Carregando ...

Não saia do caminho

naosaiadocaminho
naosaiadocaminho

Lucas 9:1-6

Tudo que adquirimos hoje vem acompanhado do manual de instruções que nos dão esclarecimentos do bom uso do item adquirido. Da mesma forma remédios, escolas, empresas, repartições, comercio, shoppings tudo tem regra e instruções de bom uso, principalmente quando se trata de áreas comuns com frequência de publico, ainda que rotativo.

Jesus foi quem criou isso. Deus é extremamente organizado e todo ensino ao Seu Filho Jesus foi visível pelo seu nível de obediência aos comandos do Pai.

Aqui vemos Jesus chamando os seus 12 e dando instruções para eles. Ser 12 de Jesus não era simplesmente participar de suas reuniões, tinham comandos a serem seguidos e o segredo de verem resultados das instruções recebidas era a obediência. Ele começa dizendo (vs.1):

“Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas”.

1. Uma convocação – um chamado para uma obra especifica, um chamado ao compromisso, uma chamado a aliança, a responsabilidade.

2. Capacitou – deu poder e autoridade. Não podia realizar a obra que estava lhe propondo sem poder, sem autoridade. Estava orientando que sua trajetória não seria fácil, encontrariam demônios em seus caminhos que iriam se opor, iriam provoca-los, iriam resisti-los, iriam fazer tudo para que desistissem.

3. Visão do reino – não podiam desistir porque precisam falar do Reino de Deus (vs.2 – “também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos”). Precisavam curar os enfermos, libertar os cativos, mas tinha um detalhe importante neste ensino:

4. Não sair do caminho – esse é um detalhe importante – se quisermos seguir as instruções de Jesus, não podemos sair do caminho. Como assim? A maioria até começa a andar no caminho, mas vendo as coisas acontecerem, vendo os milagres, vendo o poder se manifestar de forma sobrenatural, a tendência é sair do caminho e seguir o seu próprio caminho, como se o poder fosse algo pessoal, começa a entrar a ganancia, o amor pelo dinheiro. A prosperidade mexe com o ego de muitos, que saem do caminho (Jesus) e começam a seguir Mamom, o deus da riqueza. A orientação de Jesus para seus 12 no vs.3 foi “nada leveis para o caminho; nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro, nem deveis ter duas túnicas”. Jesus sabia que haveria tentação de no meio do caminho adquirir outro bordão, ir agregando outro pão (que não alimenta), dinheiro (que seduz, tira do proposito), roupas… Jesus já estava deixando claro para não levar, ainda que encontrasse pelo caminho como uma forma de seduzir, tirar do foco, não leve, não ceda. Infelizmente temos visto muitas quedas por não observar as instruções de Jesus. A sedução das riquezas, tem impedido muitos de cumprir seus ensinos, saem da rota e já não vão de casa em casa, já não se preocupam com a obra
não concluída.

5. Foco (Vs.6 – “então, saindo, percorriam todas as aldeias, anunciando o evangelho e efetuando curas por toda parte”). O mais importante das instruções de Jesus está aqui neste versículo – anunciar o evangelho efetuando curas por toda parte. Quando saímos da rota, essa instrução deixa de ser executada, não se dá mais importância, se torna irrelevante. Hoje em dia tem as redes sociais que podemos utilizar para o reino, mas se formos honestos, as redes não tem tido este fim, pelo contrário estão quebrando relacionamentos, estão rompendo alianças, estão maquinando a malignidade.

A chamada de Jesus é para voltarmos a seguir as instruções deixadas em seu livro.

Hoje você está sendo chamado a voltar para o propósito da sua chamada, ser discípulo e fazer discípulos em todas as nações.

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana

Send this to a friend