Carregando ...

Identidade

rg
rg

A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência…”     (Daniel 1:17a)

Identidade é aquilo nós somos; é única e não pode ser comparada; é como somos reconhecidos. Cada um possui uma identidade, um nome, um jeito de ser, uma aparência… Podemos encontrar pessoas parecidas conosco em algum aspecto, mas ninguém é igual, somos pessoas únicas, com características singulares.

Nosso nome fala muito sobre a nossa identidade. Você já procurou saber o significado do seu nome? Antigamente, os pais davam nomes aos seus filhos de acordo com a situação que estavam vivendo ou reverenciando o Deus que serviam. Posso citar como exemplo o caso dos amigos de Daniel:

– Hananias – que significa: O Senhor é gracioso.

– Mizael – que significa: Quem é o que Deus é?

– Azarias – que significa: O Senhor me ajudou.

Que tremendo o nome desses jovens! E como tem muito haver com a personalidade deles. Lembram da situação diante do Rei Nabucodonosor? O rei tinha construído uma estatua de si mesmo, e todo o povo tinha que reverenciar e adorar essa estatua, caso contrário, seria lançado na fornalha ardente. Essa era uma situação muito difícil para os servos do Senhor. Eles sabiam que não deveriam se prostrar diante de outra pessoa ou outra coisa, mas somente diante do Senhor.

No entanto, quando olhamos a história, vemos que esses 3 jovens não se prostraram diante da estátua. O que os fez permanecer de pé? Com certeza, a identidade! Eles poderiam até olhar para as circunstancias, mas ao olhar para si mesmos, para seus próprios nomes, eles sabiam quem eles eram, o Deus que serviam e as promessas que tinham!

É tanto que eles foram lançados na fornalha, mas ali viveram uma experiencia sobrenatural de Deus, e saíram ilesos. Por quê? Porque a graça do Senhor os sustentou. Porque eles sabiam que nada e nem ninguém poderia se comparar ao Deus que eles serviam. Porque eles sabiam que poderiam contar com a ajuda do Senhor.

O rei tentou trocar o nome deles, colocando nomes babilônicos com outros significados (Sadraque – que significa: eu tenho medo de deus / Mezaque – que significa: eu sou de pouca expressão / Abede-Nego – que significa: servo do deus Nebo), mas eles tinham tanta convicção de quem eles eram e do Deus que eles serviam e conheciam, que eles permaneceram fiéis ao propósito do Senhor. Eles eram escravos ali na Babilônia, mas não permitiram que a nova cultura entrasse e afetasse a identidade deles, contaminasse seus princípios ou mudasse seu propósito.

Preste atenção, você tem uma identidade! Você leva no seu nome e na sua vida um propósito. Muitas adversidades e lutas se levantarão, opositores surgirão pelo caminho, tentarão falar mentiras a seu respeito, dizendo que você é quem você não é, mas não se preocupe, não pare por causa deles, não se contamine! Avance firme no propósito de Deus para sua vida, e Ele vai te ajudar.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Send this to a friend