Taking too long? Close loading screen.

A visão de uma equipe

0

TEXTO BÁSICO: Mt 28:19-20 – NVI

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

A VISÃO DO LÍDER

AP Renê Terra Nova sempre diz que crescendo o líder, cresce a visão. Então sabemos que o líder precisa ser um visionário e um desbravador. O líder precisa ter visão de conquista para conduzir e estar à frente de sua equipe.

O líder de unção de conquista

Pedro é um dos lideres que gostaria de citar como referencial de alguém que, ao crescer internamente, amadurecer consigo e com Deus, tornou-se referencial para os seus companheiros e para a igreja.

Mas, como Pedro tornou-se esse líder? Quando recebeu unção. O líder precisa de revestimento de poder do alto. Poder, no grego, é dynamis.

Pedro, como líder, antes da descida do Espírito Santo, operava no natural, era um discípulo, ainda com o potencial, ainda com o potencial de liderança adormecido, podemos dizer assim. Porém a meu ver, Pedro já falava e fazia muitas coisas, mas tudo no natural.

No natural, seu poder de influencia é e sempre será limitado. No natural, também, podemos cometer os maiores deslizes como lideres; o de Pedro foi negar o seu mestre por 3 vezes, quando afirmado que jamais faria tal coisa. Temos que sair do natural como lideres, viver o desafio de andar no Espírito.

Na unção do poder do Espírito, o discípulo Pedro recebe investimento e realiza grandes feitos para Deus. Passou a demonstrar uma confiança, ao contrario de quando traiu Jesus, negando-O, dizendo não ser seguidor do Mestre. Na unção, age com convicção.

O líder que se move na unção tem grande colheita, porque sua visão é ampliada, estendida, como foi a dos Apóstolos pelo Mestre. Pedro experimentou isso num só dia, ganhando cerca de 3 mil almas para Cristo, fazendo a colheita histórica da Igreja neotestamentaria. “E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo:salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra;e naquele dia agregaram-se quase 3 mil almas”. (Atos 2:40)

No sobrenatural, ao contrario do dia em que negou Jesus, Pedro não temeu se expor. No dia em que negou o Mestre, agiu assim diante de uma mulher (muitos tem negado Jesus diante de uma mulher, imoralidade sexual) e poucas pessoas no pátio. Mas agora, em pleno poder do Espírito, testemunhou para milhares de pessoas. O líder que não se expõe não conquista.

O foco de Pedro agora mudara, não era mais ele mesmo! O foco do líder tem que mudar. Tire os olhos de si, veja os campos, os perdidos, veja o potencial de quem esta junto a voce, veja sua equipe.

A multidão virá, pois verá os sinais que acompanham os que crêem e também verá o amor com que amamos uns aos outros.

O líder de conquista e unção tem seu caráter mudado. Pedro teve seu caráter mudado. Hoje, com certeza, Deus quer mudar muitas coisas em nós, que nos paralisam e ainda bloqueiam outros.

O que precisa mudar em você?

O que tem sido uma marca negativa em sua vida que precisa ser colocado na Cruz?

Nosso alvo é ter a imagem de Cristo; esse deve ser o maior perfil como líder. Isso esta além dos números.

A visão do discípulo

Não podemos andar apenas com expectativas em nossa equipe, precisamos entender que uma equipe também tem expectativas em torno de um líder. Não podemos apenas receber sem querer dar.

O líder, para dar algo ao seu discípulo precisa estar cônscio de seu propósito, missão e visão. Precisa ter foco, caráter e manter-se fiel à sua chamada, agregar valores à sua equipe, treiná-la, projetá-la e, independente da circunstâncias, nunca parar de planejar, criar, servir, amar, dar de si mesmo.

O Discípulo, por sua vez, não pode andar com seu líder sem arregaçar as mangas em torno de sua missão. Amar a missão e a visão do líder será condição fundamental para estar ao lado do seu mentor. O discípulo que conhece as expectativas de seu líder poderá mais facilmente servi-lo e honra-lo na caminhada.

