Carregando ...

Um chamado a maturidade

 O princípio da maturidade e uma chamada Divina para o desenvolvimento pessoal espiritual, ambos estão interligados.

1 Co 13:11- Apesar do texto citar cinco vezes a palavra menino, não quer dizer que o problema são as crianças, mais sim o excesso de meninice no comportamento dos adultos.

Maturidade não se adquiri apenas com tempo e sim com experiências vividas e guerras vencidas. O imaturo e aquele que não mudou de época, havia circunstâncias quando era menino e atitudes coerente pra quem é menino.

Logo veio outra circunstância que é a vida do adulto homem, então e preciso deixar coisas de menino, como alto dependência, falta de responsabilidade, de foco de objetivos enfim, os jovens precisam ser preparados para viver essa nova fase.

Porque logo vem a fase do casamento, e os problemas mudam também, como morar juntos, responsabilidades financeiras, conviver com parentes briguentos e muitas outras coisas que uma mente de menino não consegue lidar.

Infelizmente estamos vivendo em uma geração com muito acesso à informação e pouco aprendizado, por que apenas ser informado não significa que de fato eu aprendi. As informações me dão entendimento, mais é a pratica que produz o verdadeiro aprendizado. O processo do aprendizado vai além das informações que eu tenho e preciso desenvolver a experiência através da pratica.

A prática produz aprendizado, o aprendizado produz experiência, e a experiência produz maturidade que é o êxito da sabedoria.

Existe uma frase de uma música secular bem conhecida que diz, É preciso saber viver…. como isso e possível? Para saber viver, preciso aprender, não tem como aprender sem conhecer o manual prático de vida tranquila que e a palavra de Deus. Ele nos ensina os princípios. São esses princípios que geram maturidade e nos prepara para viver uma vida com proposito em qualquer circunstância.

Os maduros são protagonistas da sua história, já os imaturos são guiados pela circunstancias ou seja não tem o controle de suas decisões.

Temos tudo para viver uma vida extraordinária e não vivemos, temos tudo para ser as pessoas mais felizes da terra e não somos, estamos sempre com pendencia em alguma área de nossas vidas, seja espiritual, familiar, financeira enfim, sempre alimentamos dentro de nós algo que nos tira do proposito, do foco de Deus em nossas vidas.

O mundo sempre vai criar um padrão que você não se encaixa nele. Mais pessoas maduras não seguem padrões ou tendências naturais. Líderes maduros eles constroem seu destino porque eles seguem uma visão Divina. Rm 12:2

Por isso precisamos romper com a imaturidade através do desenvolvimento espiritual e pessoal. Desenvolvimento espiritual é gerado através de decisões que nos levam para perto de Deus, como estudar a palavra, se envolver com obra de Deus, criar o hábito de esta sempre ligado com os céus, em oração, jejum, comunhão e muitas outras coisas que ocupe seu tempo aprendendo com o Senhor.

A imaturidade fragiliza nossas emoções e nos causa insegurança.

O imaturo não compreende o processo, ou seja, a trajetória para chegar ao destino final. Porque ele vê provações como abandono ou injustiça e não como parte do processo. Tiago.1-2-5

Uma pessoa com a mente madura compreende o propósito das provações como processo de aprendizado e preparação para viver com êxito seu destino.

O imaturo despreza o que tem e perde aquilo que poderia garantir o seu futuro.

Lembra de Esaú que desprezou sua primogenitura e a negociou por um prato de lentilhas. Os imaturos focam nas necessidades do presente e acabam comprometendo seu futuro, compram o que não podem pagar, vende o que não deveria vender enfim são ansiosos e não tem sabedoria para priorizar necessidades.

Precisamos entender que maturidade e um processo Divino em nossas vidas.

Todos os dias nós temos a oportunidade de desenvolver a maturidade ou continuar da mesma forma.

No dia a dia, nos relacionamos com todas as áreas de nossa vida: a área conjugal por exemplo onde precisamos aprender a lidar com a forma de falar e de agir, porque são as causas das discussões e brigas as vezes tratamos todos de fora bem, suportamos até algumas afrontas, mais em casa o pavio é curto e logo acaba.

Nossa maneira de tratar os outros faz muita diferença, se aprendemos com Jesus a tratar as pessoas valorizando e amando cada uma, se colocando no lugar do próximo vamos fortalecer laços de amizades e dar testemunho da vida de Deus em nós. Não é porque as vezes não concordamos com alguém que precisamos tratar de forma ofensiva, o maduro não provoca ira no outro.

Mais hoje Jesus está gerando uma oportunidade para você crescer em todas as áreas de sua vida, Ele está aqui.

Baseado em Mateus 13:54-58 podemos entender que a presença de Jesus em um lugar é apenas a oportunidade e não solução ainda, porque o texto diz que Jesus esteve em Nazaré a maior parte da sua vida e mesmo assim não foi solução, não porque ele não tivesse poder para mudar aquela cidade, mais porque o que tira o poder que está dentro de Jesus para fora é a fé que está na pessoa e não apenas as necessidades delas. No verso 58 diz que Jesus não realizou muitos milagres ali por causa da incredulidade deles, eles não acreditaram que aquele menino que eles viram cresce com seu pai poderia ter desenvolvido tanto a ponto de instrui-los.

Os imaturos eles não reconhecem o crescimento daqueles que vivem no mesmo ambiente que eles, isso acontece até entre parentes, as vezes um se converte começa a cresce em Deus ser usado na palavra em cura, mais os próprios irmãos desprezam não compreendem que quando Deus entra na vida de alguém tudo muda e desenvolve.

Lembra da mulher do fluxo de sangue, ao passar pela cidade onde ela morava, Jesus gerou uma oportunidade para ela, e a oportunidade da presença de Jesus naquele lugar unida a fé daquela mulher gerou seu milagre, e o poder que estava dentro de Jesus saiu direto pra vida dela.

Jesus não pode forçar você a desenvolver sua maturidade, Jesus não pode força seu casamento ser restaurado, Jesus não pode força você sair da mesmice e se tornar uma pessoa bem sucedida, ele apenas te dá a oportunidade de estar no mesmo ambiente que você, se souber usa sua fé e tirar o que está dentro dele, nunca mais você será o mesmo.

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana

Send this to a friend