Entendendo o principio da honra

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
honrarpaiemae
honrarpaiemae

Ex.20:12

Todos nós já ouvimos esse versículo e já fomos ensinados muitas vezes sobre a importância de obedecer e honrar nossos pais fazendo o nosso melhor.

Porém muitas vezes não identificamos o que de fato significa honra. Segundo o dicionário, honra é “um principio de comportamento onde o ser humano age baseado em valores bondosos”; mas também pode ter outros sentidos. Vamos entender melhor isso.

Honra é um princípio que está relacionado com a minha maneira de agir, com o meu comportamento, as minhas ações e reações; está relacionado aos valores que tenho dentro de mim (como saber diferenciar o certo do errado, e preferir o que é correto); está relacionado a dar valor a si mesmo, não deixar que as outras pessoas me façam sentir inferior; também relaciona-se a ter consideração por alguém, admirar uma pessoa, respeitar, ou até mesmo homenagear essa pessoa.

Então, agora que ficou mais claro o significado de honra, vamos entender qual é o desejo do coração de Deus quando nos ensinou isso.

Antes de Deus determinar a honra aos nossos pais como um princípio, Ele estabeleceu que deveríamos honra-LO acima de todas as coisas (Mc.12:30).

1. Honrar a Deus em primeiro lugar.

Acima de você está o Senhor. E Ele precisa estar em primeiro lugar sempre. Se eu honro, respeito e valorizo ao Senhor, me vejo à sua imagem e semelhança, e prefiro as coisas do Senhor antes de qualquer outra coisa, estou cumprindo o mandamento de Jesus.

Muitas vezes só queremos ouvir “sim” de Deus e dos nossos pais, mas precisamos aprender a honrar mesmo quando ouvimos “não”, para assim podermos receber as bênçãos que já estão guardadas para nós.

2. Honrar Pai e Mãe.

Por quê? Porque além de estar cumprindo o mandamento, estaremos garantindo vida longa sobre a terra. Quem não quer viver muito? Todos querem viver bastante e Deus também quer! Deus tem planos para as nossas vidas de paz, crescimento, alegria, conquistas, planos de realizar os sonhos e desejos do nosso coração (Jr.29:11), mas só vamos viver isso se tivermos saúde. Por isso a Bíblia diz que todo aquele que honrar seus pais, viverá muito, mas não é de qualquer jeito, viverá bem! Viverá com saúde! Viverá com prosperidade!

Você pode começar hoje a determinar como será o seu amanhã. Todos sonham em “quem vão ser quando crescer?” No entanto não seremos nada se não começarmos a cumprir o principio hoje. Seja uma criança de honra para que, na sua vida adulta, você possa descansar na benção do Senhor que estará sobre você.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend