Moldado pelo Oleiro

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
oleiro
oleiro

Jeremias 18:1-6

Deixar ser moldado pelas mãos do Oleiro é uma tarefa para os corajosos. Não é fácil sentir as dores do aperto de Suas mãos quando se faz necessário, mas o final é o alívio de ver que é possível, em Deus, ter um caráter moldado de acordo com os princípios do Reino.

Moldar caráter é se dispor a um trabalho árduo. É ser indesistível. É uma tarefa que não pode ser designada a preguiçosos. Ninguém molda caráter sem colocar a mão na massa. É preciso haver interação entre o Oleiro e o barro, entre o discipulador e o discípulo.

Para que um caráter seja tratado e moldado é preciso deixar, é preciso se colocar à disposição para que tal aconteça. Por isso, lance-se nas mãos do Oleiro.

Qual o segredo de moldar um caráter?

1. Começar corretamente

Mudança de caráter não é uma aventura. Para se moldar um caráter, precisamos aprender que devemos começar pela forma correta.

Muitos querem começar por onde outros estão terminando, por isso colhem problemas. Seria mais fácil começar da maneira certa para colher frutos de alegria. Começar corretamente fala de uma disposição que o líder e o discípulo precisam ter se quiserem obter êxito.

Se você quer começar a fazer algo corretamente, precisa se dispor a ouvir alguém que tenha experiência. Fazer o certo fala de se tornar uma referência ainda que outros queiram lhe ver como um problema. A disposição de se deixar ser moldado, de fazer o que é correto, faz com que as situações adversas não consigam demolir a sua convicção. Uma convicção não é demolida por discursos quando há por trás um respaldo.

Vivemos um tempo que urge a necessidade de termos o caráter moldado. Deus não se agrada que trabalhemos no Reino com intenções erradas em nosso coração. Deus quer que cada um de Seus filhos trabalhe no Reino com a motivação correta, que é fazer com que o acréscimo desse Reino não tenha fim. Ele conta com você. Por isso, não se desvie do propósito, mas caminhe na direção em que você foi chamado.

Reconhecemos que não é fácil mudar de hábito, de estilo de vida. Se você não quer ser uma ameaça, continue como você está. Mas quando você decidir crescer passará a ser uma ameaça, poderá ser criticado e alguns lhe verão como um problema. Porém, La na frente as pessoas mudarão de opinião por ver que o seu testemunho lhe respalda e que você é um agente de transformação.

Deus está nos chamando a voltarmos aos princípios da Sua Palavra. Somente ela contém as verdades que devem permear a nossa vida. Todo o nosso êxito está em nos submetermos ao Grande Oleiro para que Ele nos molde e nos ensine a viver de forma correta, de forma que a nossa vida seja um modelo e engrandecer o Seu nome, assim, não tenhamos do que nos envergonhar, nem envergonhar o Evangelho.

2. Ouvir e obedecer

Deus deu uma palavra de comando a Jeremias e ele ouviu e obedeceu. E, pela sua obediência, ainda hoje, quando lemos esse texto, somos levados a entender que o Senhor quer fazer de cada um de nós vaso novo. Tudo o que precisamos é nos submeter a Sua verdade e cumprir os seus princípios.

Jeremias já havia visto inúmeros oleiros em toda a sua vida, ele poderia até mesmo desobedecer ao Senhor, já que não havia novidade em ver alguém fazendo vasos. Mas ele obedeceu. Ao chegar à casa do oleiro, ele observou como o vaso era trabalhado e recebeu da parte de Deus uma mensagem através de algo tão simples. Deus é assim. Deus gosta de usar as coisas simples para confrontar as grandes. Esse exemplo serviu para que Jeremias entendesse que, para influenciar a Nação, ele precisava primeiro ser moldado.

O Senhor queria que Jeremias estivesse atento à Sua voz. E como um servo fiel, foi o que o profeta fez. Essa é a função do discípulo-servo de Deus, estar atento ao que está ouvindo. O discípulo não deve tomar nenhum passo fora do que Deus fala.

3. Observar o tempo da decisão

Ninguém pode negar esta verdade: tudo na vida depende de uma decisão. Assim como Jeremias decidiu ouvir e obedecer, ele também poderia ter desobedecido. Ainda hoje a Palavra de Deus permanece a mesma. O que muda é a postura que cada um tem em relação a ela. A decisão nos leva a conquistas e estabelece a preservação destas.

4. Estar disposto a aprender

Imagine se Jeremias não tivesse ido à casa do oleiro. Que bom que o profeta era um homem disposto a aprender nas situações simples e aparente-mente não interessantes. O verdadeiro discípulo é aquele que reconhece que sempre precisará ser acrescido em algo e, o fundamental, ele não despreza as oportunidades que lhe trarão experiências de vida.

Deus quer nos moldar e tudo o que precisamos fazer é nos dispor a começar da forma correta, ouvir e obedecer, entender que tudo depende de uma decisão e estar disposto a aprender sempre. Ai Ele fará de nós um vaso novo.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mardilson Santos
Mardilson Santos
4 anos atrás

Que palavra do trono de Deus. Precisamos ser como o barro, que após receber água (a palavra) torna-se moldável.

Mardilson Santos
Mardilson Santos
4 anos atrás

Que palavra do trono de Deus. Precisamos ser como o barro, que após receber água (a palavra) torna-se moldável.

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend