Um homem mau

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
homemmau
homemmau

Juizes 8:30-35 e 9:1-4

Assim era Abimeleque, um homem mal, capaz de tudo para obter poder. Mesmo sendo filho de um homem valoroso como Gideão do qual Deus escolheu para uma grande missão. Infelizmente após a morte de Gideão, os filhos de Israel afastaram-se de Deus novamente, voltando-se aos ídolos, sendo infiéis para com seu Deus. Era sempre assim: havia paz e prosperidade enquanto o povo era fiel. Afastando-se o homem de Deus, voltavam os inimigos e dominava sobre eles, esse era o preço da infidelidade e desobediência. Mas, Deus na sua infinita misericórdia, atendia toda vez que o povo clamava a Ele.

Essas eram algumas das características de Abimeleque:

– Traidor e Ambicioso;

Ele desejava o poder, ocupar o lugar de seu pai e exercer governo sobre Israel e para isso estava disposto a tudo. Da mesma forma nos dias de hoje existem muitas pessoas que desejam poder ou são muito ambiciosas por algo a ponto de passar por cima de outras pessoas, faltando com o respeito e a consideração.

Abimeleque fez muitas coisas que não agradaram a Deus. Ele queria ser o rei de Siquém, e para isso foi capaz de matar seus irmãos. Juizes 9:1-6

E para rompermos com a ambição precisamos ser modestos e generosos.

A Biblia nos mostra que: “ Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;” Mateus 5:6

“ O desejo dos justos é tão somente para o bem”. Provérbios 11:23a

– Perverso e egoísta;

“Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau.” Salmos 101:4

Depois da morte de seus irmãos Abimeleque reinou, mas seu reinado não foi longe, durou apenas três anos. Juizes 9:22

Deus fez com que o povo de Siquém não gostasse de seu rei, pois era um rei muito mau.

“Aquilo que o perverso teme sobrevirá a ele, mas o desejo dos justos será concedido.” Provérbios 10:24

“Assim Deus fez tornar sobre Abimeleque o mal que tinha feito a seu pai, matando a seus setenta irmãos.”Juízes 9:56

O desejo de Deus para nós não é que sejamos perversos, e sim bondosos, pois a bondade é um fruto do Espírito, sendo assim devemos reproduzir os frutos do Espírito e rompermos com as obras da carne.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas5:22

E contra toda essa perversidade, ele foi ferido gravemente na cabeça, por uma mulher. O tão terrível homem, com vergonha de ser morto por uma mulher, mandou que seu soldado o matasse com uma espada.

Este foi o preço da sua traição, egoísmo, ambição e perversidade.

Todas as nossas atitudes e decisões, sejam elas boas ou ruins tem suas consequências. Assim como as atitudes de Abimeleque tiveram consequências graves.

Conforme diz a palavra do Senhor em Romanos 6:23 – “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna”.

Mesmo vivendo num mundo mau, não devemos desejar a maldade. Proverbios 3:31,33 “Não tenhais inveja do homem violento, nem sigas nenhum de seus caminhos… a maldição do Senhor habita na casa do perverso, porem a morada dos justos ele abençoa”.

Como filhos de Deus, devemos agir de acordo com a Sua vontade, com coração manso e humilde.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend