Minha Geografia É Território Da Promessa

Twitter Facebook Instagram Youtube

Entrar | Cadastro

Logosite
  • PRINCIPAL
  • IGREJA
    • ESCOLA ONLINE
    • CONTATO
  • BOLETIM
  • ESTUDOS
    • PARA ÀS CÉLULAS
    • PARA AS CRIANÇAS
  • MULTIMÍDIA
    • Galeria de Fotos
    • Palavra Renovada
    • Renovada News
  • AO VIVO
Menu
  • PRINCIPAL
  • IGREJA
    • ESCOLA ONLINE
    • CONTATO
  • BOLETIM
  • ESTUDOS
    • PARA ÀS CÉLULAS
    • PARA AS CRIANÇAS
  • MULTIMÍDIA
    • Galeria de Fotos
    • Palavra Renovada
    • Renovada News
  • AO VIVO
Search
Close

O Altar de Isaque

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Igreja Renovada
Igreja Renovada
  • Postado em 28/05/2019
  • Não Comentado

 Texto básico: Gênesis 26:25

Então edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.”

Isaque é o maior exemplo de altares construídos porque é o único que foi pedido para ser sacrifício. A história mais fascinante da Bíblia, e ao mesmo tempo a mais chocante, pois ninguém nunca repetiu, ou tentou repetir, esse cenário histórico. Ao mesmo tempo que é traumático, é exemplar, porque mostra até onde o homem pode chegar para provar o seu amor a Deus quando O conhece de verdade.

Isaque, por alguns momentos, foi o sacrifício, pois se ele não tivesse recebido o livramento (o cordeiro) teria sido imolado. Deus estava provando a fé de Abraão, e esse sinal foi consolidado no Calvário, pois Isaque é uma das figuras típicas de Jesus no Antigo Testamento (Primeira Aliança).

Como ficou a mente de Isaque sabendo que convivia com um homem, Abraão, que reivindicava direitos de aliança com o Senhor, por testes de FÉ, e colocava até mesmo a vida do filho em cheque para virar exemplo na história? A mente de Isaque, com certeza, sofreu impactos de mudanças cruciais para que se tornasse o exemplo depois do seu pai, como um homem íntegro e irrepreensível na história de Israel.

Dois altares são cruciais no histórico de Isaque

1. O Altar do Exemplo

O Altar do Exemplo é aquele onde ele mesmo, ISAQUE, tomou o lugar da humanidade por alguns momentos para assinar uma história nova de fé e consolidar A FÉ DO SEU PAI. Imagine! O homem que se tornou o Patriarca da Fé – Abraão – agora tem um filho que é exemplo e modelo de obediência, pois Isaque poderia revidar, correr, se esquivar, se rebelar e ao mesmo tempo ter negado o pai na condição de ser o sacrifício. Imagine a cena!

Agora raciocine: Ambos descendo ao monte, a alegria do pai, mas a mente do filho era de que seria um sinal para o Calvário, por isso que eles entram na galeria da fé como homens exemplo, como lemos em Hebreus 11. Embora a história não se repita, acreditamos que esse exemplo de obediência fez de Isaque o patriarca que mais se assemelhou a Jesus.

2. O Altar da Prosperidade

Quantos testes na vida de Isaque, desde jovenzinho passando por provas sérias. Mas, a maturidade e a fé foram consolidadas, ninguém teve o currículo dele para enfrentar situações atípicas, como:

  • • A dificuldade de ser gerado, ele era a promessa de um sonho.
  • • Depois com seu irmão Ismael que instigava a sua paz, e ele não revidada, a ponto de Sara precisar se posicionar e expulsar Ismael de casa.
  • • Depois o episódio do sacrifício.
  • • O casamento modelo – quando alguém vai escolher esposa para ele.
  • • Depois a guerra para gerar seus filhos.
  • • E o episódio dos poços.

Que lição de persistência! Onde está o segredo? A vida dele começou no altar e suas vitórias continuaram no altar. “Então edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.” (Gênesis 26:25). Depois que Isaque levantou o ALTAR AO SENHOR houve um desatar de prosperidade, não mediante tantas guerras, quatros guerras, uma mais intensificada que outra, mas ele se manteve firme e o Senhor honrou sua fé.

Veja que êxito. E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o Senhor o abençoava. E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra. Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós Então Isaque partiu dali e fez o seu acampamento no vale de Gerar, e habitou lá. E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai. Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas. E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso chamou o nome daquele poço Eseque, porque contenderam com ele. Então cavaram outro poço, e também porfiaram sobre ele; por isso chamou o seu nome Sitna. E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou o seu nome Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra. Depois subiu dali a Berseba. E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo. Então edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.” (Gênesis 26:1-25)

Bem, cada altar oferece um topo de êxito diferente, não podemos subestimar o que Deus quer fazer na história. Você se perguntas tanto: “Por que, Senhor, eu estou passando por essa prova?”. Será mesmo que você não sabe a resposta?! Nenhuma obediência será treinada fora das provações, nem a prosperidade se manifestará fora de uma luta com os adversários e adversidades. Sei que você está passando por uma situação delicada, mas lembre-se: Se não tiver esses treinamentos ninguém sai vencedor nas batalhas. Obediência e prosperidade são sinônimas de caráter testado e aprovado!

Subscribe
Conectar com:
Eu permito criar uma conta
Quando você faz login pela primeira vez usando um botão de Login Social, coletamos as informações de perfil público de sua conta compartilhadas pelo provedor de Login Social, com base em suas configurações de privacidade. Também obtemos seu endereço de e-mail para criar automaticamente uma conta para você em nosso site. Assim que sua conta for criada, você estará conectado a esta conta.
DiscordoAceito
Notify of
Eu permito criar uma conta
Quando você faz login pela primeira vez usando um botão de Login Social, coletamos as informações de perfil público de sua conta compartilhadas pelo provedor de Login Social, com base em suas configurações de privacidade. Também obtemos seu endereço de e-mail para criar automaticamente uma conta para você em nosso site. Assim que sua conta for criada, você estará conectado a esta conta.
DiscordoAceito
Por favor, conecte-se para comentar.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

CONHECENDO UMA ALMA RESTAURADA

Igreja Renovada17 de maio de 2022

PAIS AUTÊNTICOS, FILHOS LEGÍTIMOS – PARTE II

Igreja Renovada11 de maio de 2022

NÃO DESÇA DA CRUZ

Apaª Dayse Costa25 de abril de 2022

CUMPRINDO O CHAMADO DE JESUS

Apª. Dayse Costa19 de abril de 2022
Entrar em contato
  • R. Jáguari, 215 - Isaura Parente, Rio Branco - AC, 69907-490
  • [email protected]
  • +55 68 3227-2226
Acesse
  • Escola On-line
  • Fotos
  • Palavra Renovada
  • Renovada News
Copyright © 2021. Igreja Renovada
Twitter Facebook Instagram Youtube
wpDiscuz
Esqueceu sua senha? | Cadastrar-se
Menu
  • PRINCIPAL
  • IGREJA
    • ESCOLA ONLINE
    • CONTATO
  • BOLETIM
  • ESTUDOS
    • PARA ÀS CÉLULAS
    • PARA AS CRIANÇAS
  • MULTIMÍDIA
    • Galeria de Fotos
    • Palavra Renovada
    • Renovada News
  • AO VIVO

Inserir/editar link

Insira o URL de destino

Ou apontar para um conteúdo existente

    Nenhum termo de busca especificado. Exibindo os mais recentes. Pesquise ou use as teclas seta para cima/baixo para selecionar um item.