Atitudes de uma mãe que confia no Senhor

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
maequeconfiaemdeus
maequeconfiaemdeus

Texto básico: Ex 2:1-10 

Joquebede é o modelo de mulher e mãe, por sua coragem contagiante de temer e confiar em Deus e não nos homens e por sua fé firme nas promessas e providencias divina. Hb 11:27 registra que Moisés saiu do Egito “não ficando amedrontado com a cólera do rei” e que seus pais antes dele, “não ficaram amendrontados pelo decreto do rei” Hb 11:23

Depois da morte de José, os filhos de Israel foram fecundos e aumentaram muito, e se multiplicaram, e grandemente se fortaleceram, de maneira que a terra se encheu deles (Ex 1:7). O novo rei do Egito assustado porque eram fecundos e aumentavam muito, tentou frear este crescimento:

  1. Colocou feitores para os afligirem com suas cargas (v.11), mas não deu certo eles continuaram a se multiplicar.
  2. Fizeram amargar a vida com dura servidão (14). Não deu certo.
  3. Ordenou as parteiras que matassem todo filho homem que nascessem das mulheres hebreias. Deus levanta Sifrá e Puá, duas parteiras hebreias que tiveram um papel de intercessora, porque temeram ao Senhor e não obedeceram a ordem do rei, deixaram viver os meninos (17). O papel de intercessoras destas mulheres não foi porque oraram, mas porque agiram, para impedir que esse decreto maldito alcance seu intento de trazer uma mortandade desse monte no meio do povo de israel.

O intercessor é esse, que sabe que o inimigo se levanta mais se coloca na brecha para mudar sentença. Como ele não conseguiu dessa forma, antes o povo aumentou e se tornou mais forte (v.20) veio mais um ataque.

  1. Desta vez ordenou: todos os filhos que nascerem aos hebreus lançareis no Nilo mas as filhas deixareis viver ( v. 22)

Aqui entra o papel dessa mãe que confiou no Senhor. Mesmo com esta ordem do rei, Joquebede agiu como mãe cuidadosa e diligente, mesmo diante da maldade que a cercava. Deus viu o seu coração, ouviu suas orações e interveio em seu favor.

Havia um decreto, uma sentença, Ela escondeu seu filho, porque era um sonho, ela queria viver esse sonho, ver esse sonho crescer, se tornar adulto, e por isso o escondeu por 3 meses. Muitas vizinhas devem ter entregue e chorado a morte de seus filhos, muitas devem ter dito a ela, entrega seu filho a faraó, mais ela disse: não, não vou entregar meu sonho, não vou abrir mão dele.

Mais teve um tempo em que essa mulher não podia mais esconder. Ela não pôde mais ter seu filho em seus braços, e ela prepara um cesto.

Deus deu uma orientação para ela preparar um cesto, impermeabiliza por dentro e por fora. Ela preparou o lugar porque o menino estaria ali e precisava estar guardado e protegido.

Como guardar os filhos? Ensinando os princípios para eles. Não deixe que os professores façam isso, é sua função. Quando você ensina e eles chegam na adolescência e quiserem fazer o mal, o temor estará no coração deles, invista no crescimento espiritual deles. Não deixe que entre qualquer coisa em sua casa, não deixe nenhum veneno entrar na sua panela, guarde seu casamento, proteja seus negócios. Honre o senhor no pouco e sobre o muito ele vai te colocar.

Joquebede preparou o lugar para colocar o menino no cesto. O que você esta fazendo? Estou colocando meu sonho nas mãos do Senhor. Eu não posso mais guarda-lo, mais nas mãos de Deus o milagre acontece.

Joquebede teve uma ação de fé. O coloca no rio e sua irmã o segue, mais Deus ali na frente preparou o milagre.

Naquele momento, quem resolve se banhar, passear na beira do rio  Nilo? a princesa. (Ex 2:5-6)

E ela vê o cesto e manda busca-lo e quando ela abre vê uma criança que estava chorando e ela teve compaixão. Quando você foi colocado no rio, talvez achasse que não ia mais viver, que iria morrer sozinho, mais Deus mandou um príncipe entrar nessas aguas  para tirar você de la.

Deus além do milagre que está preparando para você, ele vai colocar compaixão em pessoas para te abençoar.

A princesa pega o menino e nessa hora a sua irmã corre e falou com ela. Miriam aproveitou a oportunidade. Não perca as oportunidades que surgem na sua frente. Miriam correu e perguntou a princesa: queres que eu vá chamar uma das hebreias que sirva de ama e que crie a criança? (v. 7) ela disse: vai. Sua mãe veio e a princesa disse: leva este menino e cria-mo; pagar-te-ei o teu salário.(v. 8).  A criança agora estava protegida, ele não esta mais debaixo da sentença de morte, vou te dar salario. Veja a situação dessa mãe que estava prestes a ver a morte de seu filho, agora o tem de volta e ganhando salário ainda. Ela feliz, cuida e cumpre a palavra e entrega para ela a criança já grande (v.10). Ele passou a ser filha dela a qual deu o nome de Moisés, das aguas o tirei.

Deus tinha um plano para esta criança. Se Joquebede tivesse desistido esse sonho não tinha se realizado, seu filho não tinha se tornado o libertador de Israel. Quando Moisés volta ao Egito para libertar seu povo, ele não encontrou homens com sua idade porque muitas mães desistiram, saiba de uma coisa mãe, não desista de seus sonhos, as sentenças de morte e falência não valerão sobre eles. Se você crê glorifica o nome do Senhor.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

  • Para célula
Sonho
Agenda da Semana
Send this to a friend