Demolindo as Fortalezas Espirituais da Nossa Vida

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
fortalezaespiritual
fortalezaespiritual

II Coríntios 10:3-5

O que significa FORTALEZAS ESPIRITUAIS?

Fortalezas são: “áreas da vida de um cristão sobre o qual Satanás ainda tem o controle.” Isso mesmo, áreas na vida do cristão, pois somente o cristão pode ter fortalezas, porque os incrédulos são completamente controlados por Satanás. Estas fortalezas conduzem o cristão a frequentes sentimentos de derrotas e frustrações na caminhada cristã.

Perceber que as fortalezas são “maquiadas” com outras caras, levando suas vítimas a pensarem que estão com algum problema de personalidade e de caráter, e que isso não pode mudar, pois diz: “Eu sou assim mesmo. Não tem jeito de mudar. Já tentei mas não consigo.”

As fortalezas que nós enfrentamos são sofismas e atitudes; coisas e desejos que querem tomar o lugar de Deus em nossas vidas.

Sofisma: argumento ou pensamento defeituoso que intencionalmente visa induzir ao erro;

Atitudes: norma de proceder, reação ou tendência que determina comportamento em relação a qualquer estímulo ou tendência.

Coisas: objeto, fato.

Desejo: apetite, cobiça, ambição.

Obsessão: ideia ou impulso que não pode ser eliminado pelo raciocínio ou lógica).

Hoje queremos falar das consequências de não demolirmos as fortalezas espirituais em nossas vidas:

1º. – É necessário adquirirmos a consciência de que FORTALEZAS ESPIRITUAIS são áreas onde Satanás está atuando e não Deus ou nossa personalidade.

Satanás esconde-se atrás das causas, e leva-nos a acreditar que são práticas peculiares nossas e não dele. Não demolir as fortalezas é o mesmo que admitir que Satanás governe áreas em nossas vidas e com o nosso consentimento. Nós já fomos livres do reino das trevas e levado para o Reino da Luz (Cl.1:13), e não podemos ter contatos com o reino das trevas novamente e nem permitir que o passado de nossas vidas volte a determinar o nosso presente.

2º. – É impossível vivermos uma vida abundante (João 10:10) em Cristo Jesus, quando carregamos situações da velha vida para dentro da nossa nova vida com Cristo.

É impossível ter uma vida plena de comunhão com Deus, sendo amarrados através de Fortalezas Espirituais.

3º. – As constantes situações desagradá-veis em nossas vidas provocadas pelas fortalezas, poderão nos desviar do caminho.

É comum encontrar na vida daqueles que estão sobre o domínio de alguma fortaleza, situações de desespero, descrença, angustia, tristeza, desânimo, ira contra si mesmo por ter caído novamente. Não podemos admitir como normais situações como esta. Jesus tem para os seus uma vida abundante de graça e vitória contra Satanás sobre esta terra.

COMO DEMOLIR AS FORTALEZAS?

Não podemos brincar de “esquecer” com as fortalezas, ou mesmo cobrir com disfarces, achando que poderemos conviver com elas sem termos qualquer problema. As fortalezas precisam ser demolidas.

1º) Todos os momentos de pecado e situações de dor devem ser examinados. Lembranças que nos provocam dor, angustia ou sentimentos semelhantes precisam ser examina-dos a fundo. Pecados repetidos frequentes também precisam ser examinados.

2º) É necessário, lidar com as raízes e não apenas com os frutos. Descobrirmos as causas e não nos determos apenas às consequências. Ex: Geralmente tomamos remédio para dor de cabeça, quando sabemos que ela é apenas uma consequência de algo que não vai bem no organismo.

3º) Confesse (I João 1:9)

a) Chame o pecado pelo nome: Renuncie o pecado; Renuncie os prazeres desfrutados por ele; Compartilhe com alguém de sua confiança ( I Tes. 5:11; Tiago 5:16).

b) Purificação:

Coloque o pecado sob o sangue de Jesus e receba o perdão (I João 1:7). Creia e sinta o seu espírito receber de Deus o perdão ( Col.1:13-14)

c) Reflita: O que motivou?

Como fazer para não me encontrar no mesmo problema de novo?

d) Declare a demolição da fortaleza:

Se houve algum envolvimento de alma, devolva cada “parte” da pessoa que está com você e tome de volta cada parte da sua vida que está com aquela pessoa.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend