Saindo de Lo Debar

[social-share-display display="1561552678" force="true"]

II Samuel 9:1-13

1. O que é Lo Debar?

Cidade em pasto; de terra sequíssima; nem capim crescia ali; a água utilizada vinha de uma cidade que distava cerca de 37 Km, que vinha por condutores, que devido seu aquecimento, provocava ânsia nos seus consumidores. As pessoas de Lo-Debar viviam em extrema situação de penúria e miséria.

Que importância tinha uma cidade assim? Ela se tornou importante porque ali morava o filho de um rei: Melfibosete.

Esse menino, neto do rei e filho do príncipe herdeiro, estaria destinado à sucessão do trono de Israel, caso seu pai não tivesse morrido. Agora, aleijado, já não teria mais o direito de pleitear ao trono. Não teve uma infância normal, não correu com as outras crianças.

II Sm 4:4 – com 5 anos de idade, sua ama sabendo da noticia da morte do rei Saul e de Jonatas, o tomou e fugiu:apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou manco. Ela que cuidava dele, o deixou cair. Quero te perguntar: Quem te deixou cair, quem foi a pessoa que não suportou a sua dor e te deixou cair? Melfibosete foi levado a Lo Debar, lá ficou e foi levando sua vida. Já não possuía mais a riqueza de Saul e Jonatas. No esquecimento, na obscuridade, vivia em Lo Debar.

2. A realidade de Melfibozete.

Melfibozete tinha entre 25 e 30 anos de idade. Todos os dias lamentava sua situação; Ele tinha lembranças do conforto do palácio; dos cuidados que recebia; Agora, Lo-Debar era a sua realidade; Uma terra árida, seca, miserável.

3. A vida de Melfibozete começa a mudar.

II Sm.9:1 – Ziba era um servo da casa de Saul e ele respondeu ao rei: há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés; mencionou um homem que era coxo, não falou seu nome, falou de seu defeito. É assim que as pessoas fazem para nos desqualificar, apontam seus defeitos.

Imagino o alvoroço que foi quando os soldados entraram naquela cidade pobre, onde viviam a mesmice constantemente, de repente, os soldados reais, chegam procuran-do a casa dele. Segundo os soldados, Melfibozete não moraria mais em Lo-Debar. Devia ser levado para Jerusalém, para estar com o rei Davi.

4. O encontro com o favor do rei.

vs.7 – Mefibosete não estava acreditando no que estava ouvindo do rei.

vs.8 – Mefibosete apresenta-se como “um cão morto”. Aqui vemos a auto-estima de um homem que não tinha mais perspectiva algu-ma na vida. Um cão morto. Nem se considera-va mais gente. Simplesmente um cão morto.

O rei chama Ziba e diz: (vs.9-10b) – TUDO o que pertencia a Saul e toda a sua casa dei ao filho de teu senhor… Mifibosete, filho de teu senhor, comerá pão sempre à minha mesa. De cão morto em Lo Debar a filho do rei em Jerusalém.

Sabe o que isso significa? Que Lo-Debar é o lugar onde alguns estão moran-do. Lo-Debar aponta para o desânimo; para a desistência, para a cidade do desespero; para a ponte entre a vida e a morte; para a caverna da miséria; da falta de perspectiva; para a vida como fonte seca; para um barco a deriva; para uma noite sem lua; para um verão sem calor. Mefibosete aponta para aqueles que olham para o seu passado, questionam o seu presente e já sentenciaram seu futuro. Davi aponta para Deus, que não se esqueceu de você e dá ordem para que te tirem de Lo-Debar. Os soldados apontam para o Espírito Santo. Hoje Ele vai à tua Lo-Debar particular para tirá-lo de lá e transportá-lo para Jerusalém. Jerusalém é a sua posição em Cristo. Que posição é essa? “Quem agora está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo”.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend