O Profeta Teimoso

[social-share-display display="1561552678" force="true"]

TEXTO:Então Jonas do ventre do peixe orou ao Senhor, seu Deus”. (Jonas 2:1)

Jonas foi um profeta, chamado por Deus para uma grande missão: pregar para uma cidade inteira, o, em outras palavras, ser um missionário. Ele precisaria sair da sua casa, da sua cidade, do convívio dos seus amigos, para ir para um lugar estranho, uma das maiores cidades da época, chamada Nínive, e que tinha fama por ser muito pecaminosa, e pior que isso, era um país inimigo de Israel.

Não foi fácil pra Jonas receber esse comando do Senhor. Assim como Jonas, nós também fomos chamados por Deus para levar a mensagem da salvação à nossa cidade, sermos missionários no nosso território, pregando para aqueles que conhecemos e que não conhecemos e que estão presos no pecado. Mas assim como não foi fácil pra Jonas aceitar o chamado do Senhor, não é fácil para muitos também, porque não querem abrir mão do seu conforto, mordomia e comodismo para cumprirem sua missão, e assim tornam-se tão teimosos quanto Jonas.

Jonas era escolhido de Deus (assim como você), mesmo assim, deu lugar a teimosia e a desobediência no seu coração. Ao invés de ir à grande cidade de Nínive, ele pegou um navio com destino a Társis, na intenção de fugir de Deus. Mas a Bíblia diz que os olhos do Senhor estão em todos os lugares (Provérbios 15:3), e eles nos veem. O Senhor viu Jonas tentando fugir da Sua presença e do seu chamado, por isso, soprou um vento forte, o mar ficou agitado, e quando os marinheiros não sabiam mais o que fazer para controlar o navio, Jonas contou que estava desobedecendo ao Senhor, e eles o lançaram no mar. Jonas precisou confessar seu pecado, e assim também nós, precisamos reconhecer quando estamos errados, quando desobedecemos aos comandos do Senhor.

Mas, e agora? Como Jonas iria se salvar? Deus lhe preparou um livramento-surpresa. Mandou um peixe enorme para engolir Jonas, e ele ficou ali na barriga do peixe por 3 dias e 3 noites. Ali, naquele lugar sujo e fedido, Jonas clamou ao Senhor, pediu perdão e Deus lhe deu uma nova chance. O Senhor deu uma ordem ao peixe e ele vomitou Jonas na praia. Veja que até os animais obedecem ao Senhor, mas Jonas não queria obedecer. Não podemos ter essa maldição na nossa vida, sendo teimosos e insubmissos à Palavra do Senhor, pelo contrário, se formos obedientes e fiéis, o Senhor vai nos abençoar muito.

Foi assim com Jonas, quando ele foi à Nínive, toda a cidade ouviu sua pregação e se converteu dos seus maus caminhos, recebeu a salvação do Senhor. Não podemos esquecer que a nossa obediência a Deus é o que mais agrada o Seu coração. Se quisermos ser bem-sucedidos naquilo que fizermos, precisamos ter um bom relacionamento com Deus e fazer aquilo que lhe agrada. Deus não mudou e não vai mudar, ainda hoje Ele nos chama e com certeza também nos capacita para cumprir o chamado. Por isso, não recue, não seja teimoso, mas diga ao Senhor quais são suas dificuldades e limitações que Ele vai te ajudar. Nosso Deus é poderoso para fazer até mesmo aquilo que achamos impossível.

Parece impossível ser engolido por um peixe e sobreviver dentro da sua barriga por 3 dias, mas Deus usou tudo isso para trazer Jonas de volta para o propósito. Às vezes, as situações difíceis da nossa vida na verdade é Deus usando para nos trazer de volta ao propósito. Por isso não podemos desistir. Seja um profeta nessa geração, alguém que vai levar a mensagem da salvação onde passar, mas não seja como Jonas, teimoso, que tentou fugir da presença do Senhor.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend