Carregando ...

Você quer ser curado ?

bible-pictures-pool-of-bethesda-1138571-wallpaper
bible-pictures-pool-of-bethesda-1138571-wallpaper

João 5:1-16

Bethesda significa Casa de Misericórdia. E a Bíblia diz que muitas pessoas doentes e inválidas, cegos, mancos e paralíticos, vinham para este lugar que ficava perto da porta das ovelhas. Este texto fala de um homem paralitico ha 38 anos, que estava ali no tanque esperando um milagre. Não temos referência do que acontecia ali no dia a dia, mas sabemos que este era um lugar de esperança, de promessa – o anjo viria, as águas se moveriam e a cura se manifestaria.

Muitos estão vivendo pela esperança na promessa, esperando o dia das águas se moverem. E o que acontece ali é que, enquanto eles esperavam as águas se moverem, a água viva chegou. E no momento que Jesus chegou, Ele viu aquele homem. Quando Jesus chega, Ele te vê! Ele é o mesmo ontem, o mesmo hoje e será o mesmo para sempre.

E Jesus chega a este homem, neste lugar específico de promessa, de esperança, e faz uma simples pergunta: você quer ser curado? E ele responde: ‘nós temos um sistema! Nós temos uma tradição aqui’. A água não se moveu, mas Jesus, a água viva, moveu, foi na direção daquele homem para romper com o sistema, romper com a tradição. Mas diante da pergunta, ele apresenta desculpas: “não tenho ninguém que me ajude”. Todo enfermo tem desculpas, encontra culpados, é mais fácil culpar alguém do que assumir responsabilidade pela sua condição.

Todo mundo quer ser aceito. Então é mais fácil estar onde eu sou aceito porque não preciso mudar. Você não pode ser mudado no lugar onde você está confortável. É fácil ficar confortável quando todo mundo ao seu redor é igual a você. “Estamos todos passando pelos mesmos problemas, nós entendemos um ao outro”.

Você quer ser curado?

Você é Capaz de abrir mão do seu orgulho, dos seus argumentos, sistemas, relacionamentos e tradições que só serviram pra te manter do mesmo jeito? Você está pronto pra deixar essas coisas pra trás?

Se Jesus perguntar pra você agora, você está pronto pra dizer “SIM!”?

“Levanta, toma teu leito e anda”

Significa que você tem que andar, carregar suas coisas, sair deste lugar, enfrentar você mesmo e o sistema que você está preso, pra ser liberto. 

Quando Jesus fala, imediatamente o homem levanta e anda!

A Bíblia traz esse detalhe à história “era Shabbat”. Por que isso era importante? Por causa do que aconteceria depois… Os judeus não aceitaram! Era sábado, não era permitido pela lei carregar a cama no sábado. 

O que acontece aqui é outro sistema sendo apresentado para ele.

Ele acabou de ser liberto de um sistema, e agora outro sistema chega e diz “você não pode”.

Vs.11 – “Mas ele respondeu: “O homem que me curou me disse: ‘Pegue a sua maca e ande’.”

1 – Que respostas você tem dado para os questionamentos que surgem contrários a sua fé?

2 – Uma voz precisa ser “A voz” pra você.

3 – Aquele que te cura também te capacita pra caminhar!

4 – Pegue sua maca – pegue tudo que te aprisionou ate agora, tudo o que te paralisou, tudo que te envergonhou, tudo que te entristeceu – e ande – erga sua cabeça e caminhe celebrando sua nova vida.

Vs.14 – Ouça o que Jesus diz quando te encontra:

* “você já foi curado!” – não esqueça quem você é! Você não é mais aquele velho homem preso, triste, solitário, dependente, sofrido, agora você é livre, curado, uma nova pessoa. Pare de permitir que as opiniões dos outros falem mais alto pra você acerca de quem você é! Você tem que saber quem VOCE é em Cristo (não quem são os outros), aceite o que o Senhor diz acerca de você!

* “não peque mais” – não erre o alvo mais! Não mude sua rota! Não fique preso em sistema ou tradição nenhuma mais! Caminhe na liberdade que eu te dei!

Jesus não organiza seus tropeços, Ele muda seus passos. Ele está disponível para curar quem está disponível para ser curado.

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana

Send this to a friend