seria edificada. Jesus não estava falando de Pedro como pessoa, mas como Igreja. O que a Igreja ligasse no céu, estaria ligado, e o que a Igreja desligasse no céu, seria desligado.

A Palavra diz que Jesus, quando subiu, levou cativo o cativeiro. Ele é Autoridade sobre o cativeiro. Em Mateus 18:19, Jesus nos ensina a perdoar pecados e liberar as vidas que estão no inferno por causa da falta de perdão. Mais uma vez, Jesus diz que o que for concordado na terra, através de dois ou três reunidos no Seu Nome, será feito. Jesus está devolvendo ao homem a unidade, porque a unidade é prazer de Deus.

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana

Send this to a friend