O valor da honra

[social-share-display display="1561552678" force="true"]

I PEDRO 2:17

Quem escreveu essa carta não foi o brilhante Paulo, mas um iletrado pescador chamado Pedro. Pedro tinha um conhecimento empírico (aquilo que você aprende através das experiências da vida). Pedro foi um homem que aprendeu errando, e um de seus erros foi cortar a orelha do soldado. Nós também cortamos muitas orelhas por aí, com palavras, atitudes, aquela olhada de lado. O mesmo Pedro que ao andar sobre as águas teve medo, por causa dos ventos e afundou, é o mesmo Pedro que, anos depois, curava pessoas por meio da sua sombra – o Pedro que afunda sem fé, depois tem uma fé sobrenatural para curar. A TUA FÉ DE HOJE NÃO MEDE QUEM VOCÊ VAI SER DAQUI UNS ANOS. A tua realidade de hoje não dirá quem você será amanhã. Não pense que você já esta definido, você está em construção.

O apostolo Pedro nos ensina 3 princípios e vamos aprender agora:

1º) HONRE A TODOS.

Honre ao seu líder, honre seus pais, honre a todos. Mas o que é honra? É dizer “você vai primeiro, eu vou depois”, “come primeiro que eu espero”. Honra tem haver com gentileza, com gratidão, e GRATIDÃO NÃO TEM PRAZO DE VALIDADE. Tem pessoas que são ajudadas pelo líder há 10 anos, mas quando esse líder erra, ele dá as costas e vai para outro lugar e os anos de investimento, de ajuda, são desprezados por uma atitude. As pessoas são ingratas e desconstroem a escada da honra, porque a gratidão é o 1º degrau, o 2º degrau é a gentileza, e o 3º é o reconhecimento. Quando você subir por esses três degraus, você chegará a um estagio de honra onde Deus começa a te honrar também. Valorize as pessoas que tornam sua vida mais fácil! NENHUM LÍDER, NENHUM PASTOR, NENHUMA PESSOA vai avançar na vida se não possuir essas 3 coisas.

2º) AME A PESSOAS

Deus nos abençoa através de pessoas, mas as pessoas também matam sonhos, também nos ferem, por isso é tão difícil amar. Recicle suas dores. Ao invés de usá-las para sofrer, use-as para crescer, porque diante da dor, ou você cresce ou você sofre. Pegue a dor e potencialize o seu talento para crescer e pare de sofrer com as dores do passado. Tem pessoas que são depósitos de mágoas, tem outras que pegam as dores e mágoas e potencializam seus talentos e se tornam grandes líderes – sua decisão muda tudo.

3º) TEMA A DEUS

“O temor do Senhor é o principio da sabedoria” (Pv.9:10).

Quando eu temo a Deus, eu honro meu líder e eu amo meus irmãos. O desprezo e a desonra são caminhos perigosos. A Bíblia mostra em I Sm.17 que Golias desprezou a Davi porque era ruivo e de gentil aspecto. Golias achou que Davi não tinha valor. E o resultado? Perdeu a batalha e a cabeça. Golias era o favorito do exercito filisteu, tinha 3m de altura, fora treinado desde pequeno para ser um grande guerreiro, mas perdeu! Por quê? Porque desprezou Davi. Não despreze seu inimigo. E também não despreze suas pequenas vitórias.

Um dos maiores psicólogos do mundo acadêmico, o americano Jhon Gotman, após 10 anos de estudos, chegou cientificamente a conclusão de que o que mais separa casais é o desprezo. Não é o adultério, porque a pessoa consegue conviver com muitas coisas mas não consegue conviver com o desprezo. Ele provou cientificamente o que a Bíblia já disse. Observe que toda vez que a palavra desprezo aparece na bíblia, uma grande perda vem depois.

II Samuel 6:16 – Mical desprezou Davi quando ele entrou dançando na frente da arca. Tinha uma história de amor ali, eles eram cumplices (I Samuel 18:20, mostra que ela avisou Davi que seu próprio pai o queria matar). Mas por uma atitude de desprezo a Davi, ela não pode ter filhos. Quando o desprezo entrou, Davi nunca mais a tocou. Quando entra o desprezo no casamento, na família, na sociedade, no teu ministério, você começa a perder.

Gn.25:31 – Jacó comprou a primogenitura bem baratinho, ele usou a fraqueza do irmão e negociou o que para ele era importante e para Esaú não era. Esaú disse: “pra que serve isso?” Esaú desprezou sua primogenitura. Você não con-segue valorizar o que você tem se você não tiver uma visão de futuro. O que está na sua mão hoje, pode ser uma ferramenta para daqui alguns anos, mas como hoje não está tendo utilidade, você vende. Jacó tinha visão de futuro e sabia que pra ter a benção e ser o pai da nação de Israel ele teria que ser o primogênito. O QUE VOCE TEM HOJE É UM PASSAPORTE PARA O SEU FUTURO.

Jacó não roubou o que era de Esaú, Esaú desprezou. Paulo diz pra Timoteo “Não despreze o dom que a em ti, que foi dado por imposição de mãos” (I Timóteo 4:14). Não despreze os pequenos começos, se você não valoriza o pouco, ou o pequeno, não espere que Deus te dê algo grande. Não despreze o carinho da esposa(o) e dos membros, porque onde tem desprezo tem perdas.

• Esaú perdeu porque desprezou a benção do pai.
• Golias perdeu porque desprezou o potencial e o Deus de Davi.
• Mical perdeu o casamento por que desprezou seu sacerdote.

Honra é você nunca desprezar o que Deus colocou em suas mãos porque você não conhece seu futuro, mas DEUS já te viu lá. E tudo o que você tem e está passando hoje, é uma ferramenta para o que vai acontecer em pouco tempo na sua vida. Ninguém enfrenta um Golias e não é promovido depois.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend