Carregando ...

Arranque os argumentos e deixe a fidelidade brotar

Texto básico: Ec 9:17-18

Temos falado muito sobre testes e estamos debaixo de muitos deles, porque estamos trilhando o caminho da fidelidade. Em meio a esse percurso, teremos que arrancar da nossa vida, todo argumento. Os argumentos nos prendem, nos amarram e nos impedem de crescer. Mas temos uma boa notícia: a sabedoria de Deus, que será derramada sobre nós, nos ajudará a arrancar todo argumento, para que a fidelidade brote sem encontrar bar-reiras em nossa vida.

A sabedoria detecta os argumentos

Os nossos argumentos podem destruir coisas boas. Existem argumentos individuais e coletivos; há também argumentos que estão no líder, outros nos liderados. Muitas vezes existem argumentos em nossa vida que impedem que a fidelidade de Deus brote em nosso histórico. E para que arranquemos qualquer argumento, precisamos conhecer a sabedoria. A sabedoria faz parte dos atributos do caráter de Deus (Is 11:2; Tg 1:5).

A Bíblia diz que quem tem a sabedoria tem as maiores armas de guerras. Porque na guerra não vence quem é mais forte, quem tem a melhor arma, quem tem o melhor dis-curso, mas quem tem a sabedoria da parte do Pai.

Deus quer nos entregar hoje uma arma poderosa. E essa arma tem nome: sabedoria. É por isso que o texto de Eclesiastes diz que as palavras dos sábios devem ser ouvidas com muita atenção. Diz também que um só pecador destrói muitas coisas boas. Precisamos de sabedoria para detectarmos onde estão os argumentos. Você está precisando de sabedoria para comandar os 12, os 144, as células, entender a visão? Peça-a de Deus! Existem argumentos nos 12, nos 144, nas células e nós precisamos de um batismo de sabedoria para descobrirmos quais são eles.

A expectativa frustrada gera o argumento

Os argumentos nascem quando ferimos as pessoas ou quando não cuidamos dos feridos que chegaram até nós. Podemos gerar argumentos quando ferimos ou não cuidamos das pessoas. Como uma pessoa é ferida? Quando suas expectativas são frustradas. Há expecta-tivas que são dadas por nós e há aquelas criadas pelas pessoas. É certo que não conseguiremos superar todas as expectativas de uma pessoa, porque não somos Deus e não sabemos o que passa pelo coração delas. As pessoas criam expectativas que não podem ser correspondidas pelo discipulador. Elas colocam toda a sua esperança no discipulador e acreditam que ele vai resolver o problema delas. O discipulador é um instrumento de Deus, uma ferramenta para lhe direcionar a alcançar êxito no problema que está enfrentando. Cada discípulo precisa entender que está neste ministério por causa de Deus e por causa dEle precisa viver o cem por cento do que Ele tem para sua vida, independente de qualquer situação.

Existem pessoas trabalhando na obra de Deus e tudo o que elas querem é ser notadas, honradas, pois acreditam que assim ganharão respeito. Se fosse por isso, Jesus seria o líder mais fracassado da história, porque Ele teve 12 homens com os quais conviveu por três anos em tempo integral e foi abandonado por eles quando mais precisou. Jesus deu para os 12 a mesma doutrina, a mesma essência, a mesma qualidade de ensino, o mesmo cará-ter. Mas o direito de resposta era dos 12. Mui-tas vezes as pessoas não respondem de acordo com os ensinamentos que recebem. Deus quer que você saiba que você não vive pelos reconhecimentos humanos. Se Deus não honrar, de nada vale a honra de homens.

Removendo o argumento da alma

Há tempo para compreendermos o que Deus quer falar conosco. Deus quer nos dizer que muitas vezes criamos as nossas próprias feridas e geramos os nossos próprios argumentos. A maioria das feridas que estão na alma do povo foi gerada por uma expectativa frustrada. Mas uma expectativa que o líder não podia corresponder. Porém, Deus não é um Deus de feridas, e Ele quer remover os argumentos e as feridas da nossa alma.

Como remover o argumento da alma? Querendo. Decidindo. Deus opera em nós tanto no querer quanto o efetuar, segundo a Sua boa vontade. Deus é bom . As coisas só vão ser efetuadas mediante o querer. Eu que-ro uma mudança radical na minha vida.

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana

Send this to a friend