Quanto vale a tua herança?

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
quantovaletuaheranca
quantovaletuaheranca

I Reis 21:1-4

A tônica do diabo é a negociação, e como ele não tem nada que possa lhe dar, ele precisa ter algo com você que ele possa trocar.

Havia um rei cujo nome era Acabe, era Rei de Israel, reino do norte, cuja sede era em Samaria, era dono de todo território e naturalmente poderia reivindicar toda terra. Ele desejou a vinha de Nabote. Nabote era um homem que havia recebido uma herança do pai, uma terra onde tinha plantado uvas.

O rei chega para ele e diz: olha meu palácio fica aqui do lado da sua vinha, me vende essa terra, me vende tua vinha ou me da que te dou outra bem melhor do que a sua, ou me dá o preço que te pago em dinheiro. Ele disse: Rei, não vou negociar a herança de meus pais! Acabe era o rei, tinha tantas coisas, tanta autoridade, mas recebeu um não de um súdito.

A vinha produz a uva, que produz o vinho, que é um sinal do sangue do cordeiro, que hoje é sinal da ceia do Senhor, onde satanás quer negociar o inegociável. O que pode ser inegociável na vida de uma pessoa? A obra do diabo é a negociação.

O diabo quer negociar coisas inegociáveis, teu ministério, tua família, tua prosperidade, tua fidelidade, tua santidade, tudo que o Senhor te deu.

Aquilo que você não valoriza alguém vai te tomar – tem gente que precisa perder para valorizar. Deus quer que você perca? Claro que não! Mas é necessário dar valor aquilo que Deus nos deu.

Aquilo que você não quer, alguém deseja muito. Saul era rei de Israel, ungido por Samuel, reconhecido pelo povo, levantado para estar a frente do povo, saia na rua, se relacionava com as pessoas sem reconhecer quem ele era. Ele nunca entendeu que o que Deus deu a ele era desejado por milhares e milhares de pessoas. O exército nesse tempo tinha mais de 500 mil soldados, não estou falando de população, eram pessoas que desejavam estar no lugar daquele homem, mas ele não valorizou o que tinha e isso foi tomado dele.

Tem pessoas que tem tudo, mas querem o que você tem. Você já imaginou quantas coisas Acabe tinha? Acabe tinha tudo, centenas de vinhas, era o rei, mas ele queria a pequena vinha de Nabote.

Nabote tinha uma benção de Deus a começar pelo seu nome, que significa frutos. Ele nasceu em Jezreel, que significa semeado por Deus. Nabote é o fruto semeado por Deus, e quem é Acabe? Acabe era um rei que tinha tudo o que é natural que um homem pode ter mas era uma pessoa triste, amargurada, falida, sem personalidade, sem uma função no seu governo, sua esposa Jezabel era quem mandava em tudo; ele tinha tudo mas ele queria o que Nabote tinha, por quê? A pequena vinha de Nabote era muito mais desejada do que todo o palácio que o rei tinha, porque ele não tinha o que Nabote tinha: a promessa de Deus sobre a vida dele. Deus tem uma promessa sobre a tua vida, e tem gente ai que pode ter tudo na vida, mas não tem o que você tem: a promessa de Deus sobre a sua vida, os decretos de Deus sobre sua vida.

Mas você tem que aprender com Nabote, quando veio Acabe e disse: “Eu compro a tua vinha”, ele estava dizendo o que? Vinha representa o que Deus te deu, sua vida, sua família, seu ministério, sua fidelidade com Deus, sua honra. Você vai responder como Nabote disse a Acabe: eu não compro, não troco, não dou, não vendo, não vou negociar o que Deus entregou na minha vida porque a obra que Deus tem que fazer na minha vida, na minha casa, no meu casamento, no ministério que estou, debaixo da benção que recebi não vou fazer acordo.

Ouça: não deixe transformarem sua vinha em um jardim. Acabe disse: quero fazer uma horta na sua vinha, a palavra original é jardim. Eu vou plantar uma nova semente no teu território, vou plan-tar outra semente na sua vinha. Mas o que a vinha representa? A vinha em Israel é sinal de aliança, prosperidade. A vinha é um dos frutos que celebra-mos em tabernáculos onde é um tempo da colheita da uva, tempo de celebração da alegria, que aponta para uma vida de aliança, um ministério comprometi-do. Acabe tira essa semente de aliança e faz um jardim – vida de aparência – um jardim não tem fruto, tem aparência, é muito bonito. Mas Nabote disse: eu não vou negociar a herança de meus pais, os conselhos de meus pais. Não misture sementes na sua alma. A palavra verdadeira contem tudo que precisamos para nossa vida, por isso não negocie.

Quando Nabote recebeu a proposta do rei, você não acha que ele foi tentado a pedir um valor bem alto porque o rei pagava. Se a vinha custasse 500 mil reais, ele pediria 5 milhões que ele pagava ele era rei, mais ele disse: não tem preço, rei você tem que entender que tem coisas na vida que não tem preço e se chama benção de Deus.

Quando Sansão negociou a benção de Deus que estava sobre a vida dele. Literalmente fez um mau negócio, entrou numa cilada de Satanás, a alma dele gritou muito alto e negociou. Depois de perder a visão, perdeu a força e orou: Deus me dá uma chance, se o Senhor me der uma chance vou cumprir meu desígnio na terra. Que oração foi essa? Ele podia ter dito: Deus me devolva minha visão, me devolva minha unção, minha vida Senhor, vou te seguir pelo resto da minha vida, o arrependimento devolve a honra. Hoje você pode tomar uma atitude nesse altar, Sansão se arrependeu e pediu uma chance, ele não quer te dar uma chance ele quer te dar tua vida de volta, esse altar será para você agora, esse altar hoje é o lugar do teu arrependimento, para que você possa dizer: senhor me da minha vida de volta.

1 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend