Que pena!

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
quepena
quepena

TEXTO: “A obediência é melhor que o sacrifício”. (I Samuel 15:22b)

A alegria reinava no Jardim do Éden. Adão e Eva passavam os dias ocupados; ora trabalhando, ora se divertindo com os animais ou banhando-se no rio, ou mesmo colhendo flores e frutos. Todos os dias, ao entardecer, recebiam a visita do Pai Celestial que vinha conversar com eles, demonstrando, também, a Sua satisfação por ver que toda a obra que havia feito era muito boa. Até que… Aconteceu uma tragédia!

Adão e Eva viviam felizes no jardim do Éden, onde Deus os havia colocado para morar. O inimigo (diabo), que não gostava nem um pouco do cuidado de Deus para com o homem, arranjou um meio de parar aquela comunhão e aquela felicidade.

Certo dia, quando Eva passeava pelo jardim, apareceu uma serpente que, aproximando-se da mulher, começou a interroga-la e a colocar dúvidas no coração de Eva sobre as ordens que Deus havia dado. Nessa conversa, o inimigo, além de inverter a história e colocar dúvida no coração da mulher, disse que Deus mentiu e que eles deveriam comer do fruto proibido para se tornarem iguais a Deus.

Vocês sabem o que é tentação? É o esforço que o inimigo faz para levar-nos a praticar coisas que desagradem a Deus. Todos nós somos tentados de muitas formas. Vocês já foram tentados a pegar alguma coisa que não lhes pertence? A desobedecer a sua mãe indo para algum lugar que ela lhes proibiu? A falar uma mentira para se desculpar? Ser tentado não é pecado; ceder a tentação, sim, cometendo erro, é pecado.

Para tentar Eva, o inimigo usou um disfarce. Tomou a forma de uma serpente. É claro que Eva não sentiu medo; ela estava acostumada a viver com os animais, e eles não lhe faziam mal algum. Essa foi a razão por que Eva conversou calmamente com aquela cobra.

A tentação é o meio que o diabo usa para que as pessoas pratiquem coisas desagradáveis a Deus. Eva deveria ter acreditado na Palavra de Deus que proibia eles de comerem o fruto daquela árvore (Gn.2:15). Mas, em vez disso, ela deu ouvidos ao que a serpente falou-lhe.

Quando Adão e Eva cederam a tentação e comeram do fruto proibido, eles olharam-se e sentiram vergonha porque estavam nus, e correram para se esconder.
Ao cair da tarde, quando Deus veio visita-los, como era de costume, chamou por Adão, que respondeu do esconderijo atrás das folhagens: Ouvi Teus passos no jardim e fiquei com medo, porque eu estava nu, por isso me escondi. Adão, então, colocou a culpa da sua desobediência em Eva. A mulher, por sua vez, colocou a culpa na serpente. Porém, Deus, que conhece os corações, sabia que eles eram culpados por terem desobedecido à ordem recebida.

Foi assim que o primeiro casal errou e o pecado entrou no mundo, passando a toda a humanidade. Eles foram castigados por Deus e foram expulsos do jardim. Daí em diante, Adão teve que arar a terra com muito trabalho e muito suor. E daquele tempo em diante, por consequência da desobediência de Adão e Eva, toda a natureza mudou. Os animais tornaram-se ferozes, nasceram espinhos e ervas daninhas nas plantas, além de outros males. O homem teve que trabalhar muito para ter alimento e sustento para sua família. Até hoje, as pessoas sofrem em consequência do pecado.

Deus ama o pecador, mas aborrece o pecado. Deus espera que nós sejamos obedientes a Ele, e não venhamos a dar ouvidos às tentações do inimigo.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend