Carregando ...

Cuidando do território conquistado – Parte II

conquista
conquista

 Gênesis 2. 

Geralmente repetimos isso: “o que é dado não é valorizado”. O homem valoriza quando sabe o quanto custou; o preço não é monetário, mas de investimento da sua vida, tempo, renuncia para que fosse possível obter algo.

Isso tem um fundo de verdade. Deus nos deu um jardim maravilhoso, onde teríamos uma vida fantástica de alegria e paz na sua presença, já colocou o homem formado dentro desse jardim, ou seja, o homem não passou pelas fases de criança, com tantos cuidados, colo, comida, higienização, não passou pela adolescência com suas descobertas e crises emocionais, existenciais, os choques emocionais, as descobertas, a intolerância, as revoltas, muitas vezes sem causa, não passou pela juventude conturbada de experimentos mil e descoberta de valores (Gn.1:7-8).

O que tinha que fazer? Viver plenamente a vida e o lugar que tinha recebido. Esse sim era um território conquistado pela graça e de graça. Não pagamos preço algum por isso, o que tínhamos que fazer? CUIDAR. Vs.15 diz que Ele nos colocou para cultivar e o guardar.

Este é o dever de casa que precisamos aprender, não cultivamos o que ganhamos ou conquistamos e por isso não mantemos e não temos nada a guardar.

CULTIVAR – Na visão agrícola, quer dizer que nasça e se desenvolva. Aqui estava o problema do homem, não nasceu e não arou a terra, não viu como tudo aconteceu, não soube como cultivar e desenvolver aquilo que não fez parte. Deus errou? Claro que não, o processo de crescimento é um processo de aprendizagem, temos que querer aprender, obedecer.  Se não, quando não o fazemos, vêm as consequências, perdemos nossa conquista.

Adão e Eva perderam o jardim, perderam suas conquistas, por quê? Porque não cuidaram delas. Quais as consequências disso? Eles esconderam-se (vs.8). O que acontece quando eu me escondo? Essa não é uma atitude isolada de Adão e Eva, é nossa também. Quando nos escondemos de Deus? Por que Adão e Eva se esconderam? Por que nos escondemos? Quais as consequências de não me posicionar verbalmente ao lado de Jesus, ou da verdade, ou da justiça?

  1. Medo

Talvez não devesse dizer que medo seja consequência, mas causa, pois a pessoa se esconde, ou não se posiciona por medo, ou proteção da imagem. E muito comum isto acontecer com certos crentes no seu ambiente de trabalho, ou no clube, ou na vizinhança, pois sabem que se posicionando, certamente virá a perseguição sob diversas formas: gozação ou chacota, ataques a igreja e tantas coisas mais.

  1. Vida dupla, ou hipocrisia religiosa

São muitos os cristãos que vivem essa vida dupla. Quando na companhia de outros cristãos ele é falante, é espiritual, é ousado, mas sozinho, noutro ambiente, ele toma a cor do ambiente. É o famoso “crente camaleão”.

  1. Testemunho nulo

Algumas pessoas defendem-se dizendo que o importante não é falar, mas viver. Obviamente que a nossa vida tem de estar na vitrine, pois de nada adiantará sermos tagarelas cristãos com uma vida imunda que anula tudo o que falamos. No entanto, “testemunho” não é apenas vida, é vida + fala. Conheço ateus que têm uma vida íntegra e, no entanto, não professam nada. Ser uma testemunha é dizer eu vi, eu experimentei, eu conheço, eu fui tocado pelo amor de Deus.

  1. Esterilidade espiritual

O cristão que não se posiciona, dificilmente se reproduzirá espiritualmente. Poderá ser até um bom religioso, mas nunca terá a alegria da maternidade ou paternidade espiritual.

Como Adão e Eva perderam o jardim, muitos tem perdido suas conquistas. Eles foram lançados para fora do jardim do Eden (Gn 3:23), e muitos têm sido lançados para fora da presença de Deus pelo mesmo motivo – não querem dar ouvidos a voz correta (de Deus), mas ouvem a voz da serpente; não querem cuidar, cultivar o que ganhou, não querem mais cuidar de vidas, não querem mais servir a Deus, perderam o acesso a arvore da vida, e vivem a morte constantemente, nada do que fazem dá certo e vivem em busca de um culpado pelo seu fracasso.

Há muitas pessoas assim, não suportam mais o fardo que levam, não aguentam mais viver longe da presença de Deus, sua alma grita pela companhia de Deus, assim como Deus foi encontrar Caim naquele deserto, hoje Ele veio te encontrar, te dar mais uma oportunidade de recuperar o território perdido – a presença de Deus, a graça e o favor do Senhor sobre sua vida.

 

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana

Send this to a friend