RELACIONAMENTOS QUEBRADOS

relacionamentos
relacionamentos

Texto básico: Juízes 6:1-10
Israel estava num momento muito difícil. A Bíblia diz que eles fizeram o que era mal aos olhos do Senhor. Todas as vezes que você faz o que é mal ao Senhor, Ele te entrega na mão dos teus inimigos. Essa entrega é quando se trai uma confiança, trai uma aliança, se quebra um relacionamento.
v.6. Israel se enfraqueceu.
PRIMEIRO RELACIONAMENTO QUEBRADO – COM DEUS –
Todas as vezes que perdemos a nossa ligação, a nossa conexão, nosso relacionamento com Deus, nos enfraquecemos. Precisamos ser alguém comprometido com Deus, porque assim, não temos tempo para pecar.
Ser comprometido é ter intimidade. Só quem busca intimidade, que vive na intimidade, sabe o que é ter relacionamento. Você não pode perder a sua intimidade com Deus porque o resultado é perder a sua força. (Ex. Sansão)
Com relacionamento quebrado, quem vai alimentar a tua alma, Deus ou o diabo? Claro que a grande maioria vai dizer Deus, porém se você não forçar a sua alma a comer de Deus ela come carne.
A grande maioria das pessoas não pode passar sem tomar o café da manhã. Passa mal, tem dor de cabeça… A sua alma também não pode ficar sem alimento, porque se você não der café da manhã pra ela, a palavra, o que ela ver primeiro, vai comer.
A palavra de Deus representa o alimento de vida para nós. Precisamos alimentar a nossa alma com vida porque senão tudo o que você gerar, nasce debaixo de uma sentença de morte.
Há uma condição e um princípio para caminharmos na presença de Deus e por isso precisamos nos proteger, nos guardar. Todas as vezes que nos desviamos da rota do Senhor, entramos debaixo de um decreto de morte e solidão.
A quebra do relacionamento com Deus nos enfraquece. Israel se afastou de Deus fazendo o que era mau, era um pecado consciente, sabia exatamente o que estava fazendo, quebrando princípios e por causa disso se enfraqueceu e deixou de crer no Deus Todo Poderoso. Israel teve 3 níveis de reação diante da dificuldade.

  1. Covas (v.2) – covas = morte
    A primeira coisa que um homem de Deus pensa quando fracassa ou quando perde uma conquista é morrer. Satanás sempre vai tentar lançar você numa cova. todas as vezes que você tiver um sentimento de morte dentro de você, lembre-se que é o diabo tentando lançar você numa cova. Você pode ter fracassado mas não morreu, cova é para mortos, portanto se levante e saia da rota da morte.
  2. Cavernas – lugar de isolamento, esconderijo. Este é o segundo nível de relacionamento quebrado, com as pessoas.
    Quando alguém vai para a caverna é porque quer se esconder, não quer se relacionar com ninguém. A caverna é o lugar de você se esconder de todos e de você mesmo. Alianças quebradas com o cônjuge, com líderes, com discípulos, com vizinhos, com chefes…
    Davi se escondeu na caverna, mas não foi por nenhum desses motivos, ele se escondeu porque não queria pecar contra Deus. Ele não queria ferir Saul e se escondeu; e lá ele levantou um exército de 400 homens. Motivações corretas são abençoadas e abençoam outros.
    Caverna também é também o lugar do tempo de Deus. Elias se escondeu na caverna porque não estava bem, estava com medo. O que você vai fazer em casa se você não está bem? Lugar de doente é no hospital. Jesus veio para os enfermos. O seu hospital é a igreja, a célula. Aqui é o lugar da sua cura, o doente é que procura o médico.
    Quando alguém está na caverna perde a sua esperança, perde a sua fé. Não se isole, não se distancie. Deus quer tratar você e manifestar a sua glória em você, restaurando seus relacionamentos interpessoais.
  3. Fortalezas
    Fortalezas são muralhas que levantamos para nos proteger.
    Quando Israel clamou ao Senhor, Deus disse: Eu vou levantar um homem: Gideão, para livrar o povo das fortalezas, o que ele fez? Usou a palavra, dizendo: homem forte e corajoso.
    Deus quando olha para nós e Ele não vê os nossos defeitos, mas Ele vê um (a) conquistador(a). Nessa hora as fortalezas se manifestam: Gideão olha e diz: Ah! Senhor fazem muitos anos que eu não vejo os teus milagres… Por que não vê? Porque se afastou de Deus, deixou de andar com Ele, não pode ver mesmo, mesmo assim o Senhor o anima dizendo: v. 14 – Vai na tua força!
    Que força? Não tenho forças para sair do lugar, para sair de casa, para trabalhar, nem para arrumar a casa. vai na tua força. Que força, estou dizendo que não tenho, mas eu vou te dar, chega pra perto que vou recarregar sua bateria e com a força de um homem, vai destruir os exércitos inimigos. Gideão acreditou, ele ouviu a voz do Senhor e foi. E com 300 homens, destruiu o maior exercito de Midiã. Ele quer fazer isso com você hoje.
    Como gadita deste exército, você precisa saber 3 coisas:
  • Deus quer e vai te usar.
  • Ele escolheu você e acredita em você
  • É possível ser um líder santo e conquistador.
    A nossa força é a força da fé. A fé só vem se nos aproximarmos dele para ouvir a sua palavra. Se levante como um gadita. Decida sair dessa cova, caverna e dessa fortaleza, e vai na força da fé que o Senhor te deu.

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana