Se não é meu, não posso pegar

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
senaoemeunaopossopegar
senaoemeunaopossopegar

Êxodo 20:15 “Não furtarás”

Deus nos deu um mandamento em que nos ensina a ser honestos. Não podemos pegar nada que não nos pertença.

O oitavo mandamento apresenta nossa obrigação moral para com o próximo no tocante ao dinheiro e à propriedade. ‘Não furtar’ significa não possuir coisa alguma que não tenha sido obtida por meios lícitos e honestos. Esse mandamento pressupõe o direito individual de adquirir e administrar propriedades, mas visa evitar a subtração oculta do alheio, contra a vontade de seu dono legítimo.

Existem muitas modalidades de furto como, por exemplo: uso de violência para adquirir bens alheios, preguiça e falta de diligência no trabalho, exploração de preços e impostos, suborno, desvio de verbas públicas e outros.

Em Josué 7 conta a história de um rapaz chamado Acã. Ele não obedeceu o oitavo mandamento de Deus, que é “Não furtarás”. Furtar é a mesma coisa que roubar.

Depois que Jericó foi destruída, Deus deu uma ordem: Peguem todo o ouro e toda a prata para o tesouro da casa do Senhor. E assim foi feito, como Deus ordena. Tinha também uma linda capa, que Acã viu e desejou possui. Aqueles tesouros pertenciam à casa do Senhor. Acã olhou para um lado e para o outro. Provavelmente ele pensou: ninguém está vendo, então vou pegar também algumas moedas de prata e umas barras de ouro. E levou tudo para sua tenda e enterrou, para ficar bem escondido. Mas Deus vê tudo. E disse a Josué o que estava acontecendo no meio do seu povo. Josué chamou Acã, que confessou ter pecado contra o Senhor e contou exatamente onde estava tudo.

Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda de Acã e colocaram tudo na casa do Senhor.

O pecado entristece muito a Deus e nos deixa envergonhados quando todos descobrem. Se obedecemos a Deus, não seremos envergonhados. Por isso, vale a pena obedecermos a Deus.

Não devemos pegar nada que não nos pertença: o lápis do colega, que caiu e ele não percebeu; o biscoito no armário, o troco do pão etc. Pois pegar algo que não é nosso é pecado e é o nosso dever ser honesto com o nosso próximo.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend