Reconstruindo o Templo

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
recontruindootemplo
recontruindootemplo

TEXTO:Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31b).

Durante 70 anos, o povo de Deus tinha vivido na Babilônia pagã. Um novo rei chamado Ciro, subiu ao trono e assim como os profetas disseram aconteceu: o rei Ciro mandou proclamar que o Senhor, o Deus do céu, o tinha escolhido para construir um templo para o Senhor na cidade de Jerusalém, por isso, qualquer judeu que quisesse podia sair da Babilônia e ir ajudar a reconstruir o templo em Jerusalém. Imagine a alegria que tomou conta dos judeus ao ouvirem este decreto! O rei Ciro estava ajudando o povo judeu a fazer a vontade do Senhor!

Após quase quatro meses de viagem, os judeus chegaram a Jerusalém, mas as ruínas da cidade eram piores do que eles tinham pensado! Todos os anos que eles estavam na Babilônia, Jerusalém ficou abandonada e destruída. Assim, a primeira coisa que fizeram, foi construir um altar, oferecer ofertas, agradecerem ao Senhor por terem chegado em Jerusalém e pedirem que o Senhor os ajudasse neste trabalho. Na Babilônia não havia altares onde pudessem adorar o Deus verdadeiro, portanto apesar da realidade que estavam vendo, todos estavam muito felizes por estarem em Jerusalém adorando ao Senhor.

Mas eles não perderam tempo. Começaram logo a planejar a reconstrução da casa de Deus. Era preciso juntar o material necessário e todos os trabalhadores disponíveis. E a primeira coisa que tiveram que fazer foram os alicerces. Com a ajuda de Deus e muito trabalho, eles conseguiram – os alicerces ficaram prontos! De tanta alegria, decidiram celebrar com um culto de agradecimento ao Senhor.

Do mesmo jeito que Israel se alegrou por causa deste novo começo, assim também cada dia é um novo começo para o crente. Precisamos de um alicerce bem forte para a nossa vida, e este alicerce é Jesus Cristo. A Bíblia diz “Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (I Coríntios 3:11). Quando construímos nossa vida em Jesus, Ele faz de cada dia, um motivo de alegria.

Porém o alicerce era só o começo. Ainda havia muito trabalho pela frente. O templo era o lugar mais importante para os judeus, porque era lá que eles ofereciam sacrifícios pelos seus pecados e faziam as pazes com Deus. Porque satanás não quer que as pessoas se relacionem com Deus, ele começou a se opor a construção do templo, usando os samaritanos que moravam por perto. Eles usaram 5 estratégias para impedir que os judeus continuassem a construção:

  1. Ofertas faltas de ajuda – eles se ofereceram para ajudar como amigos, mas na verdade eram inimigos, e só queriam atrapalhar a construção.
  2. Empecilhos – eles começaram a causar problemas e colocar dificuldades.
  3. Acusações – quando viram que não estavam conseguindo, escreveram uma carta ao novo rei Artaxerxes (que ficou no lugar de Ciro), cheia de mentiras acerca dos judeus, para convencer o rei a obriga-los a parar a obra.
  4. Ameaças – quando receberam a resposta do rei, correram para mostra-la aos judeus dizendo que eles teriam que parar a construção ou seriam impedidos pelo exército do rei.
  5. Desânimo, medo e derrota – quando os judeus ouviram tudo isso, ficaram desanimados e desistidos, pararam de acreditar em Deus e deixaram que o medo tomasse conta do coração deles, assim, pararam a construção e satanás conseguiu o seu objetivo: impedir a adoração ao Deus verdadeiro.

Mas mesmo com a desistência dos judeus, o Senhor não desistiu (assim como Ele não desiste de nós), por isso enviou 2 profetas: Ageu e Zacarias. O primeiro, trouxe uma palavra dura pois o povo estava desobedecendo a ordem de Deus para reconstruir o templo. E o segundo, lembrou o povo das promessas de Deus, o que reanimou o povo e os fez voltar ao trabalho.

Deus os abençoou e o templo foi construído! Cheios de alegria, os judeus celebraram ao Senhor por terem terminado a construção e terem tido vitória sobre seus inimigos. Todas as vezes que você decidir crer e obedecer a Deus, você vai ganhar! Satanás não pode vencer aqueles que depositam a sua confiança no Senhor.

Agora que o templo estava construído, eles precisavam de alguém que ensinasse a lei de Deus a eles, por isso o Senhor levantou o sacerdote Esdras. Nossos líderes são como sacerdotes que Deus também levanta na nossa vida, para nos ensinar a palavra de Deus, por isso devemos honrá-los e respeitá-los.a

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend