A estrategia de conquista

[social-share-display display="1561552678" force="true"]

TEXTO BÁSICO: Jo 4:1-9

O projeto de conquista de uma cidade não se faz de qualquer jeito. Jesus é estrategista e nos ensina como agir, dando um passo de cada vez.

1. Saber quem somos – Jo 1:1 – Jesus mostra que o princípio é ser. O verbo era Deus. Sendo Deus, tinha proposta, determinação e tempo. Tendo proposta, vamos para as estratégias. O problema esta em acordar todas as manhãs sem planos, sem estratégias. Por isso a desistência toma conta de muitos, não sabem o que querem, nem onde vão chegar. Quando sabemos quem somos em Deus, abre-se o leque de oportunidades.

2. Compreender as necessidades – Jo 4:4 – Jesus viu a necessidade de passar por Samaria. Os judeus não tinham negócios com os samaritanos. Eles não concordavam com os samaritanos.

3. Saber por onde começar a conquista – v. 6 – Jesus senta na fonte de Jacó, ele sabia que aquela mulher iria buscar água, ele sabia que os samaritanos não se comunicavam, mesmo assim ele quis começar um relacionamento porque Jesus veio construir pontes e não levantar barreiras, Ele queria romper com essa inimizade entre os povos. Jesus quer tocar em todo tipo de pessoas. Se somos livres, não podemos ficar atrás das paredes, sua fé, paixão e amor tem que passar pelas paredes, ainda que não concordemos com as ideias do outro.

Você não pode ser um líder que só fica com pessoas que concordam com você, que andam com você. Se somos lideres temos que alcançar pessoas que não foram alcançadas. Somos o sal da terra, se vamos conquistar a terra, temos que nos espalhar, temos que impactar a cultura e todos. A obra que Deus fez na tua vida não foi apenas para você e por isso não pode ficar escondido, guardado.

4. Saber por quem vai começar a conquista – Eu o amo porque ele me encontrou, temos que entender que a igreja não pode se tornar um clube para elitistas espirituais que acham que tem direito, que olham de cima para baixo, temos que sair e tocar pessoas. Jesus teve problemas com os religiosas e foi a pecadores, os religiosos não entendiam porque ele ia a pecadores, a pessoas que eles não aprovavam. Se você é líder tem que ser corajoso, tem que ter luta. Muitos lideres vivem tentando ser aceito, vivem querendo que as pessoas gostam deles, Deus não te chamou para ser politico, você não precisa de votos, não precisa ser aceito. Tenha coragem.

5. Ousadia para começar – Olhe pra Jesus, começou a ministrar com 12 anos, foi crucificado com 33 anos em 3 anos virou o mundo de cabeça para baixo, era um homem ocupado, de foco, isso era uma pequena porção do que fez, se tivesse gravado não poderia conter nos livros.
Jesus curou muitas pessoas, derrubou muitas paredes, você nao pode ser um líder preguiçoso, não pode gastar muito tempo dormindo. Você não pode deixar de fazer o que ele mandou você fazer.
“Eu não tenho medo de morrer, mais tenho medo de não viver para fazer tudo que ele mandou fazer, alcançar tudo que ele mandou alcançar”, você não pode perder tempo, quanto mais importante você é mais importância dê ao tempo.

6. O líder distribui tarefas e tira os tropeços do caminho. V.8 –Jesus quando foi ao poço de Jacó não pense que estava gastando tempo, a Biblia diz que enquanto seus discípulos foram comprar comida ele sentou naquele poço, o líder sempre manda o povo para um lado ou outro enquanto você faz outra coisa. Quando o trabalho é grande é muito importante você ter pessoas para te ajudar a fazer a tarefa, você não pode ter pessoas que trabalhem bem enquanto você esta olhando, mais quando você não esta vendo. Deus não te chamou para ser babá, você precisa ter lideres que trabalhem quando você não esta mais perto.

Jesus se sentou perto do poço, entenda essa imagem, Ele esta sentado no poço esperando uma mulher descer ali naquele poço, ele sabia que ela viria. Jesus ficou esperando, tenho que agradecer porque ele esperou também por mim, quando estava perdido.

Agora ele diz a mulher: me da de beber, ele esta pedindo o que ele já é. Quando Deus te pedi alguma coisa, entenda ele já tem o que ele esta te pedindo. Ele é a resposta. Então ele pede a mulher, me da um pouco de agua, ela olha pra ele e fica confusa. Como você judeu esta me pedindo agua? você não tem nada para tirar agua do poço?

6.Não se conquista sem relacionamento – Um grande líder tem que ter um desejo de se relacionar, se você vai liderar tem que ser forte bastante para fazer o que Deus te chamou para fazer, ainda que não aprovem, por isso é importante ter um circulo de amigos, família, você não pode ter apoio de pessoas, que não te aceitam.

7. A conquista começa com 1 – Jesus vem a Samaria, para ter uma reunião com uma mulher. Tudo que Deus tem feito na terra, fez por uma pessoa: ele criou toda a humanidade a partir de uma pessoa; ele libertou do poder de faraó por uma pessoa; ele fez um povo hebreu através de uma pessoa; ele derrubou o gigante através de uma pessoa. você não precisa de uma multidão se tiver a pessoa correta, Deus só precisa de um: diga eu sou essa pessoa.

8. a multiplicação – As células de nosso corpo são responsáveis por manter o sistema funcionando. Jesus tinha um plano para Samaria, queria tomar aquela cidade e faz através daquela mulher. Jesus não era samaritano e precisava colocar a semente numa samaritana.

Jesus sabe que a sua mensagem não vai crescer se ele ficar com pessoas que já acredita no que você ensina, e ele começa a tocar em tal mulher porque ela é a chave para aquela cidade.

9 – Descubra a chave da cidade – Deus esconde a chave da cidade em uma mulher com problemas, Você tem que encontrar a chave, a chave da tua cidade, chave para o seu mundo, Deus não esconde a chave em lugares alto, mas em lugares baixos. Onde as pessoas nunca esperam esta é a chave para as cidades, chave para a nação e para o mundo.

10. faça a diferença – Você não pode quebrar o ciclo, se você sempre agir como o líder antes de você, tem que ter a coragem de ser diferente, você não pode ser a continuação de um sistema velho, você tem que ter coragem de fazer a mesma coisa de uma maneira diferente, você não é teu pai, seus professores, faça algo novo, fresco, saia dessa caixa, quebre o ciclo, quero te dizer que o tempo chegou para a igreja quebrar o ciclo, na sua família, nas suas finanças, na sua cidade, quebre esse ciclo agora.

11. Encontro – Jesus disse aquela mulher, onde esta teu esposo? Eu não tenho. você falou bem porque já teve 5 e o que tem agora não é o teu, ja teve 5 e estava com o 6o. quando encontrou o 7o. Homem. O 7o. Homem quebrou o ciclo, pare com essa dor, seu nome é Jesus. Esta mulher ela conheceu o 7o. Homem, ela deixou o vaso de agua e saiu correndo para a cidade, foi ao povo que tinha influencia, foi capaz de impactar porque era uma deles, venham e vejam o homem que me disse tudo que ja fiz, tua melhor ferramenta para propaganda é o povo que foi mudado em teu ministério, não é o que você diz que é importante, mais o que eles dizem sobre você.

12. Multiplicando estrategicamente – Jesus podia cuidar, pregar e ensinar a uma grande multidão, por causa da oportunidade que ele tinha para fazer e desenvolver estratégias, podia pregar, organizar e alimentar (multiplicação), ele tinha estratégia para alimentar, mais ele não alimentou, ele partiu o pão e deu aos 12 e eles distribuíram, você não é melhor do que os que estão ao seu redor, alimente os 12 e deixe que eles alimentem as multidões, quanto maior for a sua influencia, maior deve ser suas estratégias.
Quando você transfere o poder para os 12, os 12 alimentam os 5 mil, tem que ter estratégia, não é bastante ser habilidoso tem que ter estratégia, para os desafios, quando o senhor te der oportunidade para responder aquela organização, se não for organizado vai perder a oportunidade.

Quando os discípulo chegaram com a comida, ele não estava com fome. Como você não estava com fome? Não, tirei vocês do caminho, por que estou me preparando para fazer algo novo e sabia que vocês não iam acreditar, vocês pensam muito pequeno, vá comprar comida.

Tire de perto de ti pessoas que vão impedir sua fé , mande comprar comida, Jesus disse que tinha uma comida que eles não conheciam, vocês foram comprar o que conheciam, não mandei comprar o que eu queria porque vocês ainda não sabiam operar nesse nível, enquanto vocês operam nessa dimensão, mandei vocês irem atrás do que podem ter, para Eu poder operar no meu nível.
Enquanto vocês operam no natural, eu opero no sobrenatural, pegue o que você pensa, pegue o que você pode aguentar, você trouxe de volta o que você alcançou, mais os teus pensamentos não são os meus pensamentos, os teus caminhos não são os meus caminhos, pegue sua comida.

O problema de muitos é que enquanto colocarem a promessa no futuro, nunca terão. Pare de pensar que tua colheita esta no teu futuro, tua colheita é agora, alcance tua colheita que esta no futuro, traga para agora, não daqui a 4 meses, 5 anos ou décadas, os campos estão brancos, Deus esta dizendo aos lideres, meu problema não é colheita, colheita tem muita, mais os trabalhadores é que são poucos a colheita esta ai, os campos estão brancos, se vai orar por algo, ore pelos trabalhadores.

Enquanto os discipulos mantinham distancia dos Samaritanos, Jesus se aproximou porque ele via como oportunidade.

Entende hoje que você precisa sair de seu grupinho, você não pode mudar as pessoas se não conversar com ela, você não esta tão ocupado que não possa conversar com alguém, se Jesus pode sentar num poço, porque você não pode, Deus usou uma mulher para ganhar Samaria, muitas vezes estamos indo comprar comida e perdemos a oportunidade de mudar o mundo.

Adaptado – T D Jacks

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend