A Busca da Ovelha Perdida

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
embuscadaovelhaperdida
embuscadaovelhaperdida

Lucas 15:1-7

O céu é o lugar do rebanho do Senhor Jesus. Quero começar fazendo 3 perguntas:

1. Onde estava ovelha estava?

2. O que fez esta ovelha preferir uma rota diferente?

3. O que esta ovelha, que saiu da rota, tinha em sua mente?

O prazer de um pastor é conhecer a mente de suas ovelhas. Quando temos um rebanho de mente só de pastores, mentes de líderes e mentes de membros, temos uma mente competitiva mas quando temos um rebanho com mente de ovelha temos uma mente de obediência.

Esta ovelha estava junta com o rebanho, mas ela sumiu de tal maneira que aquele homem não viu, aquele pastor não viu, não viu aquela ovelha indo embora, não viu aquela ovelha sumindo, não viu aquela ovelha caindo em algum abismo, ele só percebeu quando chegou no deserto, porque o povo judeu tem uma mentalidade de deserto. O que aconteceu com esta ovelha?

Esta ovelha que se perdeu, foi uma ovelha que se desgarrou, se soltou, que optou ficar longe, e de repente, entrou numa rota extremamente desconhecida. Verdade é que não foi a mesma rota, porque o pastor demorou muito tempo e não a encontrou, porque é uma ovelha que fez sua própria opção.

Quando fazemos opção por nossas rotas não podemos culpar outros pelas consequências, quando saímos da direção do cajado, da direção do acompanhamento, não podemos procurar culpados e nem apontar culpados pelos resultados negativos de nossa vida. Eu sou livre para fazer as minhas escolhas, mas sou escravo delas. As escolhas que você está fazendo se não tem maturidade para gerir, não as faça.

A primeira pergunta que se faz: Onde está esta ovelha? O que esta fazendo? E com quem ela se relaciona? Se você não sabe responder é porque você não só perdeu essa ovelha, esta ovelha te perdeu. O mais triste num rebanho não é um pastor perder uma ovelha, mas a ovelha perder o seu pastor.

Feliz é o pastor e feliz é a ovelha que ambos se amam e mais feliz é a ovelha que é amada por seu pastor. Se você é amado por seu pastor devia celebrar 24h por dia, porque ele é referência no mundo espiritual para te guardar do lobo, do urso e do falso leão, porque a intercessão do justo pode muito em seus efeitos.

Que ovelha é essa que se perdeu? É a uma ovelha que fez sua própria opção. Decidiu fazer suas próprias rotas. É ovelha esquisita, diferente, é uma ovelha que já não mostrava prazer de estar no rebanho. E o pastor tinha segurança nesta ovelha, ele disse onde está a ovelha? Ela era uma ovelha que tinha nome, identidade, relacionamento, fazia parte do rebanho e era conhecida do rebanho.
Essa era tão importante que ele deixando as outras foi atrás da ovelha. Mateus diz que Ele a encontrou ferida, tremendo e gemendo. Ela estava ferida porque a natureza da ovelha não é para an-dar sozinha, é para andar em rebanho. Os isolados são presas fáceis dos lobos, enquanto que os que andam em rebanho são protegidos pelo seu pastor.

Nunca uma ovelha em rebanho será atacada pelo lobo, nunca uma ovelha que raciocina será atacada pelo lobo, a ovelha que faz o caminho solitário será atacada, mas a que está no rebanho o inimigo não lhe toca; se algo acontecer, virá pro-visão espiritual e proteção sobre sua vida. Ovelha não gosta de solidão, não gosta de ambientes sus-peitos. É natureza de ovelha andar com o rebanho.

Quando temos natureza de ovelha alguns ambientes não nos cabem. Se não me acrescenta, se contraria o que aprendi, não posso ficar, porque só posso estar onde está o meu pastor. Ovelhas sabem identificar os ambientes suspeitos e não confiáveis – e ali elas não ficam. Ovelha tem prazer onde os ambientes têm o cheiro da grama verde.

Ovelha não gosta de comida improvisada, gosta de grama nova, suculenta, saborosa. Ela degusta e joga fora aquilo que não pode ruminar, porque se não pode ruminar não pode gerir. Ovelha é um animal herbívoro, tem que ruminar o que recebeu. Por isso, se ela não pode voltar para ruminar ela cospe, passa fome.

Ovelha não é bode. Bode come capim, come a comida da ovelha, come lata, lixo, imundícia… Ovelha só come a comida que o que pastor dá.

O líder precisa selecionar os ambientes para que as ovelhas comam bem, segundo suas convicções. Ovelhas não comem bem em lugares que estressam suas convicções, não gostam de aguas sujas. O texto é claro “guia-me mansamente as águas tranquilas”, e não águas de perturbação.

Ovelha não gosta de aprisco inseguro, ela gosta e precisa se sentir protegida.

1. Ovelha ama ouvir a palavra limpa do seu pastor: estou orando por você.

2. Ovelha ama ouvir do pastor essa palavra: estou jejuando por você.

3. Atos Proféticos. Toda ovelha precisa ser ungida pelo seu pastor.

A ovelha gosta de ser corrigida, porque se tem vara e cajado, tem consolo. “A tua vara e teu cajado me consolam”. A natureza da ovelha é estar ao lado do seu pastor. A natureza da ovelha e a natureza do pastor não se confundem: pastor é pastor, ovelha é ovelha. O maior líder do mundo, Yeshua Hamashia, teve sua maior conquista não quando era leão, mas quando era ovelha.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend