Carregando ...

Esdras, o sacerdote fiel

esdrasosacerdorefiel
esdrasosacerdorefiel

TEXTO:Sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes” (Tiago 1:22a).

Aprendemos semana passada sobre como Deus agiu em favor do Seu povo, e os abençoou não só para que deixassem a Babilônia (onde estavam cativos) como para que voltassem para Jerusalém, e reconstruíssem o Templo do Senhor ali, mesmo debaixo de grandes lutas e oposições.

Porém, 58 anos se passaram e eles não tinham alguém para lhes ensinar a Palavra e a Lei do Senhor. Por isso, o Senhor levantou o sacerdote Esdras. Nossos líderes são como sacerdotes que Deus também levanta na nossa vida, para nos ensinar a palavra de Deus, por isso devemos honrá-los e respeitá-los.

Esdras era um homem temente a Deus e profundo conhecedor da Lei de Deus, por isso era sacerdote. Mas ele havia ficado na Babilônia. Então Deus o incomodou para que voltasse à Israel e ensinasse a Palavra aos judeus. Por ser alguém que não apenas ouvia mas também cumpria a Palavra de Deus, o sacerdote Esdras estava totalmente qualificado para ensinar a palavra de Deus à outras pessoas. Se olharmos para nós, será que estamos apenas ouvindo ou estamos cumprindo a Palavra de Deus? Se essa Palavra não estiver sido vivida em nossas vidas, não estamos prontos para ensinar outras pessoas.

Esdras pediu permissão ao rei da Babilônia para ir à Jerusalém, e o Senhor moveu o coração do rei para que não apenas deixasse o sacerdote ir, como também lhe desse dinheiro para a viagem. O Deus que nós servimos muda até o coração do rei quando deseja cumprir Seus planos, por isso devemos colocar nossas vidas em Suas mãos e confiar que Ele vai cuidar de todas as coisas.

O Sacerdote então agradeceu a Deus por colocar este desejo no coração do rei. Ele sabia que a mão do Senhor estava sobre ele, portanto, ele não pediu proteção dos soldados na viagem, Ele sabia que o Senhor ia lhe guardar.

Antes de sair, às margens do pequeno rio Aava, eles oraram e jejuaram, pedindo a proteção de Deus para a viagem. Assim, Deus ouviu a oração do sacerdote e o guiou com segurança até Israel. Quando chegaram, ofereceram sacrifícios e ofertas ao Senhor em gratidão pela proteção dada durante a viagem.

Logo que chegou, o sacerdote Esdras ouviu notícias muito tristes. O povo que havia reconstruído o templo e estava feliz por estar de volta em Jerusalém, por não terem um líder, se afastaram de Deus e se tornaram como os pagãos das cidades vizinhas.

Ao ouvir estas notícias, Esdras ficou tão triste que mostrou o que sentia como era o costume dos judeus: rasgou suas roupas e arrancou os cabelos da barba, ajoelhou-se e começou a orar, pedindo perdão pelo pecado do seu povo. O sacerdote sabia que o povo estava fazendo a mesma coisa que seus antepassados fizeram antes, por isso foram levados como escravos para a Babilônia.

Depois de orar, Esdras entendeu o propósito para o qual Deus tinha lhe enviado: o povo precisava muito aprender a Palavra de Deus. Assim, ele chamou todo o povo e lhes disse que confessassem seus pecados, pedissem perdão a Deus, e mudassem de atitude, voltando a ser um povo obediente a Deus.

Nós precisamos ter muito cuidado, pois podemos cometer o mesmo erro dos judeus: nos aproximar das pessoas erradas. Todos nós vamos ser iguais às pessoas com quem andamos, por isso devemos ter cuidado com os amigos que escolhemos. Seus amigos te ajudam a ser crentes? Ou seus amigos te afastam de Deus através de atitudes erradas e pecaminosas? Se você já estiver sendo influenciado por falsos “amigos” a fazer o que é errado, confesse seu pecado ao Senhor, como os judeus fizeram. E decida ter amigos que te aproximem de Deus.

Pouco vale ouvir a Palavra de Deus se não a praticamos. O desejo de Deus é que sejamos como o sacerdote Esdras: pessoas que ouvem e praticam a Palavra de Deus, que confrontam o pecado e fazem amizades corretas e saudáveis, sabendo que o Senhor vai nos guiar e guardar em todo tempo. Fomos chamados para ser fiéis a Deus em todo tempo. Não permita que o inimigo te roube esse chamado. Ao invés de ser influenciado pelo mal, influencie, transformando o mal com o bem!

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana

Send this to a friend