Consolidando o Coração dos Pais

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
ConsolidandoOCoracaodoPai
ConsolidandoOCoracaodoPai

I Coríntios 4:15-17.

A maior crise do desenvolvimento nacional não é a falta de dinheiro, ou a falta de investi-mento, o crime ou o desemprego, mas os cientistas provaram que a maior crise é a falta de um pai. Não existe um substituto para os pais. Um professor não é um pai, um guardião não é um pai, um amigo não é um pai.

1. Como você identifica um pai?

Muitos podem te ensinar, serem guardiões, mas um pai é aquele que está presente de forma observável, e é quem você pode imitar. Você não pode imitar quem está ausente. A maioria dos homens hoje nunca tiveram um pai, as vezes tiveram aquele pai que saía cedo e ficava o dia inteiro ausente.

Ex.20:12 – Deus vincula honrar teu pai e tua mãe a uma vida longa, isso não é magica, ou milagre é uma realidade social, se o pai fizer o seu trabalho não haverá crime e os filhos não serão mortos.

2. Por que precisamos de pais?

Porque Deus vê a paternidade como a solução para todos os problemas humanos, pessoais, sociais e nacionais.

Ml.4:6 – Maldição são palavras proferidas que se manifestam e elas não são positivas. Quando uma nação aparentemente está debaixo de uma maldição, vemos que as estatís-ticas de homicídio e violência aumentam. Deus disse que existe um espirito de morte e está as-sociado a uma maldição sobre a nação, devido à ausência dos pais. Precisamos treinar os homens para restaurar o espirito da paternidade.

Sl.103:13 – Ele não disse como uma mãe que se compadece, mas disse “um pai se compade-ce”. Normalmente pensamos na mulher como tendo compaixão, mas um pai deveria ter espirito compassivo. A Bíblia diz: Não amaldiçoe a seu pai. Honrar um pai te protege e amaldiçoar o seu pai é autodestruição – Lv.20:9; Mt.15:4, Pv.20:20 – Note que tudo resulta em morte quan-do você desonra um pai ou uma mãe. O que significa que se você os honra, isso protege a sua vida.

3. Porque honrar um pai?

A palavra “pai” é a palavra hebraica “aba” que significa fonte, sustentador, fundamento, ela significa raiz. Ela significa herança hereditária. A propósito a palavra que é usada no hebraico é “progenitor”, aquele que fornece os genes. O pai é o fundamento e a fonte da vida. Deus diz: “honre a sua fonte honre o seu provedor”. Honrar significa respeitar, estimar, admirar, inspirar, levantar alguém, magnificar, celebrar, vangloriar, apreciar, reconhecer.

Eu quero deixar uma coisa clara, há diferen-ça entre um pai como uma posição e um pai como título.

A) Ser pai é uma posição e uma função. Pai não é a pessoa, é a posição e a maneira como ele funciona no nascimento e na origem da criança. A minha pergunta para os homens seria: você esta funcionando? Aba é a descrição de uma função. Quando algo sai de você, você supostamente deve ser a fonte disso e deve sustentar isso. E isso identifica você como o pai. Quem quer que deu origem a você, sustente você, proteja você, preserve você, guie você, seja um exemplo para você a quem você deve imitar, esse é seu verdadeiro pai.

B) A posição e a função devem ser honradas. Se o pai está funcionando, você honra aquela posição. Mesmo que você não goste, deve respeitar e honrar essa pessoa, porque se você despreza a posição, você destrói o poder e a autoridade da posição!

C) Os pais devem ter o direito de serem respeitados na terra. Isso significa que é uma posição que eles devem sustentar.

D) Honrar os pais implica em que os pais podem ser desonrados. Se Deus diz: “honre seus pais”, isso também quer dizer que pode haver uma possibilidade de que você não esteja honrando, o que significa que ele deve fazer alguma coisa para merecer a desonra. Você não deve ser honrado apenas porque simplesmente forneceu o esperma, você deve ser honrado porque funciona e merece o direito, porque está cumprindo os deveres de pai.

A maior crise para os homens é a ausência de pais que sejam modelos. Hoje não consegui-mos encontrar modelos de bons pais. É isso que está faltando aos filhos. Eles não precisam de mais professores, eles tem professores o dia todo. Eles precisam de um pai! Um pai provê, supre, encoraja, abraça, tem compaixão.

Jesus teve um modelo de família, Ele tinha convicção do amor do Pai: o meu pai me ama. A maioria dos homens não sabem se o seu pai o ama. Nunca foram abraçados pelo seu pai, nun-ca foram beijados (Sl.2:12). O que você faria se o seu pai terreno falhasse? Jesus disse: se seu pai terreno falhar, todavia seja perfeito como é perfeito o seu pai celestial. Ele é perfeito. Você tem um modelo.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend