O fracasso não é o fim

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
fracassonaoeofim
fracassonaoeofim

Josué 8:1-29

TODOS nós já enfrentamos fracassos. O fracasso é universal. Nós achamos nas livrarias livros de autoajuda para muitas coisas, mas não encontramos nenhum livro falando como ser bem-sucedido no fracasso. (talvez tenha, mais não achei). Talvez ninguém saiba o que dizer. Mas Deus sabe. Seu livro foi escrito para fracassos. Está repleto de pessoas que fracassaram miseravelmente.

Davi foi um fracasso, Elias, Jonas, Pedro, o filho prodigo, etc… pessoas perfeitas? Não. Mas mesmo assim Deus as usou. Isso é algo extraordinário, Deus usa fracassos.

Em Josué cap. 6, vemos a conquista de uma cidade que era impenetrável Jerico. Josué seguindo as ordens do Senhor, conquistou aquela cidade, os muros caíram, o inimigo foi totalmente derrotado, o povo de Israel se alegrou. Mas um capitulo a frente vemos uma situação completamente adversa, o povo sendo derrotado por meia dúzia de soldados. Josué estava convencido que venceriam aquela batalha com poucas pessoas, não orou, não pediu orientação do Senhor, simplesmente montou sua própria estratégia (7:3). O povo de Ai, apesar de ser menor em número haviam demonstrado um poder maior, os Israelitas sofreram uma derrota inesperada.

Então Josué ora ao Senhor “E disse Josué: Ah, Senhor Deus! por que fizeste a este povo atravessar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazeres perecer? Oxalá nós tivéssemos contentado em morarmos além do Jordão” (Js.7:7).

Não foi o melhor dia de Josué.

Ele estava acostumado a vencer durante toda vida. Demonstrou coragem como espião de Moises, assumiu a liderança do povo, não teve medo de enfrentar a cheia do rio Jordão, venceu em Jericó. Mas nesse episódio intitulado “a traição de Acã e a derrota de Ai”, ele fracassou. Josué falhou diante de seu exército, do inimigo, de Deus.

Josué sente o olhar de seu povo “ ele não é um bom líder, ele é incapaz, ele nos decepcionou. Pior de tudo, Josué ouve sua própria voz, você é um fracassado, será que Deus me escolheu mesmo?

Quantas vezes você já ouviu essa voz, quando o casamente acabou, quando você perdeu o emprego, quando seus negócios não deram certo, sua empresa faliu, quando você falhou no exame da OAB, não passou no Enem, não passou em um concurso público que você tanto estudou, ai você se ajuntou as vozes do fracasso, se desqualificou, se acusou, se condenou a uma vida de trabalho forçado da autoestima baixa. Declarou sou um fracasso.

Mas Deus usou o fracasso de JOSUÉ, para nos mostrar o que devemos fazer com os nossos.

Deus rapidamente chamou Josué de volta e vida; “levante-se, porque você está prostra-do?” (v.10), não tenha medo, não desanime, leve todo o exército com você e avance contra Ai.

O fracasso é uma espécie de areia movediça, você precisa partir para ação imediatamente, senão você afunda.

Você pode ter fracassado, falhado, mas o amor de Deus não falha. Encare seus fracassos com fé na bondade divina. Ele sabia que Josué ia falhar, ele sabia do fracasso em AI, mesmo assim Ele diz a Josué “prepara-se para entrar na terra” a oferta da terra prometida de Deus não depende da nossa perfeição. Depende da perfeição Dele.

Nas mãos de Deus, nenhuma derrota, é uma derrota definitiva (Sl.37:23,24).

É essencial que você entenda isso, se você não entender essa verdade perderá seus dias de bênçãos. Você precisa acreditar que a graça de Deus é maior que os seus fracassos. Arme sua tenda sobre a promessa como esta “agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Rm.8:1-4).

Todo mundo tropeça, a diferença está em nossa reação, alguns caem na cova da culpa. Outros caem nos braços de Deus. Quem encontra a graça é aquele que ouve a voz de Deus e decide se levantar e se apoiar na sua graça.

Não há futuro no passado, não fique remoendo seus fracassos, chorando, se lamentando, você não pode mudar seu passado, mas pode fazer algo a respeito do seu futuro, execute o plano de Deus, faça do modo dele, deixe ele te orientar.

Deus instruiu Josué a voltar ao local do fracasso (Js.8:1), basicamente Deus estava dizendo a ele, vamos tentar mais uma vez, mas desta vez do meio modo.

Não desperdice seus fracassos, aprenda com eles, seja esperto. Deus jamais esqueceu você, levante a cabeça, volte ao lugar do seu fracasso, Deus diz vamos tentar mais uma vez.

O filho prodigo voltou, Pedro tentou mais uma vez, Jonas se arrependeu, Davi confessou, todo fracasso da vida deles foi um grande aprendizado para a vida que Deus tinha para Eles.

Para os discípulos de Jesus sua morte foi o maior fracasso, todos desistiram, olharam para trás, voltaram a velha vida, se prostraram, as promessas e a esperança tinham morrido com Ele. Mas o que parecia ser um grande fracasso se tornou o maior milagre de todos. Ele se levantou dentre os mortos, Ele ressuscitou para que nós também possamos nos levantar. Por isso coloque seu ouvido na cortina da eternidade e ouça: milhares dos santos salvos estão torcendo por você, Davi, Abraão, Jonas, Elias, Pedro, Paulo, torcendo para que você se levante e continue. Não desista!

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend