Quem é o maior?

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
quemeomaior
quemeomaior

TEXTO:Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”. (João 13:15)

Em tempos de Olimpíadas, todos querem ser o campeão. Chegar primeiro, receber o título e a honra, ser reconhecido, ser o mais importante, ser o melhor de todos, é o desejo de todo atleta. Ser o maior ou o melhor é um desejo que podemos encontrar no coração de muitas pessoas. Quem nunca pensou em ser o primeiro da classe? Ou em ser o maior dos líderes de célula?

Esse pensamento também alcançou os discípulos de Jesus. Um dia eles chegaram até o Mestre e perguntaram: Quem é o maior no Reino dos Céus? (Mt.18:1) E Jesus surpreendeu a todos eles com sua resposta. Ele chamou uma criança, colocou no meio deles, e disse que o maior é, na verdade, o menor. Mas, como assim Jesus? Ele explicou: o maior no Reino é o mais humilde de todos.

Jesus estava falando Dele mesmo, porque Ele é O maior, é O primeiro; mas Jesus também estava falando de nós, porque se quisermos ser pessoas de êxito, com grandes conquistas, e ser honrados por isso, vamos precisar ser simples, humildes, servos de todos.

Para começar seu ministério, Jesus foi ao rio Jordão, para ser batizado por João, mas quando chegou lá, João o identificou: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29), mas João não quis batizar Jesus, pelo contrário, ele queria que Jesus o batizasse (Mt.3:14), então Jesus lhe explicou que ele deveria ser batizado para que se cumprisse a justiça de Deus, pois fazendo isso, Jesus estava se identificando com o homem pecador. Que maior exemplo de humildade Jesus nos deu! Deixou Sua Glória e Majestade nos céus, veio a esta terra sendo homem, e ainda cumpriu a lei. Isso agradou tanto o coração de Deus, que quando Jesus saiu das águas, todos ouviram uma voz que vinha dos céus. Era o Pai que dizia: este é o meu filho amado, que me dá muito prazer (Mt.3:17).

Sabe quando vamos trazer alegria e prazer ao coração de Deus Pai? Quando nosso coração for simples, humilde, submisso, obediente, e disposto a servir. Pois, como está escrito: “O maior entre vocês deverá ser servo” (Mateus 23:11)

Nosso modelo Jesus, em outro momento, novamente ensinou aos seus discípulos sobre quem é o maior. Jesus reuniu-se com seus discípulos para comer. Como era o costume da época, todos deveriam lavar os pés ao chegar na casa, antes de comer. Mas naquela casa, não haviam servos e nem empregados para fazer isso. Jesus então, pega uma bacia com água e uma toalha, e vai lavar os pés de cada um dos discípulos, que ficaram muito envergonhados.

Ao terminar, Jesus ensina: isto que eu fiz, é o que vocês devem fazer. Não adianta brigar entre vocês para saber quem é o melhor, o maior, o mais importante, mas sejam amorosos, ajudem uns aos outros, sirvam seus irmãos, Eu que sou o Mestre, já lhes dei o exemplo, agora façam o mesmo (João 13:12-15).

Não precisamos nos preocupar com coisa alguma, se vamos ser melhores que os outros, ou estar nos lugares de honra, mas precisamos nos preocupar em seguir o exemplo de Jesus que, sendo Deus, escolheu servir a todos. Como diz em I João 3:20b – “Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas”. Ele precisa ser o maior nas nossas vidas, porque assim, venceremos todas as coisas (I João 4:4).

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend