Taking too long? Close loading screen.

Isaque, o filho prometido!

0

Gênesis 21:1-5, 9-12

O nascimento de Isaque e de Ismael parece enredo de filme: filhos de um mesmo pai e de duas mulheres diferentes que fizeram mudar definitivamente o rumo da história.

Deus havia prometido a Abraão que lhe daria um herdeiro com sua esposa, apesar de serem idosos. No entanto, os anos passavam e Sara não engravidava. Então, ela sugeriu que seu marido se casasse com Hagar, sua serva egípcia. Ele concordou e, pouco tempo depois, a escrava deu à luz Ismael.

Mas, Deus manteve a promessa que havia feito ao patriarca. Anos mais tarde, sua esposa teve Isaque. Então, ela arrependeu-se de ter feito aquela escolha; mas já era tarde. Sara teve de conviver com as zombarias de sua serva.

Somente pela intervenção divina a promessa se cumpriu, não sem dor para todos os personagens.

As experiências anteriores de Isaque o amadureceram para a vida. Embora sua esposa, Rebeca, fosse estéril, tal como a mãe dele havia sido, Isaque evitou seguir o exemplo de seu pai e decidiu orar ao Senhor, em vez de precipitar-se tomando atitudes erradas. Não se esqueça de que Abraão teve um filho com Hagar, Ismael.

A oração de Isaque é uma passagem muito bonita, veja: Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, porque era estéril. O Senhor respondeu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engravidou.

Foram 25 anos de oração sem parar, até que o momento do milagre chegou. Para alguns, aguentar tanto tempo a oração pode ser muito difícil e desafiador. Contudo, a Bíblia Sagrada nos garante que devemos ser pacientes na tribulação; dedicar-nos à oração e esperar no Senhor com coragem.

Vejamos algumas qualidades que podemos observar na vida de Isaque. Dentre os muitos atributos deste filho de Abraão, destacamos:

  1. Submissão

Um grande exemplo de submissão foi dado por Isaque no dia em que seu pai o levou ao monte Moriá, para oferece-lo em sacrifício, como Deus havia pedido. Sem esboçar qualquer reação contrária, ele aceitou a situação sem resistir nem reclamar.

2. Paciência

A esposa de Isaque não podia ter filhos. Assim, ele esperou com paciência, orando, até que Rebeca engravidasse. A promessa que Deus fez a seu pai, incluía-o diretamente: Farei de você um grande povo e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

3. Fé

O nome de Isaque foi incluído na galeria dos heróis da fé em uma circunstância muito especial: Pela fé de Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles.

Deixe uma resposta