O arrependimento verdadeiro

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
verdadeiroarrepedimento
verdadeiroarrepedimento

Joel 2:12-17

O que consegue chamar sua atenção? As distrações, devaneios, preocupações, comodismo e ansiedades podem nos consumir, elas tornam difícil ouvir e pensar em qualquer outra coisa. As vezes precisamos de uma chamada para despertarmos, algo que capte, atraia a nossa atenção e nos coloque no caminho certo.

O povo de Judá precisava de uma chamada assim. Prósperos e complacentes, (desejosos de agradar), haviam se torna-do egocêntricos. Pensando ter a DEUS como algo garantido, eles se voltaram aos ídolos. Através do profeta Joel DEUS faz uma chamada para desperta-los, para sacudi-los de sua letargia (apatia, inercia, desinteresse, sono profundo) e pecado.

Nós também, confiados na graça, assim como o povo de Judá, corremos o risco de pensar que DEUS não dá muito valor ao arrependimento. Que ele está sempre a nossa disposição, então levamos a vida de qualquer jeito.

O que significa arrependimento? Significa conversão (espiritual, intelectual), mudança de direção e mudança de mente. Arrependi-mento quer dizer renovação de entendimento, mudança de atitude.

1. O ARREPENDIMENTO É DA VONTADE DE DEUS (Vs. 12; II Pe.3:9, At.3:19).

O verdadeiro arrependimento é sempre caracterizado por três coisas:

A primeira é a tristeza por o nosso peca-do ter magoado o coração de DEUS. Sentimos dor, porque causamos dor Àquele que tanto nos ama.

A segunda, é haver uma confissão honesta do pecado específico que cometemos. O verdadeiro arrependimento não se enfeita com desculpas mas assume a responsabilidade pelos seus atos.

A terceira, é que o verdadeiro arrependi-mento inclui sempre a decisão de um afastamento do pecado. Não há arrependimento genuíno a menos que haja a correspondente reforma na vida.

2. O ARREPENDIMENTO MUDA O INTERIOR, ALÉM DO EXTERIOR (Vs.12b -13a).

O arrependimento verdadeiro muda o interior e o exterior, mexe por dentro em primeiro lugar, fala de nova criatura, nova vida, é algo que atinge nosso coração, emoções. Esse é o que devemos buscar, pois DEUS não aceita outro.

3. O ARREPENDIMENTO É ASSUNTO IMPORTANTE E URGENTE (Vs.13-14)

O profeta estava falando de um castigo que poderia vir a qualquer momento sobre o povo, e só o arrependimento verdadeiro poderia livra-los.
A importância e a urgência podem ser vistas nos versículos 15-17.

Hoje estamos vivendo um contexto diferente, mas o povo de DEUS continua o mesmo: egocêntricos, apáticos, dormindo, seus interesses são mais importantes que o reino de DEUS. Mas a trombeta de DEUS está tocando nos alertando sobre o perigo eminente.

Olhamos ao nosso redor, na realidade em que vivemos tudo conspira para o mal, é como se uma força negra, uma nuvem escura cobrisse toda terra. E onde fica o Senhor neste contexto? chamando nossa atenção de qualquer jeito, porque o arrependimento verdadeiro continua sendo um assunto importante e urgente.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend