A QUEM ESTOU SERVINDO?

Texto básico: Lucas 13:10-17
A história é bastante conhecida por muitos, e retrata uma realidade triste que queremos enfocar hoje, a vida desta mulher. O texto não disse que essa era a sua idade, mais afirma o tempo em que ela vivia atormentada por este espirito de enfermidade que lhe encurvou e lhe tirou a capacidade de se erguer, de ser quem sempre foi, de realizar o que sempre realizou antes. Lhe tirou até mesmo a capacidade de sonhar com seu futuro. Isso possivelmente a fez envelhecer precocemente. Sonhar pra quê? se não vou poder realizar meu sonho. A impressão que tenho é que ela se via uma velha, feia que esperava o dia de sua morte porque só via o chão como seu destino.
A vida desta mulher parecia ter chegado ao fim, porque tem 2 coisas que machucam muito uma mulher: relacionamento e beleza física. Quando seus relacionamentos não dão certos ou quando se olha no espelho se sente uma bruxa, o mundo parece que acabou, não quer sair de casa, não quer ver ninguém ou não quer que ninguém a veja daquele jeito. E quanto mais o tempo passa, parece que se agrava.
Esta mulher estava onde? Mesmo encurvada há 18 anos, ela estava na sinagoga. Ela tinha muitos motivos para não estar ali, sentia-se feia, encurvada, quebrada, era motivo de chamar a atenção dos chamados “normais”, mas ela estava ali. Venceu os paradigmas mas não desistiu de Deus, não desistiu de sua fé. Estava na sinagoga exatamente no dia em que Jesus também estava e Jesus não estava fazendo nenhuma campanha de cura ou libertação, v. 10 diz que ele ensinava. Ele era focado no propósito.
Aquela mulher estava no mesmo lugar que Jesus, no ambiente da graça. Ela tinha um espirito de enfermidade, não era simplesmente física mais também espiritual. Quem está relatando esse fato é o médico, dr. Lucas, tinha um olho clínico para dar um diagnóstico, sabia que o físico estava retratando uma doença espiritual.
18 anos olhando para o chão;18 anos sem olhar no olhos de alguém; 18 anos sem ganhar um abraço, ela não era paralítica, porém ela andava mais não realizava, não tinha propósito. Diante de quem você se encurva? Diante de quem você se prostra denuncia a quem você serve. Tem gente que se prostra diante de dívidas, de casamentos desfeitos, de desilusão, fracasso profissional, desemprego. Esta mulher se prostrou diante de Jesus.
Ela não conseguia se endireitar, mais não conseguia se conformar com isso. Mesmo Lucas descrevendo que estava encurvada, lá atrás para não ser vista, Jesus a viu, todos a viram porque Jesus se referiu a ela. Os olhares de todos se voltaram para ela. Só que Jesus viu o que os outros não viram, Jesus não viu sua postura encurvada, Jesus viu 18 anos de historia, esse era o tempo em que ela vivia assim.
Ela estava encurvada no meio de muitos que estavam em pé, e Jesus fez questão de fazer referência a ela, não para intimidá-la ou expô-la, mais para mostrar que ali muitos tinham entrado de pé por fora mais estavam encurvados por dentro. Ela entrou encurvada por fora para sair de pé por dentro e por fora. Sairia de cabeça erguida.
Jesus sabe que tem muitos que entraram de pé nesta casa hoje, mais estão há anos encurvados, cansados dessa posição, sobrecarregados. Mt 11:28 – Jesus disse: Vinde a mim, todo os que estão sobrecarregados e oprimidos e eu vos aliviarei…
v.12 – Vendo-a Jesus, … Aqui tem um detalhe importantíssimo, Jesus não tocou nela, ele falou e depois a tocou, por que? Porque a palavra toca onde as mãos não pode tocar, ela toca por dentro, a cura processa de dentro para fora, depois que cura por dentro.
v.13 – e, impondo-lhe as mãos – quando ele expulsou o espirito de enfermidade ela continuou encurvada, os demônios saíram de dentro dela, mas quando Ele coloca as 2 mãos sobre aquela que há 18 anos ninguém tocava, ninguém abraçava, quando Ele tocou, ela logo se endireitou. O diabo gastou 18 anos para encurvá-la, mais Jesus gastou 18 segundos para mudar a história da sua vida.
Quem a endireitou? Ela mesma. Tem coisa que você tem que fazer, ela fez em segundos o que desistiu de fazer em 18 anos, tentar se levantar. ela imediatamente se endireitou … era uma decisão pessoal, rápido. Hoje Jesus esta dizendo: CHEGA.
Esta mulher é uma figura da igreja que tem andado encurvada pela religiosidade.
v.14 – Essa tem sido a postura de muitos líderes religiosos que vivem encurvados a Mamon, a Baal, e querem amordaçar a mulher, a igreja de Jesus, com falsos argumentos. Jesus lhe disse:
v.15 – 16 – Muitos líderes então encurvados a muitos anos, presos a religiosidade, de pé por fora, mais encurvados por dentro, onde a estrutura vale mais que pessoas.
Jesus viu a mulher, esta filha de Abraão – eu tenho aliança com Abraão, Jesus esta vendo o jugo sobre a sua igreja e Ele veio tocar nela. Hipócritas, pela manhã soltas o jumento ou o boi para beber água, olha esta mulher, a luta para beber água, saciava sua sede como um animal, lambendo a água, hoje esta sendo liberta para beber água, ela acabou de achar a fonte que vai jorrar para a vida eterna.

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de