Taking too long? Close loading screen.

Seja restaurado

0

Ezequiel 11:12

Estamos vivendo um tempo de nossa história que a impressão é que chegamos ao fundo do poço por tanta crise econômica, social e moral. E a Palavra de Deus nos mostra que estamos colhendo das sementes de desobediência que plantamos ao longo dos anos. Precisamos urgentemente de uma ação de Deus em nosso favor a fim de que possamos ser restaurados.

O livro de Ezequiel apresenta de forma unificada a vida civil, secular e religiosa. Nesse período a monarquia estava em decadência, o povo estava cativo na Babilônia e a Glória de Deus havia deixado o Templo de Jerusalém, mas o Senhor havia decidido pela restauração da nação. O povo que estava vivendo um quadro de indiferença à palavra de Deus seria restaurado para ter atenção às ordenanças do Senhor, mas para isso precisou ser conduzido ao lugar do cativeiro, para depois de ser tratado, ser devolvido à sua terra.

1. Retire a idolatria (Ez.11:17-18)

O Senhor quer começar uma ação dentro de nós para então agir em nosso derredor. A primeira coisa que o Eterno fala é que os ídolos, que para o Senhor são detestáveis, serão retirados do meio do povo (I Co.10:14, 19-22).

Se permita ser conduzido pelo Senhor, renuncie todo tipo de idolatria e seja restaurado ao padrão que foi pensado para você. Essa mudança vai impactar o seu entorno e abrir portas para os milagres.

2. Mude o coração (Ez.11:19-20)

A restauração na nossa vida faz parte do projeto de Deus, mas para isso precisamos experimentar a mudança do nosso coração. O Senhor quer nos dar um coração que não seja dividido, que não oscile entre o desejo de estar em Sua presença e o desejo de viver na prática das coisas que não Lhe agradam.

Existem pessoas que em algumas circunstâncias escolhem estar longe de Deus para que se sintam livres para fazer determinadas coisas e depois, quando é conveniente, desejam voltar para os braços dele. O projeto do Eterno é de que tenhamos o Espírito Santo dentro de nós, nos ajudando e conduzindo em nosso caminhar. Podemos estar com o coração endurecido, como se fosse uma pedra, em decorrência das frustrações, das coisas que nos deixam indignados e de fatos que nos ferem; isso acontece inclusive no meio das pessoas que mais amamos. O problema é que a nossa alma faz conexões erradas, pois não é Deus quem nos fere, mas em resposta à frustração, terminamos esfriando com Ele. Mas precisamos lembrar que a nossa força está em Deus e que Ele é a nossa herança, a nossa melhor porção (Sl.73:26).

3. Em Deus recebemos restauração

Uma pessoa com o coração endurecido não consegue reverter sozinho sua situação, e às vezes espera ajuda de quem não tem como fazer alguma coisa por ela.

Lc.10:30-34 – A figura do Espírito Santo é ilustrada por este samaritano, que traz o socorro que não foi dado pelo sacerdote e nem pelo levita. É Ele quem limpa as nossas feridas com azeite e vinho (unção e alegria); é Ele também que nos assegura um lugar de descanso.

Não guarde feridas pela resposta desfavorável daqueles que teoricamente deveriam fazer por você, decida pela mudança de coração, e deixe que Deus cuide de tudo. Durante esse processo Ele lhe fará enxergar onde você fracassou, pois todos nós abrimos portas de legalidades para que o mal se instale em nossa vida. Nós fazemos coisas, andamos em lugares, ouvimos palavras que nos contaminam e por isso precisamos ser restituídos ao padrão planejado para nós. Quando falhamos entristecemos o Espírito Santo e por isso devemos estar preparados para recebermos correção, pois o Senhor corrige o filho que ama.

O livro de Ezequiel mostra a irrestrita disposição que Deus tem em amar o povo de Israel, que é a mesma que Ele tem de lhe amar (Jo.3:16). Também apresenta uma chamada de Deus para que o homem se arrependa. Todos cometemos pecado, mas é por meio do arrependimento que nos achegamos ao Senhor, a fim de que possamos ser restituídos na comunhão com Ele (I Jo.1:9). Jesus Cristo é a única solução de Deus para o pecador. Por meio dele você pode conhecer e experimentar o amor e a restauração em sua vida (Rm.5:8-9). Ore especificamente por cada área que foi atingida em sua vida pois a ação de restauração vem como resposta à oração. Deus lhe dará um coração curado e um caráter transformado.

Deixe uma resposta