Vencendo os Jericós da Alma

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
jericosdaalma
jericosdaalma

Josué 6:2-5

Deus disse a Josué que, para entrar na terra da promessa, era preciso conquistar Jericó. Se ele conquistasse Jericó, aqueles muros e aquela fortaleza, todas as outras coisas seriam possíveis. Deus não gosta de fronteiras que limitem pessoas, nem de muralhas entre Ele e o indivíduo. Deus não quer fronteiras entre você e Ele. Por isso, o Senhor mesmo romperá todas as fronteiras que atrapalham a sua comunhão (Ef.2:14-16).

Existia, no Templo, a cortina ou véu, que separava o lugar santo do Santo dos Santos. Ninguém tinha acesso, ninguém podia adentrar no Santo dos Santos, a não ser o sumo sacerdote. No dia, porém, que Yeshua ressuscitou, o véu do Templo se rasgou de alto a baixo. A partir daquele momento, o novo e vivo caminho foi instalado e o povo passou a ter acesso direto a Deus (Hb 10:19-20). Usufruímos hoje esse acesso livre ao Pai, porque Deus não quer barreias nem entre Ele e nós, nem entre nós e outras pessoas; Ele quer um povo livre.

Os fundamentos de Jericó

Jericó foi uma cidade construída no ódio, na amargura, na retaliação, na inveja e na ameaça. Esses são os cinco pilares da construção de Jericó. Quantas pessoas estão dentro destas cláusulas, amargas, retaliadas, odiosas. Elas, então, ficaram perdidas nos labirintos da alma, sem achar a saída.

Jericó recebeu um nome terrível: muros mal cheirosos ou base de cadáveres. Quando Jericó é construída dentro de nós, é como se pegássemos coisas mortas, sentimentos nocivos e colocássemos na própria alma, fazendo do nosso interior um cemitério cheio de rancores, ódio e dissabores que trazem perturbação e afrontam nossa vida.

Muitos muros como Jericó construímos como uma tentativa de auto proteção, julgando que vamos nos defender daqueles que nos difamam, daqueles que nos maltratam, daqueles que nos abandonam, nos rejeitam, e sem perceber ou se dar conta estamos construindo muralhas altas dentro de nós.

Muralhas fortificadas

Jericó é identificada como uma cidade de muros profundos, muros sobre muros. Escavações mostram que foram 19 muros construídos um por cima do outro. Em hebraico, 19 significa um Armagedom, guerra incessante. Quando você tem uma Jericó construída na alma, é como se você vivesse um Armagedom, guerra após guerra. Você, porém, não precisa viver essa realidade. Não é isso que Deus tem projetado para você. Ele quer derrubar paredes e muros construídos na sua alma, mesmo os mais profundos.

Lugar indesejável

Jericó era lugar indesejável, porque levantava altares a deuses estranhos. Ninguém conseguia vencer aqueles muros. Israel mandou dois espias para verem como era a cidade, e eles foram acolhidos por Raabe. Muitas traduções da Bíblia trazem Raabe como uma meretriz, mas a palavra Raabe significa celeiro ou guardadora de celeiro. Os espias entraram por um celeiro. No tempo da guerra, Deus colocará alguém de celeiro farto diante de você, alguém que vai guarda-lo e protege-lo. O Senhor o protegerá por dentro e por fora, e você em tudo será guardado. Você não ficará debaixo de vergonha.

Quem derruba muralhas é o próprio Deus

Não havia homem capaz de vencer aqueles muros. Nem os mais valentes homens da Terra, nem mesmo o povo de Israel. Quem derrubou aqueles muros foi o próprio Deus. Israel fez um Ato Profético e Deus honrou o Seu povo. Não dê ouvidos às mentiras do inimigo. Em Cristo Jesus, você é mais que vencedor. Maior é o que está em você do que aquele que está no mundo. Descubra quem você é em Cristo e o adversário será humilhado.

Assim como o povo de Israel precisou vencer Jericó para chegar a Canaã, hoje também temos que vencer. Ninguém chega a Jerusalém se ainda há Jericó, se ainda existem lugares mal cheirosos no meio do caminho ou cadáveres plantados dentro da alma.

Um reformista vence Jericó

Você é um reformista, um sacerdote levantado pelo Senhor para tocar a trombeta, fazer soar o shofar e ver as muralhas caírem pelo poder do Nome de Yeshua. Com certeza, muitas áreas da sua vida já foram libertas e curadas; porém, existem outras que precisam ser alcançadas pelo Senhor. O próprio apóstolo Paulo falou que havia coisas na sua vida que ele ainda não tinha alcançado, mas alcançaria, e, por isso, ele prosseguia para o alvo. (Filipenses 3:12-14)

Deus mesmo derrubará as paredes, guerreará as suas guerras, removerá os fundamentos errados. Permita que o Senhor faça essa obra, porque quando Deus entra nas suas guerras, você pode dar boas vindas à sua vitória.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend