A desobediência de Saul

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
desobedienciadesaul
desobedienciadesaul

I Samuel 11:10-11/ Tiago 1:22-25

Alto, elegante e humilde, Saul começou seu reinado com brilhante vitória sobre os amonitas. Todas as dúvidas a respeito do novo reino se dissiparam. A nação parecia encaminhar-se para a grandeza.

Mas, infelizmente, logo, logo, Saul decepcionou a todos aqueles que investiram e confiaram no seu trabalho como rei.

Samuel deixou nas mãos do novo rei e dos seu povo uma exortação de despedida: ser obediente a Deus em todos os sentidos. Saul desobedeceu às condições que teria de cumprir como rei, rejeitou obedecer totalmente a Deus.

Primeiro erro de Saul: seus sucessores fizeram-no perder a cabeça. A humildade cedeu lugar ao orgulho. Ofereceu sacrifício, função esta privativa dos sacerdotes. Com isso ele foi rejeitado como rei.

Segundo erro: sua ordem tola ao exercito para que se abstivesse de alimento, e sua insensata sentença de morte contra Jonatas, mostraram ao povo que o indivíduo que ocupava o trono era um estulto.

Terceiro erro: desobediência deliberada a Deus no caso de Amaleque, o que deu lugar a sinistra declaração de Samuel, “visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”

I Samuel 15:19-23

Depois disso, Samuel cortou todo o contato com o rei caído.

Saul tornou-se um homem fraco, indeciso, mal humorado e cheio de incertezas. Isso porque a desobediência impede que cresçamos em Cristo. O segredo da vida feliz é OBEDECER!

Samuel disse a Saul qual seria o preço a pagar pelo seu pecado.

A desobediência de Saul não tem desculpa, pois da mesma forma que você e eu, ele tinha acesso à palavra de Deus.

O salmista diz no Salmo 119:11 “Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti”

Precisamos compreender que, quando fazemos o que queremos, saindo do caminho de Deus, nos damos mal. Pois a obediência implica em agir de acordo com o querer de Deus. Aprenda com a vida de Saul e reconheça que, em tudo, é melhor obedecer.

Salmos 143:10

Saul caiu terrivelmente, a desobediência enfraquece e nos derruba enquanto a obediência nos faz prosperar e adquirir forças em Cristo Jesus.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend