Caminhando com Jesus sem conhece-lo

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
caminhandocomjesussemconhecelo
caminhandocomjesussemconhecelo

Lucas 24:13-35

“Um ser humano pode até ter conhecimento acerca de Deus, saber que Cristo morreu por ele, escrever livros sobre a vida espiritual, compor hinos de louvor à Deus, pode chegar à ser presidente de uma grande denominação religiosa e ter cargos importantes na igreja, sem nunca chegar a conhecer Jesus de forma vital, pessoal e verdadeira“ (A.W.Tozer).

Na história dos discípulos a caminho de Emaús, temos uma noção do que isso significa. Provavelmente estavam com Jesus a bastante tempo, mas após a morte do mestre, eles estavam voltando a vida comum. Tudo que Jesus Cristo ensinou através de palavras, ações e vida, não foi absorvido por eles, ao entendimento deles tudo tinha acabado com a morte.

Emaús era uma aldeia que ficava a 11 km de Jerusalém, provavelmente, eles eram dessa aldeia e depois da grande decepção e tristeza que passaram, estavam voltando para casa. A esperança de um libertador para Israel, havia sido frustrada, o que fazer? A caminho de Emaús, eles discutiam justamente isso, quando Jesus se aproxima e pergunta: “Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? Eles pararam entristecidos, acho que pensaram “quem é esse desinformado” e perguntam: “Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias? (Lc.24:18).

Ai começam a narrar todos os acontecimentos dos últimos dias, e nessa narração vamos ver três atitudes que eles tiveram e vamos refletir sobre elas:

1ªATITUDE: Tristeza

para aqueles dois, a esperança tinha morrido; aquilo que eles imaginavam e esperavam não tinha acontecido, só restou a tristeza. Para eles, foram três dias difíceis depois da morte de Jesus, choraram muito, não podiam acreditar no que estavam acontecendo, e a solução que eles encontraram, talvez para tentar amenizar a dor foi voltar para Emaús.

Emaús é um caminho de tristeza e decepção. Muitos de nós já caminhamos por ele. Nem sempre as coisas acontecem do jeito que planejamos ou sonhamos. E, assim, a tristeza nos invade e somos tomados pelo desânimo.

Depois de uma grande tristeza, onde as lutas tiram as nossas forças, a vontade que temos é de voltar para trás, desistir de tudo, entregar os pontos, e voltar para aquela estrada triste e solitária da vida e sumir.

Mas a mensagem de Deus para tua vida hoje é, Jesus Cristo não esqueceu de você, e não te abandona nem por um minuto sequer. Embora você não o esteja reconhecendo ele está caminhando com você.

2ª ATITUDE: Falta de fé.

Interrogados por Jesus sobre quais fatos ocorreram nos últimos dias, respondem: “O que aconteceu a Jesus, Nazareno, que era varão profeta…”. Jesus viveu por três anos ensinando e mostrando quem Ele era: O Filho de Deus. Fez muitos sinais e maravilhas não para ser visto como um grande profeta, um libertador, mas para que pudessem crer que Ele era o Filho de Deus e recebessem a vida eterna (Jo.20.30-31). No entanto, os discípulos de Emaús o viram apenas como varão profeta, poderoso em obras e em palavras. Tinham expectativas erradas a respeito de Cristo, acreditavam que ele restauraria o reino de Israel. A mente deles estava concentrada naquilo que o coração queria, desejava.

Jesus explica para eles o que os profetas disseram, fala das escrituras desde Moises, mesmo assim os olhos deles continuavam fechados para a verdade. Eles estavam equivocados a respeito de Jesus, o Messias. Erraram por não compreenderem as Escrituras. Estavam caminhando com ele, conversando, ouvindo sua voz, mesmo assim, continuavam incrédulos. Sabe por quê? Eles tinham uma imagem equivocada da pessoa de Cristo (Lc.24:21).

A “fé” que não está fundamentada na verdade de Deus é incredulidade, leva-nos a tristeza e decepção.

3ªATITUDE: O convite.

Chegando a aldeia, Jesus continuou a caminhar como se fosse para mais longe, eles então o convi-dam para ficar com eles. Essa atitude mostrou compaixão e amor pelo companheiro de viagem. Apesar da tristeza e da falta de fé, houve preocupação com viajante desconhecido. E essa atitude mudou a vida deles.

Hoje você pode estar caminhando com Jesus, sem conhece-lo, sem saber realmente quem Ele é. Talvez, por causa das decepções, das tristezas das desilusões, fez o caminho de volta, mesmo estando na igreja, na célula, continua com o coração vazio, amargo, entristecido, fazendo tudo por religiosidade. Mesmo que a sua história no momento não seja das melhores, não se preocupe, hoje você pode convidar Jesus para entrar na sua casa. Talvez seu sonho tenha morrido, sua esperança ido embora, sua fé esteja abalada, mas faça um convite e vai mudar a sua história. Quando convidamos Jesus para ficar conosco, os milagres acontecem, Jesus está vivo, Ele ressuscitou.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend