Carregando ...

A Festa de hanukkah

9-Crazy-Facts-for-the-9-Candles-of-Hanukkah
9-Crazy-Facts-for-the-9-Candles-of-Hanukkah

Texto bíblico: Jo 10:22

Primeiramente, o que significa a palavra hebraica Hanuká? Hanuká (ou Chanucá) significa consagração ou dedicação. É a mesma palavra usada pra “treinar”, ensinar uma criança. Hanuká significa “tornar um hábito”. Esta festa é também conhecida no meio judaico como Festa das Luzes, por naquele ano os judeus não terem conseguido celebrar Tabernáculos, por que estavam em Guerra.

O Milagre

Quando foram reacender o Menorah, verificaram que havia no templo uma única e pequena botija de óleo sagrado, que tinham escapado à pilhagem dos gregos. Para adquirirem óleo novo e apropriado como aquele (1a. colheita), demoraria 8 dias de jornada, para ir buscar onde era fabricado. O Sumo sacerdote decidiu re-dedicar o templo naquele dia, ainda que o óleo desse para manter o Menoráh aceso por um só dia.

Para espanto de todos, no dia seguinte, o mesmo óleo ardia no Menorah, e assim ardeu por 8 dias, o fogo continuou queimando por mais 8 dias, tempo necessário para a preparação do novo óleo, conforme o relato no livro de II Macabeus.

A Festa para os judeus

Desde então, os judeus celebram a chamada Festa da Dedicação (ou festa de Hanuká) todos os anos durante oito dias, representando:

1. A provisão miraculosa enviada por Deus às nossas vidas.

2. A certeza de que Deus derrota os nossos inimigos físicos e espirituais.

3. Tempo de dedicação ao Deus de Israel a nível pessoal, familiar e nacional

A história de Hanuká é a história da “luz” que penetra nas trevas. O que nos ensina é que onde existe o povo da Lei (Torah), as trevas procuram remove-los. A torah é o pensamento, revelação e a linguagem de Deus, da poderosa luz que vence as trevas.

Hanuka é a história de uma revolução constante, instalada também em nossos dias, é o espirito maligno que contraria as Leis do Eterno, a quem a Bíblia chama de Abominação da desolação, ou filho da iniquidade, o anti-Cristo. Naquela época o seu intuito era exterminar Israel.

Hoje é: exterminar Israel e a Igreja, destruir o povo e o Santo Templo, (seu corpo),proibir o shabat, (descanso) e mudar e profanar os dias santificados, às festas do Senhor, introduzir ídolos, impor que comamos o impuro, fazer tudo para nos esquecermos dos princípios e mandamentos do Eterno Deus.

Qual seria o significado desta festa para os discípulos de Yeshua?

O tema principal de Hanuká é a re-consagração do Templo, e I Co. 6:19-20 relata que nós, crentes nascidos de novo, somos o Templo do Espírito Santo. Os crentes não judeus são co-herdeiros em Yeshua das promessas de Abraão (Gl. 3:29). Nesta celebração, nós temos a oportunidade de nos re-consagrarmos, re-dedicando nossas vidas integralmente a Deus.

Não que precisemos de um dia específico para uma re-consagração. Afinal, estamos debaixo da graça de Deus. Mas, trata-se de uma oportunidade na qual podemos celebrar esta data, alegrando-nos coletivamente por termos sido salvos, agradecendo a Deus por este privilégio, enquanto tantos ainda perecem separados de Deus e da comunidade de Israel. Apesar de sermos a luz do mundo, vivemos em um mundo que jaz em trevas, que muitas vezes nos contamina, exercendo sobre nós todo tipo de influência negativa.

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

  • Estudos para as crianças
A Casa caiu
All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana

Send this to a friend