O que um discípulo espera de um líder

Deus toma Moises após exercer uma forte liderança no meio do povo de Israel, respaldado por sinais, prodígios e milagres. Como líder de visão, queria deixar um sucessor, Josué. O povo conhecia Moises como seu líder e profeta, mas agora o que esse povo esperava de Josué para segui-lo assim como seguiram Moises?

Gostaria de compartilhar algumas marcas que o discípulo espera do líder:

1- um líder vindo da parte de Deus.

Temos prazer em seguir pessoas que sabemos ser canal de Deus para nossa vida, que nos apontam a direção e o caminho por onde devemos andar, um líder que ame o povo.

2- um líder que saiba para onde vai e como vai chegar lá.

Havia uma conquista a fazer, um território seria tomado, o povo sabia disso e queria chegar lá. Você sabe para onde esta levando sua equipe? Melhor ainda, eles sabem que você tem o mapa para chegar lá? Josué tinha estratégias, e, sem estratégia, o líder não conduz o povo.

3- um líder que dê comandos

Dê comandos de forma clara e objetiva, e sua equipe terá prazer em segui-lo. Ordene para onde ir. Nenhuma liderança se faz sem comandos. A máxima “deixa como esta para ver como fica”, ou ” vamos empurrando com a barriga”, não cabe a lideres que querem chegar a algum lugar e ter equipes de êxito.

O povo disse a Josué: “tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos. Como em tudo ouvimos Moises, assim te ouviremos a ti, tão somente que o Senhor teu Deus seja contigo, como foi com Moisés. Todo o homem, que for rebelde às tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto nos mandares, morrerá. Tão somente esforça-te, e tem bom animo.” (Josué 1:16)

Você sabe o que é tudo? Os discípulos esperam direção em tudo, em todas as áreas de suas vidas. Que responsabilidade! Você tem dado diretrizes aos seus liderados? Não esqueça: discípulos querem lideres que apontam caminhos e que saibam como chegar ao destino.

Na estratégia da visão celular, não se perca nas rotas, realize o que os discípulos esperam que seja feito, faça sua célula, sua reunião de 12, sua macrocélulas passe comandos e fale sempre a mesma linguagem. Nada frustra mais um discípulo que não ver seu líder caminhar os passos da visão.

As vezes, o discípulo quer sair debaixo da cobertura de um líder simplesmente por perceber que não chegará a lugar algum com ele.nao o rotule de rebelde, insubmisso. Se esse for o motivo, reavalie sua liderança, seus projetos e para onde esta indo.

4- um líder em que veja Deus com ele.

Um líder forte e corajoso. Sim, coragem e força são marcas procuradas em um líder. Sabemos que nem sempre estamos assim, mas é mister procurar forças. Por isso, Deus falou a Josué: ninguém poderá te resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei. Contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom animo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.” (Js 1:5)

5- um líder que seja servo

Jesus, como líder maior, teve como marca ministerial o servir. “O filho do homem não veio para ser servido mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” (Mc 10:45)

O líder que tem a gloria do Senhor sobre sua vida conquista a obediência de seus liderados. Uma equipe guiada pelo Espírito Santo e por um líder fiel, forte e corajoso conquista territórios.

O líder vê o futuro. Como vê? Lideres do futuro vivem desafiados, porque viver desafiados? Para não ficar estagnado. A liderança de um homem ou uma mulher frente às pessoas sempre será projetá-las para além de onde estão.

O nobre projeta coisas nobres e em sua nobreza perseverará. (Is 32:8) projetos nobres devem ser a marca de um líder visionário. nunca se acomode com o que tem nem onde esta. Também não viva preso ao passado, muito menos limitado ao presente e temeroso com o futuro a ponto de ficar paralisado.

Só há uma maneira de vermos o futuro e não é pela advinhação ou bola de cristal. Só se vê o futuro pela fé e pelos olhos da fé. Ora a fé é o firme fundamento da coisas que se esperam e aprova das coisas que se não vêem.” (Hb 11:1). Então, saiba que, pela fé, você pode e deve vislumbrar o que Deus tem para você.

Deixe uma resposta