O caminho da vitória

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
celebrandoavitoria
celebrandoavitoria

“Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me”. (Lucas 9:23)

Se alguém quiser acompanhar-me

Jesus é tudo para nós! Ele é o início, o meio e o fim. Muitos estão na igreja, mas não são a igreja. De fato, Jesus não nos chamou somente para “estar na igreja”, mas ele nos chamou para acompanhá-lo. É tão interessante que Ele não nos obriga a estar junto com El. Aprendemos aqui que o evangelho de Jesus não é um evangelho de obrigatoriedades, mas sim, um evangelho de escolhas e decisões.

Jesus é muito claro, tanto que diz: “se alguém quiser”. Deve existir um desejo do nosso coração, deve existir uma atitude para seguir a Jesus, para acompanhar Jesus, não somente na mesa comendo pão, mas também na cruz. O evangelho não deve ser feito por obrigatoriedade, mas por amor, pois O Amor move todas as coisas. Deus é amor (I Jo.4:8).

Negue a si mesmo

É impossível seguir a Jesus sem negar a si mesmo. Quando a Bíblia fala de negar, fala de abrir mão dos seus desejos, e não somente desejos canais – o pecado, como também, não fazer aquilo que Deus não quer que façamos. Às vezes, o melhor para o outro não é o melhor para você.

Negar a si mesmo é fazer como Jesus no Getsemani que, diante do desejo de desistir, não desistiu, mas olhou para o céu e disse: “que seja feita a tua vontade e não a minha”. Evangelho é negar a si mesmo; evangelho não é agradar a homens, mas agradar a Deus; evangelho é saber que a vontade de Deus sempre será a melhor opção, a melhor escolha que eu posso fazer.

Deus só vai agir a nossa vida quando permitimos que Ele seja o nosso rei, o nosso dono, quando entendermos que o lugar do “eu” é na cruz.

Tome diariamente

Diariamente aqui fala sobre uma vida constante em Deus. Não podemos escolher Jesus somente 1 dia ou 2. Temos que entender que a vida com Jesus é uma vida diária. Precisamos escolher Jesus quando acordamos, quando levantamos todos os dias… Viver para Jesus não é estar no culto de domingo ou apenas na célula; viver para Jesus é você estar Nele diariamente.

A decisão de se negar precisa ser tomada diariamente. Precisamos ser constantes em Deus, não ser levados por sentimentos e circunstâncias, mas sermos conduzidos pela fé em Jesus diariamente. Precisamos ter como hábito diário escolher a Sua vontade e não a nossa.

A sua cruz e siga-me.

É interessante que Jesus fala sobre a cruz de cada um. Ele está falando que a vida com Deus, o negar a si mesmo e o seguir é algo individual. Ele não fala para tomar a cruz do irmão ou tomar a cruz dele, mas fala para tomar a sua própria cruz. Temos que entender que, se vou escolher a Jesus, o tomar a cruz é algo individual.

Precisamos aprender sobre o valor de viver uma vida vertical e olhar para o céu. Nossa vida com Deus não consiste do pensamento do outro, mas consiste na força do Espírito. Podemos ter muitas referências, mas o nosso modelo é Jesus!

Quantos não tem tomado a sua cruz, pelo contrário, tem tentado compartilhar a cruz com os outros, sem entender que a vida cristã, ainda que seja movida com irmandade e comunhão, significa intimidade – se conquista de uma maneira individual. Não adianta queremos viver o evangelho se não entendermos que a pessoa mais importante é Jesus, e nosso papel é tomar cada um à sua cruz e O seguir.

Depois de passarmos por todo esse processo, aí sim, podemos então seguir a Jesus. O que nos torna vitoriosos não é saber o nosso destino, mas saber que Jesus sempre nos levará para o melhor lugar.

Quando decidimos acompanha-lo, negar a nós mesmos, tomar a cruz e segui-lo, entramos no caminho da vitória. Nossa maior vitória não é conquistar aquilo que desejamos, mas viver aquilo que Jesus deseja.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

  • Para célula
Sonho
Agenda da Semana
Send this to a friend