Carregando ...

A beleza incomparável da Igreja de Cristo

igrejalocal
igrejalocal

Cantares 6:10

O livro de Cantares retrata o relacionamento de Cristo com a Igreja, e vamos olhar para esse texto nessa perspectiva, vendo nele a beleza incomparável da Igreja de Cristo. Podemos ver que há uma descrição de quatro figuras belíssimas nesse texto que retratam tão bem o que é a Igreja e o que ela representa. Vamos explorar essas quatro belezas distintas:

1. A ALVA

O que esta imagem traz aos nossos corações? A alva é a luz que rompe no meio das trevas; quando o dia chega, a noite é dissipada, a escuridão vai embora, e a luz vai invadindo, vai crescendo até ser dia perfeito. Essa é a igreja, ela rompe exatamente no meio das trevas, aparece bela e iluminando tudo e todos. O mundo está mergulhado em trevas e nós, a Igreja do Senhor, é que vamos trazer essa luz, esse entendimento para a sociedade.

– Como a alva, a igreja traz o despertamento do sono (Dorme a noite e de dia trabalha). Em Romanos 13:14 fala de despertamento, Deus dando essa ordem para a Igreja despertar do sono da morte e das trevas.

– Como a alva, a igreja traz refrigério. Pode a noite ser escura, abafada, opressiva, mas então o dia vem amanhecendo e com ele vem o refrigério; ao amanhecer, está tudo novo. E assim a igreja. Sua presença no mundo traz esperança, alivio ao sofrimento, traz a possibilidade do novo recomeço.

– Como a Alva, a igreja traz a esperança de um novo dia. Nós, como igreja, precisamos avançar e confiar que vai chegar um dia que não haverá mais noite, nem trevas, pois o próprio Cordeiro de Deus será lâmpada acesa e reluzente. Será dia perfeito! A plenitude de Deus estará na igreja, as pessoas irão ver o resplandecer da glória de Deus em nós.

2. A LUA

Sabemos que a lua não tem luz própria, ela só brilha por causa da luz do sol. Jesus é a luz do mundo, Ele é o sol da justiça, Ele tem luz própria; nós somos luz no mundo, não temos luz própria.

– A Igreja, como a lua, reflete a luz de Cristo no mundo. Como igreja no mundo estamos refletindo o sol da justiça, esse é o nosso papel, revelar Cristo. Onde você chegar, a luz chegará; onde você entrar, a luz de Cristo vai brilhar através de você.

– A Igreja, como a lua, passa por diversas fases. São quatro as fases da lua: nova, crescente, cheia e minguante. Se formos ver a fases da igreja – a nova é quando ela parece estar apagada, você olha e não vê. A fase minguante é quando você olha para ela e pensa que está diminuindo, encolhendo (esta é a fase da perseguição, onde a igreja está acuada). Mas tem o momento da fase crescente, ela está crescendo, mais linda, maior, influente, mais animada e refletindo Deus na história. E vai chegar o dia em que a igreja será cheia, absolutamente plena; será o dia da sua glorificação, onde todos estaremos para sempre com o Senhor.
– A igreja, como a lua, é a ‘faxineira’ do mundo. A lua é a ‘faxineira’ da terra; se não houvesse as fases da lua, não haveriam os fenômenos das marés, e se não houvesse os fenômenos das marés, as praias se encheriam de lixo e a vida seria impossível na terra. A presença da igreja no mundo refreia o mal, é antisséptica. A igreja é quem refreia o ímpeto do pecado e da malignidade.

3. O SOL

A Igreja é pura como o sol, porque a luz e o calor purificam, limpam, e onde tem luz e calor juntos, a impureza não prevalece.

– Como o sol, a igreja traz vida através dessa luz (Jesus). Nós sabemos que é a luz do sol que produz a fotossíntese, portanto não haveria vida sem o sol, sem a luz. Se seguirmos esse entendimento, podemos dizer que não haveria vida na terra sem a igreja no mundo, porque através do evangelho pregado aos homens é que a vida vem ao mundo, somos Seus embaixadores na terra.

– Como o sol, a igreja aponta rumo e direção. Você sabe que a luz mostra direção e também revela o perigo. Da mesma forma a igreja tem esse papel, dar direção e apontar para o rumo certo. Quem anda na luz não tropeça.

4. O EXÉRCITO COM BANDEIRAS

– A igreja é um exército em marcha, o texto diz: um exército com bandeiras. Temos que ser uma igreja que marche, que levante o estandarte, que agite suas bandeiras, que avance para as conquistas e vitórias. Não podemos recuar, não podemos enrolar as bandeiras pois nosso general está na frente.

– A igreja é um exército vitorioso. Fomos escolhidos e convocados para o exército mais poderoso da terra, chamados para ser mais que vencedores em Cristo Jesus.

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana

Send this to a friend