Carregando ...

Não apaguem o Espírito

naoapagueachama
naoapagueachama

Tessalonicenses 5:19

Só é possível andarmos quando estamos livres, não podemos dar passos para frente se estamos atados ou aprisionados em correntes. O Egito simboliza esse mundo que nos escraviza e destrói, sugando as nossas forças e nos fazendo viver fora do propósito de Deus. Mas Deus teve misericórdia do seu povo e enviou um libertador, onde através do sangue do cordeiro e da morte do primogênito, o povo foi liberto.

Quando estávamos no mundo estávamos no nosso “Egito”, éramos escravos do pecado (Jo.8:34), acorrentados pelos desejos da carne, maltratados e destruídos, destinados a justiça e o juízo. Mas então veio o Filho de Deus como o cordeiro que tira o pecado do mundo – JESUS, e Ele trouxe a libertação através do seu sangue.

“Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.” (II Co.3:17)

Essa obra não acabou na cruz. O nosso Senhor Jesus disse que Ele enviaria Outro (Jo.14:16) a palavra usada aqui nesse texto no original grego é ALLÓS que significa: da mesma substância, da mesma qualidade, da mesma espécie, então JESUS enviou outro igual a Ele – o ESPÍRITO DA VERDADE.

O Espírito Santo foi enviado com um propósito dar continuidade aquilo que Jesus começou, e edificar uma noiva imaculada para a sua volta. Ter o Espirito santo habitando em nós é uma dádiva da graça, pois não merecemos mas pela sua misericórdia e amor ele fez de nós “casa”.

O Espirito Santo não é uma coisa, uma força ou uma energia como muitos pregam, mas Ele é uma pessoa e Ele é Deus. Ele é invisível mas real, e a intimidade com Ele é conquistada através da fé na Sua existência e no Seu poder transformador. Da busca incansável pela sua presença, seremos uma geração forte, geração tomada pelo Espirito porque nEle habita a força e o poder de Deus, Nele existe personalidade vontade, raciocino e emoção, Ele pode ser entristecido, resistido e apagado. Como esta seu relacionamento com o Espirito Santo?

O Espirito Santo é aquele que mantém a paz e a liberdade na nossa vida, Ele zela pela libertação. Se estamos cheios do Espírito, ali a liberdade, mas se estamos cheios de cadeias é porque estamos vazios Dele.

O mundo não pode recebe-lo… (Jo 14.17)

Aquele que se faz amigo do mundo se torna inimigo de Deus, mas aquele que se torna amigo de Deus, se torna inimigo do mundo. Em João 14:17 diz que o mundo não pode recebe-lo, por que não O vê nem O conhece. Estamos falando aqui sobre um sistema mundano – não podemos viver e ser do Espirito e vivermos em um sistema carnal, que nos aprisiona e nos cega (Rm.8:5).

Mas quando o Espirito santo vier ele o guiará a toda verdade… (João 16:13)

O Espirito Santo de Deus é nosso guia. Ele é o responsável por nos guiar a toda a verdade. Ele é aquele que nos revela o desejo e o caminho do Pai. A palavra de Deus diz que aqueles que são guiados pelos Espírito, esses são filhos de Deus (Rm.8:14).

Êxodo 13:21-22 – “Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite.”

O Senhor ia adiante deles: Um guia nunca pode ir atrás, ele sempre tem que estar à frente mostrando o caminho. Um guia está apto para mostrar o caminho que não conhecemos, pois ele conhece esse caminho; assim é o Espirito Santo, Ele conhece a mente de Deus e nos guiará a toda a verdade.

Coluna de nuvem: Essa nuvem protegia o povo do sol escaldante do deserto, pois o sol rouba a água do corpo e sem a água ficamos desidratados; a sombra mantém a água em nossos corpos para que possamos nos manter em pleno funcionamento, hidratados. O nosso corpo só funciona com a água. Assim é nosso homem espiritual. A água é a Palavra que o Espirito protege em nosso coração para não ser roubada. Só funcionamos com a Palavra. A bíblia diz que a coluna de nuvem ia guiá-los no caminho, o caminho é Jesus, e é o Espirito Santo que nos guia Nele.

Coluna de fogo: no deserto as temperaturas são altas durante o dia, mas durante a noite elas caem relativamente, e no lugar do calor escaldante vem um frio congelante. Mas o Senhor na noite era uma coluna de fogo para proteger o Seu povo e não permitir que o frio os alcançasse. Assim é o Espirito Santo, um fogo que não permite que a frieza espiritual nos alcance nem nos domine. Mui-tos estão vivendo nesse “frio” porque não manteram a chama do Espirito Santo acessa em seus corações. Ele também é a luz que nos ilumina nas trevas. Nas trevas do deserto, havia a luz da coluna de fogo; nas trevas da nossa vida, sempre existirá a luz: o Espírito Santo.

Não se afastava do povo: O Espírito Santo é nosso companheiro, amigo fiel, e Ele não se afasta de nós.

O pão só era revelado ao amanhecer. Moisés disse que ele foi dado pelo Senhor. Esse pão é Jesus, o Pão da Vida, e o Espírito Santo é essa luz que O revela.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Send this to a friend