Escolhendo o Melhor Caminho

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
caminhos
caminhos

Provérbios 14:12

Deus fez o homem com a liberdade para escolher seus caminhos. Caminhar não é simplesmente sair do lugar. Temos que saber: Para onde vou? Com quem vou? Quem está me chamando? Para sair do lugar que estamos, temos que ter uma motivação, seja por alguém que está nos chamando ou por algo que nos interessa e nos move naquela direção.

1. Não caminhe com quem Deus não chamou – Gn.12 temos o chamado de Deus para Abrão, uma promessa extraordinária para a vida dele, porém o chamado e o comando dado foi para Abrão. No entanto, no cap.13 diz que ele obedeceu o chamado e saiu com sua esposa, tudo o que tinha, e Ló com ele.

2. A obediência gera multiplicação – vs.2 – “”era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro”. A obediência em seguir o caminho que Deus lhe mostrava levou este homem a viver o que não imaginava que viveria; ele ficou riquíssimo a ponto de dizer que a terra não podia sustenta-los (vs.6). Tanto ele quanto Ló prosperaram. O crescimento sempre trás multiplicação, só que o entendimento é: para cada crescimento tem uma terra especifica.

3. O crescimento gera contendas – vs.7 – Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e de Ló. Temos que ter muito cuida-do com nosso coração acerca do crescimento, porque com o aumento do rebanho, a motivação muda, o interesse muda, os relacionamentos mudam. Ló quando ficou sem o pai, foi am-parado por Abrão, era o sobrinho submisso, obediente, com o crescimento de seu rebanho, já não podiam mais caminhar juntos. Nosso crescimento precisa gerar unidade, submissão, respeito, mas ao invés disso, o diabo trabalha no poder, na vaidade, no interesse.

4. Decida por fim as contendas para preservar o crescimento – vs.8 – Abrão entendeu que estar com Ló era problema, ge-rava confusão constante. Para preservar o crescimento, tome uma decisão definitiva, es-colha seu caminho, vá para o lado oposto.

5. Toda escolha tem suas consequências – vs.10 – Ló fez a escolha: viu o melhor lugar aos seus olhos. Aqui vemos o que tinha no seu coração: egoísmo, vaidade, era um homem amante de si mesmo. Mesmo sabendo que chegou onde chegou por causa de seu tio, tinha o que tinha por causa da benção, quis ainda assim o melhor lugar para si, não deixou que o tio escolhesse e nem quis dar a honra ao tio de ficar no melhor. Quando escohemos o melhor para nós em situação pareci-da, torna-se em maldição, por causa da desonra.

Aquelas lindas campinas só tinham aparências. Ele viu de longe e fez a escolha de seu caminho pelas aparências. Mas no vs.13 diz: Ora, os homens de Sodoma era maus e grandes pecadores contra o Senhor. Ló foi levado por Abrão quando não tinha ninguém por ele, foi amparado, cresceu, enriqueceu, mas não honrou quem lhe ajudou a ser alguém. Nosso crescimento precisa nos manter simples e fiéis a quem nos ajudou a crescer. Ingratidão e desonra nos destroem.

Ló não soube aproveitar a benção ao lado de seu tio Abrão, fez a escolha errada do caminho a seguir, e agora o anjo lhe dá comandos importantíssimos a seguir, orientando mais uma vez sobre suas escolhas:

1) Salva a tua vida – só vamos trilhar caminhos corretos se formos salvos. Jo.14:6 – Jesus é o caminho que te conduz a salvação.

2) Não olhes para trás – Deus não se agrada de covardes, daqueles que recuam, que começam a trilhar o caminho da vida e fica desejando o que ficou para trás.

3) Nem pares – O comando de Deus para os que escolhem seu caminho é nunca parar, nunca recuar, nunca desistir.

4) Foge para o monte – Enquanto recebia orientação para fugir para o monte, Ló foi questionar com o anjo (Gn.19:19). Ló queria continuar na cidade (vs.20). Correu para se refugiar na cidade, contrariando o comando de estar num lugar seguro. Aprenda uma coisa o lugar mais seguro é quando você sobe o monte para estar na presença do Senhor.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend