Carregando ...

Saia do Getsemani

gesu_getsemani
gesu_getsemani

Lucas 24:1,6

Foi muito difícil o momento da morte, a forma como tudo aconteceu, porém Jesus viveu outros momentos tão difíceis quanto. Um deles foi a falta de entendimento dos seus discípulos para a realidade pregada.

Jesus estava compartilhando a última ceia com seus discípulos, estava querendo demonstrar a importância do que estava por acontecer, o Seu sacrifício na cruz. Jesus esperava que eles entendessem porquê no AT Deus concordou em perdoar as faltas do pecador se este levasse animais para serem sacrificados pelos sacerdotes. Quando este sistema sacrificial foi inaugurado, o acordo entre Deus e seu povo foi selado com o sangue de animais (Ex 24:8).

Embora houvesse esse acordo, o sangue em si não tirava o pecado (só Deus pode perdoar pecados), por isto o sacrifício de animais era repetido dia após dia, ano após ano. Contudo Jesus instituiu uma nova aliança, agora Ele morreria no lugar dos pecadores. Diferente do sangue de animais, o sangue de Jesus (por ele ser plenamente homem e Deus, santo e imaculado) removeria os pecados de todos aqueles que depositassem nele a sua fé. Este sacrifício jamais seria repetido, permaneceria válido por toda a eternidade (Hb.9:23-28).

Jesus estava exemplificando com a ceia este ato, para que o entendimento deles fossem abertos, e eles pareciam aqueles “sem noção”, que saem totalmente do contexto e começam uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior, qual deles tinham mais prestigio no Reino (Lc.22:24). Este não era o momento para se preocupar com posições. Mas, eles estavam totalmente envolvidos em si mesmos e não perceberam o que Jesus tentou dizer sobre a aproximação de sua morte e ressurreição. Jesus estava falando de algo sério e definitivo para a vida da humanidade e eles pensando em seus status? Sua posição? Não é diferente em nossos dias. O foco está equivocado, não estamos entendendo a importância de preparar o povo para se encontrar com Jesus, estamos preocupados com o salário que ganhamos, com as contas que temos que pagar, com o reconhecimento, com os aplausos… e o Reino? Tire os olhos de si mesmo e prepare-se para a segunda vinda de Cristo.

Ele seguiu orientando os discípulos até que vem a maior lição deixada: Ele foi para o lugar de costume, para o Monte das Oliveiras. Se era costume, era sua rotina, seu estilo de vida, a fórmula para vencer. Os discípulos o seguiram, porém não O acompanharam na oração. Jesus estava mostrando a eles como fazer nos momentos de angustia, como fazer diante das provações, como buscar forças para resistir e não desistir, porém não viram, estavam dormindo e não aprenderam a lição.

O que fez Jesus? (Vs.41)

1. Se afastou dos discípulos para buscar a Deus sozinho.
2. Ficou de joelhos
3. Orou

O que você faz nos dias das provações e angustias? A mesma coisa? Ou reclama e desconta nos outros suas frustrações e fracassos? Fala o que não deve para pessoas erradas? Age de forma inconveniente que envergonha o evangelho?

O que Jesus fez, foi uma oração simples e direta. Sua oração: “Pai, se queres, passa de mim este cálice”, isso não queria dizer que Ele estava desistindo da missão. Irmãos, não é errado expressar os nossos verdadeiros sentimentos a Deus. Jesus como homem, expôs o medo das provocações que teria, mas reafirmou seu compromisso de fazer a vontade do Pai. O cálice se referia a terrível agonia que Ele enfrentaria, não era apenas o horror da crucificação, mas pior do que isto, a separação total do Pai que o Filho teria de experimentar, ao tomar sobre si os pecados da humanidade. Jesus estava em extrema agonia, mas Ele não desistiu, não cedeu. Ele foi em frente, dando prosseguimento a missão pela qual tinha vindo.

A postura dos discípulos foi dormir. Esta é a postura de muitos cristãos, estão dormindo profundamente em relação ao sacrifício de Cristo, a obra redentora, a missão de resgatar vidas. ACORDA! NÃO É HORA DE DORMIR, LEVANTAI-VOS E ORAI para que não entreis em tentação (vs.46).

A Bíblia diz que as mulheres não encontraram o que foi buscar, Ele não estava lá, estava vivo! O que está acontecendo com a humanidade hoje? Não encontraram o Cristo vivo, ressurreto dentre os mortos, continuam no Getsêmani, no lugar da dor, no lugar do sofrimento, no lugar da angustia. Muitas pessoas estão enganadas por Satanás e continuam presas no sofrimento. Aquelas mulheres acharam que iriam continuar na sua dor, no seu choro e foram ao lugar do fim (tumulo), mas aquele não era o fim, era o começo de uma nova história.

Não sei há quanto tempo você chora, mas chegou a hora de se levantar. Você pode ainda passar por algumas provações difíceis, Jesus passou pelos açoites, pela coroa de espinhos, pela cruz, mas Ele chegou onde queria: tomou a chave para garantir a vida para mim e para você! Voltou para dizer, eu venci e você pode vencer também!

Se levante, se posicione, você está perto da vitória. Já estamos no sábado à noite, logo vai amanhecer. SAIA DO GETSEMANI, SAIA DO LUGAR DA DOR, SAIA DA COVARDIA, SAIA DA DESISTENCIA. Não aja como os discípulos que estavam brigando por posições, têm coisas muito mais importantes para você viver: a vida de Deus.

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana

Send this to a friend