Protegendo a Conquista

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
preservandoaconquista
preservandoaconquista

II Crônicas 32:1-8

Ezequias começou a reinar com 25 anos de idade e governou por 29 anos. Ele cresceu em um ambiente ímpio, pois seu pai, Acaz, foi um rei extremamente cruel e impuro. O que esperar de um filho que nasceu em um lar assim? As vezes podemos pensar que não temos solução, mas em Deus sim, nós podemos ser melhores do que os nossos pais.

Ap. Renê Terra Nova ensina que aquele que não tem um pai que lhe eduque ou seja modelo em sua vida, esse terá um pastor que fará este papel na sua vida. Com Ezequias foi assim. II Re.18:3 – quando ele não achou um modelo dentro de sua casa, ele viu na história de seu antecessor Davi, um homem segundo o coração de Deus.

Ezequias significa “Deus é minha força”. No início de seu reinado, ele reparou e purificou o templo, reintegrou os sacerdotes e levitas e restaurou a celebração da Páscoa (II Cr.29:3; 30:5). Além disso, combateu a idolatria em Judá, proibindo o culto aos deuses pagãos. E devido à sua obediência, a Bíblia diz que Deus trouxe paz ao seu reino enquanto ele cuidou do templo.

Esta foi a história de Ezequias. Mas o texto que lemos começa dizendo “depois destas coisas”, que coisas são essas? Todas as que citamos acima. Quando estamos em paz por um tempo, é porque o diabo está trabalhando para ver em que área pode nos derrubar. Está vindo guerra? Então você precisa se preparar.

1. Ezequias tampou as fontes das águas (vs.3).

Numa guerra que dura dias, semanas, meses e até anos, uma fonte de água era funda-mental e inegociável para o suprimento dos soldados. Sabemos que o inimigo está vindo, e onde ele tem matado a sua sede? O que tem jorrado das suas fontes que tem alimenta-do o inimigo para que ele continue lutando contra você? O inimigo está vindo, você fechou as suas fontes? Fonte do medo, da in-certeza, da dúvida… Alimentamos o inimigo quando aceitamos em nossa mente o que ele diz.

2. Ezequias edificou os muros quebra-dos e levantou outro muro (vs.5).

Muro é sinal de proteção, confiança, é uma barreira para impedir o inimigo de entrar. Muro quebrado é sinal de brechas em nossas vidas. Precisamos não somente fechar as brechas, mas levantar um muro novo de proteção.

Onde está a brecha no seu muro? Por onde o inimigo tem entrado para destruir a sua vi-da? Não podemos brincar de ser crentes. O diabo está querendo nos derrubar, por isso não podemos ter brechas em nossas vidas.

Levantar outro muro fala de oração. Mc.9:29 Jesus ensina que a nossa oração e o jejum colocam nossos inimigos para correr, e nos protegem contra toda investida maligna.

3. Capitães de Guerra (vs.6).

Ninguém conquista uma guerra sozinho. Precisamos de guerreiros para nos ajudar a vencer. Sozinhos nossa conquista é lenta, mas com a equipe nossa conquista é veloz. Os 12 são ‘linha de frente’, eles protegem o território conquistado.

Quem é a sua equipe? Você tem uma equi-pe ou você está sozinho na hora da luta? As vezes nos sentimos como que lutando sozi-nhos, mas você 12 é coluna, é alicerce do ministério, precisamos proteger nossa con-quista e nossa liderança.

Todo grande líder motiva seu povo, mesmo quando o exército inimigo é grande. Vs.7- 8 – “Esforçai-vos e tende bom animo; não te-mais, nem vos espanteis… Com ele está o braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus para nos ajudar e guerrear por nós”.

Observe que o texto diz “Com eles está o braço de carne”, onde o inimigo vai nos ata-car? Na nossa carne. Para lutar contra a car-ne, somente com o Espírito. Não se vence carne com carne, mas se vence com o Espíri-to Santo de Deus em nós.

Mas conosco está o Senhor nosso Deus”. Toda afronta do inimigo contra o povo de Deus é uma afronta contra o próprio Deus.

II Cr.32:20-21 – Apesar de toda estratégia de proteção do rei Ezequias contra uma possível investida de seu inimigo, ele venceu sua guerra não com espadas ou lanças, mas sim, com a arma mais importante que temos: a ORAÇÃO

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend