Não Desista

naodesistir
naodesistir

Lucas 5:4

Jesus estava junto ao Lago de Genesaré e viu 2 barcos junto a praia do lago (vs.2). Poderia ser apenas mais alguns barcos ancorados como os outros, mas não eram, havia ainda pescadores ali. O que faziam? Lavavam as redes. Precisam delas limpas para a próxima pescaria. Não se pesca com redes sujas.

Podemos tirar aqui, nossa primeira lição de hoje. Se queremos ter êxito em nossas pescarias temos que manter nossas redes limpas e prontas para serem usadas. Não se pesca de qualquer jeito e é muito importante observar que todo pescador, por mais cansado que esteja ele não larga as redes sujas e vai para casa. Pelo contrário, deixa tudo pronto para a próxima oportunidade. Há muitas pessoas que não se preocupam com a pureza de sua rede, seu instrumento de trabalho, a pesca. Tem que tirar as impurezas do mar, as algas… Na nossa realidade, nossa vida. Através de nossas vidas podemos ter muitos peixes ou não. Se mantivermos nossa vida limpa, santa, pronta para ser usada, Deus vai nos honrar e dar aquilo que é a razão de nossa existência: vidas.

Jesus, claro, sabia que o pescador só lava as redes depois de usá-la, e neste caso, não viu resultado daquele trabalho, só havia sujeira na rede, não havia peixes. O trabalho pós-pescaria seria de grande alegria se tivessem trazido grandes quantidades de peixes, mas nesse caso, só veio sujeira do mar. Era um trabalho extra, limpar as redes, não tinha como tentar nova pescaria com aquelas redes sujas.

O que Jesus fez? Sabendo como eles estavam cansados, tristes, desanimados, nada falou acerca do trabalho, criticando, rindo deles pelo fracasso da pescaria, mas pediu o barco de Si-mão emprestado, pediu que o afastasse um pouco da praia e assentando-se, ensinava do barco as multidões (vs.3).

Veja como cada atitude do mestre foi proposital para trazer uma nova visão para Simão, que tinha o hábito de entrar no barco, se afastar bastante da praia, lançar a rede e voltar vazio ou as vezes, até com peixes, o fato é que Jesus repetiu os passos que ele dava para ver resultado do seu trabalho.

Jesus repete seus passos, entra no barco, afasta pouco da praia, e assentando-se, ensinava do barco as multidões. Aqui esta todo o segredo. Jesus tem que entrar no seu barco – sua vida. Tudo começa a mudar quando Ele entra. Quando Ele entrou no barco, Ele não foi logo tomando a frente e saindo com o barco – Ele “pediu que Si-mão o afastasse um pouco da praia” – tinha que haver um posicionamento de Simão se queria obedecer ou não o comando dele.

Simão cansado de uma noite de trabalho, cansado por estar lavando as redes, cansado do seu fracasso poderia ter se recusado, não era seu discípulo ainda, não o conhecia, mas mesmo as-sim obedeceu.

1º) Permitiu que entrasse na sua propriedade (barco)

2º) Obedeceu se afastando da praia.

O fracasso na vida do homem esta em não permitir que Jesus entre na sua vida, ou quando permite, não quer se afastar do pecado, ama o prazer, a orgia. É como se dissesse: “Você pode até entrar no barco mas deixa ele ancorado na praia mesmo, aqui é muito bom”. Jesus mostrou que não. Ele simplesmente entrou, sentou e co-meçou a ensinar do barco as multidões.

Do barco saía o ensino para o povo, através do seu barco, de sua vida tem que sair o ensino para as multidões, mas para isso Ele tem que sentar no barco.
Sentar é uma atitude de quem esta no contro-le, atitude de descanso, só chegamos neste nível quando passamos pela mesma experiência com Jesus (Ef.1:20).
Depois da morte do Eu, somos ressuscitados (novo nascimento) em Cristo, estamos assenta-dos a direita com Ele nos lugares de governo, de autoridade e aí sim podemos ensinar as multidões.

Vs.4 – temos que esperar o tempo que for necessário, o tempo de ficar em Jerusalém “até que” do alto sejais revestidos de poder, mas somos impacientes e queremos resultados rápidos, imediatistas. Tudo tem um tempo determinado. “Quando acabou de falar” era como se perguntas-se a Simão: você entendeu? Aprendeu? Alguma dúvida? Não? Então: faze-te ao largo e lançai as vossas redes para pescar.

Jesus estava realmente interessado nos pei-xes? Não, mas na lição que queria dar. A benção que esta sob o fiel, transborda sobre a vida da-queles que caminham com ele. A equipe vai viver as mesmas bênçãos se lançarem no mar para ajudar a puxar as redes. Quem fica olhando não experimenta da benção da fartura e da alegria dos resultados, por isso são tomados por um es-pirito de inveja, trabalham a noite toda, nada apa-nham mas não querem se aproximar daqueles que estão com as redes cheias, pedindo ajuda para colocar peixes nos seus barcos, mas porque a rede não é sua, não aceita.

Simão Pedro quando se prostra diante de Je-sus viu quem realmente ele era – sou pecador.

Como você se vê diante de Jesus? Fariseu ou publicano? Lc.18:10.

2
Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
2 Comentar tópicos
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Lyncolln Lopes Autores recentes de comentários recentes Traduções de recente AdjetivoFrequência recent recente, moderno, de há pouco late tardio, atrasado, recente, último, antigo, demorado new novo, recente, renovado, novato, moderno, original modern moderno, atual, recente, novo fresh fresco, novo, puro, recente, moderno, descansado latter-day moderno, recente present-day contemporâneo, moderno, novo, recente new-found recente, novo Sinônimos de recente Adjetivo novo
  Se inscrever  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Lyncolln Lopes
Visitante
Lyncolln Lopes

Glória a DEUS.

Lyncolln Lopes
Visitante
Lyncolln Lopes

Glória a DEUS.

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
[wcs-schedule id=2]