A liderança de Noé

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
liderancadenoe
liderancadenoe

Gênesis 6:18-19

Deus não exige de você perfeição, mas exige progresso. Não podermos caminhar anos e anos do mesmo jeito, sem crescimen-to, sem que nada aconteça em nós ou através de nós. Gostamos dos cultos, dos encontros, testemunhamos que foi benção, mas não nos tornamos benção na vida dos outros. O argumento muitas vezes é o medo de errar. Todos que querem crescer não podem caminhar com o medo, principalmente o de errar. O erro é tudo aquilo que não te ensina nada. Se acontecimentos não te ensinaram nada, você errou; mas se te ensinaram algo, não são erros, são aulas.

Para liderar é preciso ter coragem para rever seus conceitos, ser humilde para reconhecer seus erros, ser inteligente para ouvir gente inteligente e ter força para fazer o que precisa ser feito.

1. O líder envolve a família no projeto.

Noé conseguiu envolver toda sua família no projeto de Deus: sua mulher, seus filhos e as mulheres de seus filhos. Um líder de verdade começa liderando sua própria casa.

Um dia Noé estava na agricultura e Deus veio a ele – “Estou precisando de você, preciso de um barquinho…”. Imagine ele chamando a esposa e os filhos para se envolverem num projeto de mais ou menos 120 anos! Tem obras que requerem de nós sacrifícios, renuncias para execução, interrupções de sonhos pessoais.

2. Para desenvolver o projeto, temos que confiar em quem encomendou.

Noé sabia que era um projeto grande, longo e que ele não tinha recursos e nem conhecimento para desenvolve-lo. Ele recebeu um projeto grande com poucos recursos, mas com um grande Deus. A fé é o combustível essencial para andar com Deus.

Noé não sabia de onde viria a madeira, o betume. Ele poderia ter perguntado “como vamos arrumar esse material?”, “e a mão de obra para executar, só eu e esses meninos?!”. Mas Noé não criou obstáculos, problemas e dificuldades, não encheu Deus de perguntas. Precisamos aprender a olhar para o Deus que nos mandou fazer. Se temos o dono do ouro e da prata não podemos nos preocupar com o financiador do projeto. Noé conseguiu colocar a família no projeto de Deus, e hoje esse é nosso grande desafio.

3. Projeto concluído, o que fazer?

A primeira fase do projeto estava concluí-da, a construção do barco, o outro desafio era colocar os animais dentro, fazer a seleção dos casais de animais que iriam entrar. Não era uma tarefa fácil. Noé tinha que pensar: eram muitos para alimentar, um animal adulto come muito, precisa de muita comida, espaço físico… Noé não sabia exatamente quanto tempo iria ficar naquele barco. O líder precisa avaliar e potencializar seu trabalho. Deus não nos mandou fazer coisas difíceis, mas coisas possíveis. Colocar grandes animais na arca, era um transtorno. Temos que ser inteligentes para fazer a seleção correta, avaliando cada passo do projeto para não dar problema. O líder pensa, tem visão alargada.

4. A posse da terra.

Noé quer dizer Repouso. Ele era o 10o. descendente de Adão, da genealogia de Sete. Por causa de seu caráter, achou graça diante de Deus. Depois de 150 dias dentro do barco, flutuando nas águas, Deus o manda descer e faz uma aliança com ele. Noé, então, quando desceu plantou uma vinha, voltou a fazer o que fazia antes. Por que nós temos essa tendência de desistir, voltar para a mesmice?

Noé quando desceu viu uma terra de caos; Adão pegou tudo arrumadinho, mas Noé encontrou um tsunami. Tinha que fazer tudo de novo. Não pensamos em herdar terra seca, improdutiva, destruída, porém essa foi a terra que Noé encontrou. Sua liderança agora estava sendo testada: vai desistir ou vai reconstruir?

Não se preocupe com os recursos, fiel é aquele que te mandou fazer. Às vezes demo-ra, mas demora de propósito – Deus quer saber se estamos determinados a levar até o fim o Seu projeto ou se vamos abandoná-lo em alguma fase.

Quando a família desceu, Noé levantou um altar (vs.21). O plano de Deus nunca foi amal-diçoar ou destruir o homem, porém somos frutos de nossas escolhas. A Bíblia mostra o desejo do coração de Deus (Gn.9:7) – sede fecundos e multiplicai-vos, povoai a terra e multiplicai-vos nela. Líder que entende o projeto é fecundo, multiplica e povoa a terra.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend