Taking too long? Close loading screen.

Mudando minha cidade

0

II Crônicas 29:3-11

O desejo do coração de Deus é realizar uma profunda mudança em nossas vidas. Por que esse interesse
em nos transformar? Primero por causa de nossa natureza caída. Perdemos o privilegio de estar na Sua
presença, para vivermos escravizados pelo pecado. Segundo que se não formos transformados, não veremos
a Deus e Ele não nos fez para estarmos separados Dele ou para o inferno; Deus nos fez para entrarmos nos
Seus átrios com ações de graça e louvor, ou seja, para que tivéssemos prazer de estar com Ele.
Nosso chamado para seguir Jesus foi exatamente para transformar vidas, sociedades, cidades e nações
para que venham a viver de forma digna, agradável e em paz. Se essa transformação não ocorrer, fechamos
portas de relacionamentos, primeiro com Deus e depois com os homens. Se não aprendermos a ter
relacionamento com Deus, não o teremos com as pessoas que estão ao nosso redor e que tanto amamos.
A Bíblia diz que Israel vivia dias terríveis por causa de suas escolhas. O rei Acaz, que foi um mal rei, levou
Seu povo a ruína porque “ele permitiu que Judá caísse em dissolução, e ele, de todo, se entregou a
transgressão contra o Senhor“ (II Cr 28:19). Acaz foi buscar ajuda com os reis da Assíria, estava sendo
derrotado pelos edomitas, pelos filisteus, estava sendo humilhado por causa de suas escolhas erradas. Para
agradar o rei da Assíria, Acaz tomou despojos da Casa do Senhor, da casa do rei e da dos príncipes; porem
isso não o ajudou (vs.21).

Geralmente quando queremos respostas, ajuda, prometemos muitas coisas para Deus, falamos muito
debaixo da emoção e comoção do drama que estamos vivendo. Com Acaz não foi diferente (Vs.22-25). Este é
o pano de fundo de uma ruína espiritual. A igreja de Jesus vive a mesma história; todos nós temos promessas
extraordinárias de mudança de destino, de transformação de vida, da sociedade e esquecemos de todas elas
quando decidimos viver a história dos outros. Os erros de Acaz:

1. Não buscou o Deus de seus pais;
2. Entregou os despojos do Senhor a outro rei;
3. Ofereceu sacrifícios a outros deuses, pedindo ajuda;
4. Fechou as portas da casa do Senhor;
5. Espalhou idolatria e sacrifícios a deuses estranhos por toda cidade.
6. Provocou a ira do Senhor.

Como podemos querer transformação de vida e sociedade se nossas atitudes estão contrárias ao ensino?
Estamos fechando portas diariamente para que outras pessoas não conheçam a verdade, não se arrependam,
não mudem de vida. Não vamos mudar nossa cidade praticando as mesmas coisas que eles. Se estamos
sonhando, orando, jejuando por uma transformação precisamos nos abrir para que isso aconteça primeiro em
nós. Pergunto: a quem você está buscando ajuda? A quem está oferecendo sacrifícios? Por que está tirando
os despojos da casa do Senhor para entregar a outros deuses? Com essas atitudes as portas estão se
fechando. As portas da casa de Deus foram fechadas pelo próprio rei Acaz (vs.24). A maldição estava instalada
e precisava ser removida. O processo de transformação de nossa cidade começa:

1. Reabrir as portas do templo

Quando seu filho Ezequias assumiu seu lugar, esta foi a primeira atitude dele como rei. Ainda jovem, com
25 anos, tinha a cabeça mais equilibrada do que seu pai, fez o que era reto segundo Davi fez, ele sabia que
não podia reinar com as portas da casa do Senhor fechadas. No seu primeiro mês de reinado não somente
abriu as portas mais as reparou. Isso quer dizer que ela precisava voltar a exercer a sua função.
Hoje somos as portas de acesso a casa de Deus, como vamos abrir portas se nós mesmos estamos
fechados para essa transformação? Como vamos mudar nossa sociedade e cidade com portas fechadas? Eles
não sabem quem somos e, pior, não estamos preocupados em mostrá-los. Uma das chaves destas portas
trancadas chama-se: arrependimento. Temos que gerar isso na igreja e nas vidas que convivem conosco.

2. Chamou os levitas para si santificarem e santificarem a casa (vs.4-5).

Nenhuma transformação acontece se permanecermos em pecado. Veja que as pessoas que o rei Ezequias
chamou foram os principais responsáveis por promover a santidade. Eles estavam maculados, manchados
pelo pecado também e o apelo começou por eles, os líderes da casa do Senhor. Se a imundícia está dentro da
casa do Senhor, imagine lá fora? Tem que começar em nós!

3. Colocou todo o lixo para fora (vs.12,15-16).
Os sacerdotes e levitas, levaram 8 dias para tirar toda imundícia de dentro da casa do Senhor. O que os
levou a fazer isso? Uma decisão do rei (vs.10). O nosso Rei decidiu mudar nossa vida, Deus decidiu mudar
nossa cidade, agora precisamos decidir também fazer uma aliança com Ele. Nada vai acontecer se vier só de
um lado, esta via é de mão dupla, Deus não vai te forçar a coisa alguma. Por isso o apelo do rei foi (vs.11):
“Filhos meus, não sejais negligentes, pois o Senhor vos escolheu…”.

A escolha de Deus foi pelo melhor e a sua?

Deixe uma resposta